MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UNUCET - UEG NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, T.W.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Rodrigues, A.C.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Pereira Junior, C.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Medeiros, A.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS)

Resumo

O trabalho apresenta uma análise sobre a motivação dos alunos na disciplina de química do curso de engenharia agrícola da Universidade Estadual de Goiás (UEG) na unidade de Anápolis baseado nos quatro eixos propostos pelo psicólogo Pintrich. O objetivo é entender a trajetória desses estudantes no curso e os motivos pelos quais a desistência e a evasão são tão elevados. Foi aplicado um questionário sócio-econômico-cultural como principal instrumento de coleta de dados e também entrevistas com professores e alunos da disciplina nos últimos períodos. Por fim propõe-se a problematização como possível alternativa para o problema uma vez que o principal fator associado ao baixo rendimento está ligado a baixa motivação em aprender dos acadêmicos.

Palavras chaves

motivação; ensino superior; auto-regulagem

Introdução

Na literatura do campo de ensino muito tem sido abordado em relação à questão da motivação de alunos em “aprender” nos mais diversos segmentos do ensino médio e fundamental. Porém ainda é precário esse mesmo tipo de trabalho tendo como objeto de estudo os acadêmicos. Na Unidade de Ciências de Exatas e Tecnológicas da UEG, situada em Anápolis, Goiás foi constatado que os alunos de engenharia agrícola têm um comportamento diferente dos outros cursos quanto ao desempenho acadêmico nas disciplinas de Química, a realidade é de uma acentuada dificuldade em aprender os conteúdos próprios da disciplina, que resulta em um elevado número de reprovação e evasão(RIBEIRO; FONSECA; SILVA, 2004). Utilizando o modelo descrito no documento “MSLQ - Motivated Strategies for Learning Questionnaire” pelo psicólogo Pintrich (1991), fez-se um estudo do perfil dos alunos de engenharia agrícola para que seja compreendido quais fatores afetam de forma mais significativa o desempenho destes alunos nas disciplinas de químicas. Este trabalho é baseado nos quatro critérios discutidos pelo autor (Pintrich, 2005) que afirma que a motivação esta fundamentada em quatro eixos: 1) o contexto sociocultural; 2) os fatores relacionados ao ambiente de sala de aula; 3) os fatores internos ao aluno e 4) o comportamento motivado em si. Considerando-se esses fatores, quais são as reais motivações dos alunos de engenharia agrícola para aprender Química? Como o contexto sócio-cultural- econômico influência no desempenho? O que pode ser feito para mudar esse fluxo?

Material e métodos

A pesquisa se concentra no curso de engenharia agrícola da UEG - UnUCET, analisados os 1º, 2º, 3º e 4º período tendo como referencial teórico o modelo de Printich (1991). Também foi objeto de pesquisa a fala dos entrevistados (coordenador do curso e professores de outras disciplinas). Para analisar o fator socioeconômico foi aplicado um questionário com 23 perguntas, que focam em aspectos que dificultam ou favorecem o desempenho do acadêmico quando sua situação financeira e também a estruturação familiar. Para o ambiente da sala de aula foi analisado o comportamento de quatro disciplinas de química quanto a participação do aluno na aula e sua intenção em fazê-la ou não. Para tentar compreender os fatores internos dos alunos e sua motivação em relação as disciplinas de química foram utilizadas duas estratégias, a primeira é a aplicação de um questionário e a partir deste a realização de entrevista com uma amostra de alunos que mostram diferentes rendimentos na disciplina. A forma de analisar esses resultados é uma correlação com o documento de Pintrich (1991) porém buscando outras fontes para confirmar ou entrar em oposição com este. Pretende-se também apontar uma possível contribuição para o aumento da motivação dos acadêmicos. Uma peculiaridade deste trabalho é a utilização de ferramentas quantitativas para tentar encontrar tendências e conseguir relaciona-las com a literatura vigente. E isso se mostra importante uma vez que há problemas educacionais que para sua contextualização e compreensão necessitam ser qualificados através de dados quantitativos (GATTI, 2004).

Resultado e discussão

Para o entendimento das influências do contexto sócio-cultural-econômico do aluno em sua motivação, resolveu-se aplicar um questionário com 24 questões que contemplavam esses aspectos a fim de entender os motivos primários do grande número de desistência e evasão no curso. 67 questionários foram respondidos pelos alunos. As perguntas versavam sobre a forma de ingresso na universidade, acesso a internet, o grau de escolaridade dos pais e mães, se são bolsistas ou não, renda mensal, localidade de moradia etc. A questão que abordou a escolaridade dos pais e das mães pode indicar um motivo pelo qual os alunos não estão motivados. 10 alunos responderam que suas mães completaram somente o ensino fundamental, 26 concluíram os estudos até o ensino médio, enquanto que 21 completaram o ensino superior. Em relação aos pais temos que 18 concluíram apenas o ensino fundamental, 28 pararam no ensino médio e 15 no ensino superior. Esses dados se mostram de acordo com o primeiro eixo descrito por Pintrich (1991) em que o contexto sociocultural influência diretamente no desempenho desses alunos, visto que a minoria possui pais e mães com diploma de ensino superior, que provavelmente reconhecem a importância do estudo para seus filhos. A questão que contempla o acesso à internet também forneceu um dado interessante para análise. 55 alunos afirmaram que só tem acesso a internet uma vez por semana, 10 assinalaram a opção entre duas e quatro vezes por semana. Esse fator se enquadra no eixo relacionado ao ambiente de sala de aula, pois a universidade não oferece pontos de acesso a internet que podem facilitar que esses estudantes busquem informações adicionais a cerca dos conteúdos da disciplina, o que acaba contribuindo também para a baixa motivação.

Conclusões

Através dos questionários aplicados foi possível sumariar informações importantes sobre o perfil socioeconômico dos graduandos em engenharia agrícola, as mais relevantes são que mais de 50 % desses alunos tem pais com apenas ensino médio completo e que quase 80 % alegaram que tem acesso à internet apenas uma vez na semana. Esses dados correlacionados com as informações sobre o ambiente da sala de aula e fatores internos do aluno permitem concluir que o campo da realidade socioeconômica é o que tem maior influência na baixa motivação dos acadêmicos nas disciplinas de química desta engenharia.

Agradecimentos

Ao CNPq pelo apoio financeiro e também ao curso de engenharia agrícola da Universidade Estadual de Goiás que permitiu a realização desta pesquisa.

Referências

RIBEIRO, R. A.; FONSECA, F. S. A.; SILVA, P. N. Estudantes do Ensino Médio e a motivação para estudar Química. XXVI Congreso Latinoamericano de Química. 30 de Maio a 02 de Junho de 2004.
PINTRICH, P., SMITH, D., GARCIA, T. & MCKEACHIE, W. A manual for the use of the motivated strategies for learning questionnaire (MSLQ). National Center for Research to Improve Post secondary Teaching and Learning, 1991.
PINTRICH, P.R. The role of goal orientation in self-regulated learning. İçinde Boekarters M., Pintrich P.R. ve Zeidner M. (Eds), (2005, sf: 452-502) Handbook of Self Regulation, San Diego: Academic Press.

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