Análise das Contribuições do Subprojeto de Licenciatura em Química do Programa de Iniciação a Docência da UFCG, para o ensino médio e inovador da Escola Orlando Venâncio dos Santos, localizada na cidade de Cuité-PB

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Araújo, M.L.M. (UFCG) ; Sousa, A.S. (UFCG) ; Silva, A.S. (UFCG) ; Araújo, D.S. (UFCG) ; Costa, E.O. (UFCG) ; Lima, J.A.C. (UFCG) ; Lima, R.C.S. (UFCG) ; Porto, T.N.V. (EEEFM ORLANDO VENANCIO) ; Santos, J.C.O. (UFCG)

Resumo

Esse trabalho apresenta uma análise das contribuições do PIBID-QUÍMICA, para o ProEMI (Programa de ensino Médio e inovador), da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos. O mesmo encontra-se baseado em uma metodologia de análise quantitativa. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 5 questões de múltipla escolha que abordavam questionamentos referentes a influência do PIBID nas aulas de química, onde através de suas ações e mediante as novas propostas curriculares do ProEmi, propõem atividades onde os educandos possam estabelecer conexões entre os conceitos químicos e os fenômenos que ocorrem no seu cotidiano.

Palavras chaves

Ensino Inovador; PIBID; Ensino de Química

Introdução

O Programa institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID, é um programa no qual destina-se várias competências que estão atribuídas em diferentes âmbitos educacionais, que vão desde as instituições de nível superior até as instituições de ensino da educação básica. Segundo a portaria nº 096, de 18/julho/2013, um dos principais objetivos do PIBID é contribuir e incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, elevando a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Nesse sentido o subprojeto de química da UFCG, vem desenvolvendo atividades que visam contribuir com inovações curriculares nas escolas conveniadas. Estas inovações propõem uma nova modalidade de ensino que se baseia no Programa de Ensino Médio e inovador- ProEMI, o qual visa um desenvolvimento na qualidade do ensino médio com ênfase em projetos políticos pedagógicos que promovam a educação científica e humanística, o desenvolvimento de metodologias inovadoras, a valorização da leitura, da cultura e o aprimoramento entre teoria e prática. Mediante a reestrutura curricular, da escola envolvida, o subprojeto de Licenciatura em química da UFCG, vêm desenvolvendo ações que se adequam as exigências do ProEMI, as quais se baseiam em atividades contextualizadas, pois a contextualização no ensino possibilita à aprendizagem significativa de conteúdos, facilitando o desenvolvimento dos mesmos pelo professor e se apresenta como um modo de ensinar conceitos das ciências ligados ao mundo real dos alunos (SILVA, 2007). Diante do exposto, o objetivo desse trabalho foi identificar as possíveis contribuições das ações do PIBID-QUÍMICA para o ProEMI da E.E.E.M. Orlando Venâncio dos Santos.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com os alunos das séries do 1º, 2º e 3º ano do período diurno da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos. Para verificarmos as contribuições do PIBID-QUIMICA para o ProEMI, foi elaborado pelos bolsistas um questionário de caráter investigativo, onde foram indagados aos alunos os seguintes questionamentos: 1. Você entende o ensino médio inovador como uma proposta de melhoria de ensino em termos extracurriculares ? 2. Em relação à mudança do ensino regular para o ensino inovador quais foram as principais mudanças? 3. O PIBID-QUÌMICA tem contribuído com o ProEMI frente à disciplina de química? 4. As aulas de iniciação científica, que estão inseridas no ProEMI, ficam mais interessantes com a participação do PIBID química? 5. Você acredita que o trabalho do PIBID junto às propostas do ProEMI ajudam a integrar o ensino de química à sua vida?

Resultado e discussão

Por meio da aplicação do questionário e mediante a obtenção de dados quantitativos, pode-se constatar que 54% dos alunos acreditam que o ensino médio inovador contribui para o ensino em termos extracurriculares, porém 46% não acredita nessa contribuição. Em relação a mudança do ensino médio para o ensino inovador 77% dos alunos concordam que o ProEMi apresenta mudanças significativas para o ensino, no entanto 23% afirmam que a única mudança foi o aumento da carga horária. Com relação a contribuição do PIBID-QUÌMICA para o ProEmi frente a disciplina de química 80% dos alunos acreditam nessa contribuição, onde afirmam que o PIBID-QUÍMICA apresenta ações que facilita o ensino de química, apenas 20% não vê contribuição significativa. Neste sentindo 79% dos alunos afirmam que as aulas de iniciação científica que estão incorporadas ao ProEMI ficam mais atrativas com as atividades que o PIBID-QUÍMICA realiza e mais 78% dos alunos acreditam nessas ações onde afirmam que as propostas do ProEMI junto a essas ações ajudam a integrar o ensino de química á sua vida.

Conclusões

Por meio desta pesquisa verificou-se que o PIBID-QUÌMICA contribui de forma significativa para o Programa de Ensino Médio Inovador da Escola Orlando Venâncio dos Santos, onde o mesmo por meio de suas ações contextualiza o ensino de química apresentando melhorias aos alunos, tornando o ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo.

Agradecimentos

PIBID/CAPES/UFCG

Referências

SILVA, E. L. da. Contextualização no Ensino de Química: idéias e proposições de um grupo de professores. Dissertação (MEC) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ