A relação entre a química o circo e o teatro: Um show de espetáculos

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos Rodrigues, E.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Rodrigues, I.A. (INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA) ; Sarmento Maracajá, M.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) ; da Costa Júnior, S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

Um dos maiores desafios enfrentados pelos professores de química atualmente, é motivar os alunos para participação nas aulas. Diante desse contexto, algumas intervenções são propostas para uma maior interação entre esta disciplina e os estudantes. Partindo do pressuposto que existe uma relação entre o circo, o teatro e o ensino da química, surgiu à necessidade de investigar a percepção do aluno em identificar como a química estaria presente em um espetáculo de circo e no jogo teatral, e como eles estariam inseridos nesse processo. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa e quantitativa em uma escola pública com 6(seis) turmas do ensino médio na cidade de João Pessoa- PB.

Palavras chaves

Química; Circo; Teatro

Introdução

No ensino médio uma das disciplinas que tem causado uma maior insegurança e desconforto nos alunos é a química. A cada dia aumenta o número de estudantes insatisfeitos em sala de aula, que se expressam a cerca das dificuldades em saber associar o conteúdo estudado com o cotidiano. Para contornar essa situação, é exigido dos professores da referida disciplina muito esforço e a busca por estratégias, capaz de tornarem-se as aulas mais prazerosas e estimulantes. Sousa & Oliveira (2010) apontam que a química é abordada nas escolas de forma dogmática, carregada de regras, fórmulas e informações para decorar e aplicar e, portanto, entediante para a maioria dos alunos. Com isso, o não interesse por estudar essa disciplina pode estar atrelada a forma descontextualizada de ministrar os conteúdos, resultando em alunos desestimulados com essa ciência nas escolas. O objetivo deste trabalho foi de sensibilizar os alunos para que seja despertado o estímulo pelo estudo dessa ciência, tornando-a mais significativa com contribuições para o desenvolvimento da sociedade. Para realização das atividades propostas nesse estudo, foi aplicada a ludicidade através do espetáculo do circo e o jogo teatral. Pretende- se através do lúdico, tornar o ensino diferenciado, descobrir novos talentos e proporcionar muita diversão, possibilitando a elaboração de questionamentos referentes à aplicação da química do cotidiano.

Material e métodos

A metodologia utilizada para o trabalho procedeu-se em várias etapas. Inicialmente fez-se uma revisão bibliográfica em livros, revistas e sites. Na sequência, os textos selecionados foram explorados em sala de aula, com os alunos pertencentes as seis turmas para uma discussão a respeito da relação existente entre a química, o circo e o teatro. Em seguida, listaram-se as relações existentes entre a química e o espetáculo no circo, destacando-se as roupas, maquiagens, cores, malabarismo dentre outros. Depois, o mesmo procedimento foi realizado para o teatro, em que se listaram os conteúdos para elaboração de uma peça teatral com apresentação na escola no dia do circo. Ao final das apresentações do espetáculo aplicou-se um questionário para a plateia como um indicador avaliativo dos objetivos alcançados. Nas apresentações do espetáculo do circo teatro químico, foram inseridos os conteúdo de funções orgânicas e inorgânicas, reação química, química dos cosméticos, química verde e no cotidiano.

Resultado e discussão

Durante a execução das atividades, constatou-se que os alunos identificaram o quanto à química encontra-se presente no espetáculo do circo teatro. Moreira & Rezende (2014), destacam que a educação escolar, tem como propósito no ensino das ciências da natureza, auxiliar os educandos a alcançarem níveis mais elevados de alfabetização científica, existindo uma concordância significativa quanto à sua importância para a vida de qualquer individuo e sua constituição enquanto cidadão. No trabalho em estudo, a aplicação do questionário avaliativo resultou nos valores expressos na (figura 1), em que 60% dos alunos identificaram nos conteúdos estudados a relação existente entre o circo teatro e a química, 20% conseguiu elaborar um roteiro teatral, 10% tiveram dificuldades em identificar os conteúdos de química no circo teatro, 5% não conseguiram elaborar um roteiro teatral, 5% não conseguiram fazer a relação do conteúdo estudado. Christofi & Davies (1991) relatam que, no trabalho com atividades teatrais com estudantes, um dos maiores resultados é a maneira como fatos, conceitos e ideias tornam-se mais significativos para eles.

Figura 1. Gráfico dos resultados da percepção do aluno do questionário

Relação da química o circo e o teatro

Conclusões

O desenvolvimento desta atividade circo teatro, proporcionou uma integração entre os alunos das 6 (seis) turmas envolvidas. A exposição de um show de espetáculos do circo com os trabalhos desenvolvidos foi motivo de satisfação e estímulo. Os alunos puderam em um curto espaço de tempo manter o contato com diferentes estratégias metodológicas para aquisição de conhecimentos. As pesquisas bibliográficas em livros, revistas, sites contribuiu para o aluno identificar a relação existente entre a disciplina de química o circo e o teatro. A confecção de seminários, roteiro teatral, cartazes, roupas de artista circense e a criatividade contribuíram para popularização da ciência.

Agradecimentos

Em especial aos alunos das 6(seis) turmas da Escola do Ensino médio em João Pessoa PB,aos professores colaboradores e a UFPB.

Referências

CHRISTOFI, C. & DAVIES, M. (1991). Science through drama. EiS, jan, 28-29.
MOREIRA, L.M.; REZENDE, D. de BRITO.; (2014). O teatro na educação em ciências: Articulações. Tópicos em Ensino de Química.São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. p.115.
SOUSA, M.H.; OLIVEIRA, A.G. Da SILVA.; (2010). Experimentos demonstrativos na forma de show: formas alternativas relacionadas ao ensino de química. Revista Didática Sistêmica, Volume 11 (2010) p.72.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ