O USO DE RECURSOS DA INTERNET NO APRENDIZADO DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS NA VISÃO DOS ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Carvalho, W.L. (UEMA) ; Araújo, H.C. (UEMA) ; Campos, V.N.S. (UEMA) ; Nunes, S.F.L.C. (UEMA)

Resumo

Com a globalização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com acesso a internet o perfil dos estudantes mudou e as fontes de pesquisas para os alunos tornaram-se mais dinâmicas. As informações disponíveis na internet envolvem temas significativos na área pedagógica, que não devem ser ignoradas. Desta maneira o presente estudo avalia a utilização de sites com os conteúdos de química entre os alunos do ensino médio através da aplicação de questionários em duas escolas públicas. Concluiu-se que os alunos utilizam frequentemente os recursos da internet em seus trabalhos escolares referente à disciplina química, sendo que os sites mais acessados são os que aparecem com mais frequência na internet.

Palavras chaves

Internet; Aprendizado ; Ensino de química

Introdução

Atualmente o mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) revolucionou todos os setores da comunicação. Segundo FERREIRA (1998), a educação é um setor que está sendo influenciado através da introdução dos notebooks, celulares e tabletes com recursos a internet nas salas de aulas. Muitas vezes os professores não conhecem muitos métodos alternativos de ensino da química, desta forma o uso da internet em sala de aula, vem com o intuito de auxiliar o professor na difícil tarefa de motivar os alunos e fazer com que eles entendam e despertem mais o interesse pela química, tornando assim o uso da internet na sala de aula uma alternativa simples e viável como forma de apoio ao professor. Uma vez que a principal fonte de pesquisa eram apenas os livros, atualmente a internet tornou-se uma biblioteca livre e com conteúdos que atualizam-se quase que diariamente fazendo com que as novas descobertas do meio científico cheguem mais rapidamente às salas de aulas. Com estas mudanças de comportamento, os alunos passaram de meros ouvintes para construírem o seu próprio conhecimento. (MACHADO, 2002). Assim sendo, o presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização da internet na aprendizagem da química entre os alunos do ensino médio e avaliar quais os sites com conteúdos de química mais acessados pelos estudantes do ensino médio.

Material e métodos

Foram selecionadas duas escolas públicas de nível médio no Estado do Maranhão, nos municípios de São Luís (Escola A - Centro de Ensino Paulo VI) e São José de Ribamar (Escola B - Centro de Ensino São José de Ribamar), para aplicação de um questionário com perguntas fechadas direcionadas aos alunos em uma turma de 1º, 2º e 3º ano em ambas as escolas. Após os dados coletados as informações foram apresentadas em forma de tabelas e analisadas as impressões dos alunos sobre o assunto.

Resultado e discussão

Dos 200 alunos entrevistados, 100% utilizam conteúdos e sites educacionais da internet no cotidiano para estudos e aprendizagem de química. A Tabela 1 mostra os sites mais utilizados pelos os estudantes, de acordo com a pesquisa, o site mais acessado foi o Wikipédia com 53% e 67%; seguido pelo site Só Q com 30% e 20%, nas escolas A e B respectivamente. Em relação ao conteúdo mais procurado na internet referente ao ensino de química, a Tabela 2 mostra que os textos ou vídeos com 67% e 60% são os mais procurados, seguido das fórmulas ou figuras com 28% e 30%, nas escolas A e B respectivamente. Além disso, observou-se que o uso da internet no ensino de química em sala de aula tornaria mais significativa a aprendizagem tornando o ensino mais interessante e atrativo para os alunos, facilitando a aquisição de conhecimento pelos alunos (Tabela 3). Fazendo uma analogia com MORAN (1997), a internet como recurso educacional tem várias aplicações como divulgação, pesquisa, apoio ao ensino, entre outras vantagens. Desta forma, os recursos da internet nas aulas de química podem aumentar o interesse dos alunos e dos professores que passam a ter uma maior disponibilidade de materiais mais atrativos para apresentação em sala de aula, contribuindo desta forma para construir uma nova possibilidade de aprendizagem permeada por bases tecnológicas, fortalecendo a construção do conhecimento do aluno e propondo desafios que desenvolvam o aluno intelectualmente, garantindo a formação de cidadãos conscientes da utilização dos recursos tecnológicos em prol do desenvolvimento da sociedade.




Conclusões

O uso dos recursos da internet nas aulas de química pode ser mais atrativo e motivador aos alunos, despertando o interesse pelas aulas, os quais terão o um rendimento e aprendizado mais significativos, conclui-se que a internet é de fundamental ajuda para os alunos compreenderem os conteúdos de química. Além disso, percebe-se a motivação e a interação entre aluno e professor em relação a proposta apresentada. Evidenciamos nesta pesquisa que é importante direcionar os currículos escolares para a implantação de uma visão crítica e autônoma diante das possibilidades comunicativas e tecnológicas.

Agradecimentos

A Universidade Estadual do Maranhão e as Escolas Centro de Ensino Paulo VI – São Luís e Centro de Ensino São José de Ribamar.

Referências

FERREIRA, Vítor F. As Tecnologias Interativas No Ensino. Química Nova, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, p. 780-786, 1998.
MACHADO, M. M. M. A Informática No Ensino da Biologia do Meio Ambiente. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis 2002.
MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação: relatos de experiências. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, p. 146-153, maio/ago. 1997.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ