Ciência Mágica: Uma abordagem experimental do conteúdo de Reações Químicas na Escola Centro Educacional São Cristóvão, São Luís-MA.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, R.S. (UEMA) ; Bezerra, F.B. (UEMA) ; Carvalho, R.M. (UEMA) ; Hellmann, T. (UEMA) ; Silva, I.K.L. (UEMA) ; Santos, W.L. (UEMA)

Resumo

O presente trabalho objetivou melhorar o entendimento do conteúdo de química através da visualização experimental do conhecimento teórico. A execução das atividades baseou-se na exposição de experimentos químicos, que continham processos de reações químicas, para alunos do 1º ano do ensino médio. Verificando as influências das aulas experimentais e da ludicidade no processo ensino aprendizagem da disciplina de química.

Palavras chaves

Ensino de Química; Aulas Experimentais; Reações Químicas

Introdução

As dificuldades de compreensão dos conteúdos de ciências nas escolas configuram-se como uma realidade do contexto educacional brasileiro. LIMA (2013) diz que “O ensino de Química sempre foi apresentado com uma dificuldade, pois tudo fica mais fácil ou mais difícil dependendo dos métodos utilizados para ministrar a disciplina”. Dessa forma, é de grande importância utilizar metodologias alternativas como ferramentas facilitadoras do processo ensino– aprendizagem, dinamizando e estimulando o interesse dos alunos pelas aulas de química, melhorando assim sua compreensão. “A química experimental encanta os alunos, as transformações da matéria quando exemplificadas por mudanças de estado físico, de coloração, alterações de temperatura, parecem mágica aos olhos dos educandos, logo, o que se deve fazer é aproveitar todo esse fascínio para facilitar o entendimento da disciplina e ainda contextualizar o seu conhecimento”. (ROSA, 2012).

Material e métodos

O projeto Ciência Mágica foi executado na escola Centro Educacional São Cristóvão, localizada no bairro São Cristóvão no município de São Luís do Maranhão. As atividades foram realizadas com três turmas do 1º ano do ensino médio. A execução das atividades baseou-se na exposição de experimentos químicos dinâmicos, como se a química fosse uma mágica aos olhos dos alunos e em seguida foi revelado o segredo da mágica, ou seja, as reações que ocorreram entre os reagentes. As práticas mostravam os processos de reações químicas, que é um dos conteúdos ministrados no 1º ano do ensino médio. Foram apresentadas aos alunos as seguintes práticas experimentais: Mensagem oculta (reação do iodo com amido); Varinha Mágica (permanganato de potássio com ácido sulfúrico); Tromba de elefante (peróxido de hidrogênio reagindo com iodeto de potássio); Testa da Verdade (ácido sulfúrico, hidróxido de sódio, indicador fenolftaleína); Testa da Fidelidade (solução de nitrato de chumbo II com Iodeto de potássio). Depois dos experimentos foi aplicado um questionário, onde todos participaram, para a construção de um conceito final sobre os conteúdos trabalhados.

Resultado e discussão

Durante a execução do projeto foi visível o interesse dos alunos pelo que foi apresentado. A curiosidade neles despertada pelas transformações que, magicamente surgiam diante de seus olhos facilitou muito a compreensão dos processos envolvidos. A maioria dos alunos afirmou ter alguma dificuldade no aprendizado de química, isso devido a não convivência com as aulas prática. Com os experimentos apresentados eles tiveram um maior domínio sobre o conteúdo de reações químicas, apreendendo de forma mais fácil as fórmulas, processos, conceitos e definições. Com os resultados do questionário aplicado, verificou-se que a assimilação o conteúdo teórico de reações químicas foi mais significativo com a realização dos experimentos, pois os alunos responderam com sucesso os testes propostos.

Figura 1

Aluna desvendando a mensagem oculta

Figura 2

Aluna fazendo teste da fidelidade

Conclusões

A partir das observações nota-se que a aplicação de experimentos químicos na sala de aula possibilita um melhor entendimento dos alunos, minimizando as suas dificuldades com o aprendizado de Química. Além de incentivar os estudantes a ter um maior interesse em estudar a matéria, associando teoria e prática. Diante disso concluímos que as aulas experimentais têm grande influência no entendimento da disciplina de química, facilitando maior compreensão dos conteúdos.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, ao Laboratório de Química, aos meus colaboradores e ao meu orientador Prof. Weyffson Luso.

Referências

LIMA, T. P. A importância da aplicação de recursos didáticos no ensino de química. Disponível em: <http://www.portaleducação.com.br/Artigo/Imprimir/40747. 25 de março de 2013/12: 15h00min. Acessado em 20 de Jul de 2014

Sociedade Brasileira de Química (org). A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. –São Paulo, 2010. 146p. Il.

BARATIERI, S. M.; Basso, N. R. R.; Borges, R. M. R.; Filho, J. B. R. Opinião dos estudantes sobre a experimentação em química no ensino médio. / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, 2008. 13p.

ROSA, D. L. Aplicação de metodologias alternativas para uma aprendizagem significativa no ensino de química. / Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Espírito Santo, 2012. 92p.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ