QUÍMICA SUSTENTÁVEL EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS NAS SALAS DE AULAS DO ENSINO MÉDIO DE SERRA TALHADA-PE.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, E.L.R. (UFRPE/UAST) ; Paz de Melo, A.N.G.S. (UFRPE/UAST) ; Silva, S.P. (UFRPE/UAST)

Resumo

A contextualização do ensino, assim como a interdisciplinaridade viabilizam a construção de conhecimento significativo. Buscando atender as novas demandas de ensino e trabalhar com o tema construções sustentáveis, enfatizando a área de química. O presente trabalho foi realizado em três momentos: aula expositiva, sobre o tema; aula de campo, com visita á diferentes bairros de Serra Talhada – PE, com a finalidade de procurar construções sustentáveis e culminância com o retorno dos grupos à sala de aula, pontuando sobre as observações feitas e propondo soluções com enfoque na química sustentável. Ao final foi possível perceber alunos mais preocupados com os aspectos ambientais e sociais, conscientes que os conhecimentos químicos podem ajudar o meio ambiente, a sociedade e a reduzir custos.

Palavras chaves

Química; Sustentável; Construções sustentáveis

Introdução

Trabalhar a Química dentro da atualidade é trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada. Não cabe mais um ensino individualizado das disciplinas e sem contextualização com temas do cotidiano, é preciso desenvolver conhecimentos com uma perspectiva além da sala de aula, comprometida de fato com a formação plena do cidadão. E é a partir dessas novas demandas que devemos trabalhar com os alunos objetivando a construção de conhecimento significativo dos conteúdos, formando cidadãos conscientes do seu papel social e ambiental, buscando, sobretudo, trazer a realidade do aluno para sala de aula, tornando-o assim um participante ativo no processo de ensino aprendizagem (BRASIL, 2009). A partir dessas necessidades e da emergência ambiental faz-se necessário levar para sala de aula essa preocupação. Estudar parâmetros para construções sustentáveis envolve saber gerir os resíduos da construção, tais como plásticos, madeiras, metais, pedregulho entre outros; escolher materiais nas construções com menor toxicidade para evitar problemas de saúde humana durante e após a construção, além da água, ar e solo onde estará presente a mesma; pensar em eficiência energética; os níveis adequados de iluminação; telhados verdes para melhor aproveitamento das águas pluviais além de contribuir para uma alimentação e/ou ambientação, ar mais saudável e agradável; conforto acústico; redução do consumo de água; captação de água de chuva, aproveitamento de resíduos após construção; boa ventilação, acessibilidade e boa permeabilidade de solos. Desta forma, objetivou-se trabalhar construções sustentáveis, com enfoque na química sustentável, realizando um trabalho de forma contextualizada dentro da realidade dos alunos formando cidadãos conscientes do seu papel para com o ambiente e a sociedade.

Material e métodos

O trabalho foi realizado em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino Médio na cidade de Serra Talhada-PE e sua execução consistiu em três momentos. As três etapas aconteceram da seguinte forma: inicialmente foi ministrada uma aula expositiva, utilizando projetor multimídia, como intuito de introduzir o tema abordado além de demonstrar os parâmetros para construções sustentáveis, preparando os alunos para a etapa seguinte. No segundo momento, constituído pela observação e busca de construções sustentáveis pela cidade, os alunos foram divididos em seis grupos cada um contendo cinco alunos, que buscaram e registraram em diferentes bairros da cidade de Serra Talhada – PE algumas construções, observando-as para constatar se apresentavam aspectos relacionados à sustentabilidade e quais são. Na terceira etapa, a culminância da aula aconteceu da seguinte forma, os alunos retornaram à sala de aula apresentando suas observações e registros, através de fotos, buscando relacionar a observação em campo com o que tinha sido abordado em sala de aula, respondendo algumas questões assim como propondo soluções para possíveis problemas nestas obras com enfoque nos critérios de sustentabilidade e na química sustentável, essa terceira etapa foi realizada através de socialização com todos os grupos. Como complemento, foi realizado um questionário de verificação para sondar o nível de conhecimento adquirido através deste trabalho. Ao final dessas etapas foi aberta uma grande discussão, retiradas as dúvidas e feito o fechamento da aula com um feedback, relacionando as construções observadas e os conteúdos químicos e de sustentabilidade.

Resultado e discussão

Através da realização deste trabalho foi evidenciada a importância da contextualização no ensino. Nas etapas inicias (aula expositiva e de campo), foi perceptível a relação que os alunos estabeleceram entre o conteúdo estudado e as atividades cotidianas, gerando discussões sobre o assunto. Na etapa conclusiva, objetivou-se verificar o conhecimento construído sobre sustentabilidade tendo como enfoque a química, foi constatado que todos os grupos conseguiram apontar os recursos sustentáveis presentes nas construções visitadas, assim como, apresentar sugestões para as construções que não levaram em conta estes aspectos, o que demonstrou conhecimento sobre o tema (as construções visitadas estão representadas na fig. 1). A aplicação do questionário foi mais um instrumento que constatou a aquisição de conhecimento, as questões foram baseadas nas situações geradas propositalmente no decorrer do trabalho e indagavam o conhecimento sobre sustentabilidade aplicado a construção assim como a utilização da química como uma forma de minimizar os danos ambientais. Os resultados obtidos foram positivos visto que 88% dos estudantes conseguiram expressar ideias relevantes sobre o tema, como por exemplo, quando questionados sobre os fatores químicos utilizados em construções que podem prejudicar o meio ambiente, teve como principais itens citados: as tintas devido à toxidade, entulhos provenientes do descarte inadequado de restos de construções, dentre outras. Assim, além do trabalho realizado com os alunos ter possibilitado a estes a construção de conhecimento químico e a preocupação com os aspectos ambientais, também os possibilitou o desenvolvimento da criticidade e reflexão sobre o tema trabalhado.

Conclusões

Pode-se concluir que o ensino contextualizado é um dos principais geradores da aprendizagem significativa. Através da metodologia utilizada foi possível perceber que os alunos puderam entender melhor a necessidade dos conceitos químicos, inclusive para melhorar seu convívio social, além de contribuir para o crescimento destes como cidadãos ativos, mais atentos às questões ambientais e com um olhar para a sustentabilidade. Assim trabalhar com temas transversais de maneira holística, uma exigência atual dos Parâmetros Curriculares Nacionais, promove uma aprendizagem significativa.

Agradecimentos

A UFRPE-UAST, e a escola que nos recebeu.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília. 1999.
_______. Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Disponível em: < http://www.seduc. go.gov.br/documentos/nucleomeioambiente/material2013/caderno.pdf> Acesso em: julho/2014.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ