EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA COMO METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM EM QUÍMICA PARA ALUNOS DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA HELVIDIO NUNES (TERESINA-PI)

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Alves Cardoso, B. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Lima de Oliveira, L. (UESPI) ; de Almeida Morais, K. (UESPI) ; Pereira dos Santos, J. (UESPI) ; Eulália Alves de Olveira, M. (UESPI) ; Simone Cardoso, F. (UESPI) ; Fortes de Oliveira, J. (UESPI) ; Cabral Moraes, B. (UESPI)

Resumo

Este trabalho tem por finalidade discutir a importância da utilização de experimentação no conteúdo de química a fim de proporcionar uma melhor aprendizagem, aos alunos do ensino médio. A pesquisa apresenta um trabalho realizado com as turmas de 2° ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Helvidio Nunes, em Teresina- Piauí sobre a importância da experimentação em sala de aula. A pesquisa evidencia que somente aulas teóricas não emergem a compreensão do conteúdo ministrado, e que as atividades experimentais incentivam os alunos a questionar, pesquisar, refletir e argumentar.

Palavras chaves

Ensino de Química; Aulas Experimentais; Aprendizagem

Introdução

O processo de ensino e aprendizagem passa por diversos debates sobre a forma que vem sendo desenvolvido nas escolas. Observa-se assim um ensino com aprendizagem restrita a baixos níveis cognitivos, centrado quase exclusivamente no professor com aulas essencialmente expositivas, ausência de experimentação e falta de relação do conteúdo com o cotidiano (MARCONDE E PEIXOTO, 2007). No ensino de Química as atividades experimentais ainda são muito precárias, os professores não diversificam as aulas, em alguns casos há falta de interesse, mas para a grande maioria há precariedade de equipamentos, a própria estrutura física, no caso, o laboratório. Entretanto, é necessário que o aluno participe ativamente das aulas experimentais para a construção do conhecimento, o professor deve-se conduzir o aluno para a elaboração de ideias através de questionamentos. A relação teoria e prática devem ser valorizadas durante o processo educacional para que a Química seja assimilada de maneira mais rápida, interessante e eficiente. Pode-se dizer que as aulas experimentais têm uma função pedagógica quando auxilia o aluno na compreensão de conceitos e fenômenos químicos, quando este começa a discutir, interpretar e explicar situações experimentais. O planejamento das aulas de Química deve conter aulas práticas que auxiliam na compreensão de fenômenos químicos. Assim, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação (GUIMARAES, 2009; LUCA, 2013). Logo, a importância da aliar teoria à prática vem sedimentar para busca do conhecimento, em especial para a construção de conceitos químicos com aplicação direta na vida cotidiana.

Material e métodos

A pesquisa é baseada no desenvolvimento de experimentos simples em sala de aula e aplicação de questionários para os alunos e professores sobre a teoria e os experimentos realizados. Foi realizado um trabalho juntamente com o professor que ministra as aulas de Química nas turmas de 2° ano do Ensino Médio, no laboratório da própria escola, no primeiro semestre de 2013. Com os conteúdos ministrados em sala de aula e auxílio de roteiros e questionários a fim de saber sobre o entendimento do aluno em relação à prática os experimentos eram realizados. As atividades experimentais sobre a formação do gás carbônico foram realizadas com matérias do cotidiano do aluno para facilitar sua associação da Química com o dia- a dia ou de fácil acesso. Como por exemplo: bicarbonato de sódio, vinagre e balão. Para demonstrar como ocorrem determinadas reações, temos como exemplo a prática com as substâncias já citadas com a utilização de bicarbonato de sódio, vinagre e um balão realizou-se a prática, colocando bicarbonato de sódio dentro do balão e assim prendendo em um tubo contendo vinagre, notando-se a reação ocorrida no qual formou o gás carbônico enchendo o balão.

Resultado e discussão

Foi notável ao longo da pesquisa o quanto os alunos são carentes de aulas experimentais. Ao aplicar os experimentos é perceptível a curiosidade dos alunos e o melhor entendimento da teoria. Esta atividade despertou interesse nos discentes ajudando a relacionar Química ao cotidiano de cada um. Contudo, de acordo com o questionário aplicado, 80% dos alunos consideraram que a prática é ótima, contribuindo demasiado para o melhor entendimento do conteúdo, 19% dos alunos opinaram por ser razoável, assim obtendo assim um resultado satisfatório, pois 1% dos alunos considerou pouca a contribuição das práticas. Em relação às aulas teóricas 50% dos alunos consideraram a aula boa, 40% dos alunos dizem serem ruins as aulas teóricas e apenas 10% dos alunos consideram as aulas teóricas ótima. Levando em consideração os resultados obtidos no gráfico, ficou clara a importância de atividades experimentais para a aprendizagem dos alunos na disciplina de Química.

Gráfico 1:

Resposta dos alunos do 2° ano do Ensino Médio sobre a contribuição das aulas experimentais.

Conclusões

É evidente a importância da experimentação em sala de aula, pois quanto mais integrada à teoria e prática, mais sólida se torna a aprendizagem de Química, cumprindo sua verdadeira função dentro do ensino, contribuindo para a construção do conhecimento químico, dessa maneira, não apenas se trabalha a química no cumprimento da sua sequência de conteúdo, mais interage o conteúdo com o mundo vivencial dos alunos contribuindo significativamente para um aprendizado mais efetivo. Essas atividades demonstraram que os alunos compreenderam com mais facilidade o fenômeno estudado ou o conceito químico.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, a Universidade Estadual do Piauí- UESPI, e a escola no qual me proporcionou a oportunidade de apresentação do trabalho.

Referências

BARATIERI, Stela Mari; BASSO, Nara Regina de Souza; BORGES, Regina Maria Rabello; FILHO, João Bernardes da Rocha Opinião dos estudantes sobre a experimentação em química no ensino médio. Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID64/v3_n3_a2008.pdf

FARIAS, Cristiane Sampaio; BASAGLIA, Andréia Montani; ZIMMERMANN, Alberto. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. 1° CPEQUI- 1° Congresso Paranaense de Educação em Química. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274953820090622.pdf

GUIMARAES, C. C. Experimentos no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. V.31,nº3. Agosto, 2009.

GABRIELA F. Siqueira. Aplicações de práticas laboratoriais para o ensino da química em duas escolas da rede pública em Vitória - ES: uma experiência do PIBID.


MOREIRA, Kátia de Cássia; BUENO, Lígia; SOARES, Marilia; JÚNIOR, Luiz Roberto de Assis. O desenvolvimento de aulas práticas de química por meio de montagem de kits experimentais. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/ENNEP/Trabalhos%20em%20pdf%20-%20Encontro%20de%20Ensino/T3.pdf

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química para o ensino médio. São Paulo: Scipione, Práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de SOUSA, Monialine Santos de; LIMA, Juliana da Conceição Souza; LEITE, Andressa Marques; SNTOS, Raíla Vieira dos; MIRANDA, Cláudia Barros de. As contribuições das Química. 2002, p.140,141. Disponível em:
http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/1137/1145

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ