O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES DE ESTUDO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Carniel, V.L. (UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO) ; Tres, L. (UPF)

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto de estágio curricular supervisionado no ensino fundamental que foi realizado numa turma de 8º ano no Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis, no município de Passo Fundo/RS, pois um dos objetivos do trabalho foi adquirir experiência para atuar na docência tendo a oportunidade de descobrir qualidades, medos e anseios que a profissão exige, envolvendo a integração com o colégio como espaço das práticas docentes aplicadas aos estudantes e permitindo a identificação com a futura profissão: “o ser professor”. A relação dos conteúdos com o cotidiano dos estudantes juntamente com a interdisciplinaridade foram foco principal de planejamento, adotadas em meio às situações de estudo (SE), método diferenciado para um ensino- aprendizagem mais flexível.

Palavras chaves

Situações de estudo; Ensino-aprendizagem; Ciências

Introdução

No ensino fundamental diversas metodologias de ensino são utilizadas atualmente pelos professores, mas muitas delas reforçam a ideia de um ensino tradicional baseado na fragmentação dos conteúdos a serem ensinados. Desse modo, é importante que sejam mostradas e praticadas as situações de estudo para um melhor ensino de ciências, onde um tema estruturador vai abordar os conhecimentos que os estudantes já possuem em relação à determinado conteúdo, assim facilitando o processo de ensino-aprendizagem e contemplando a relação com o seu cotidiano. As situações de estudo visam trabalhar a interdisciplinaridade, onde a química e a física também trabalham em conjunto com a biologia, não deixando que conceitos se separem, fazendo uma abordagem necessária no componente curricular ciências, sendo que: [...] numa situação de estudo, o caráter interdisciplinar não elimina nem reduz o caráter necessariamente disciplinar do conhecimento científico. Ao contrário, os conhecimentos disciplinares se inter-complementam e, mais que isso, se relacionam com saberes vivenciais, o que lhes conferem maior validade, identidade e significação, nos contextos da formação escolar [...] (MALDANER E ZANON, p. 07). É importante que o professor de ensino fundamental diante de tantos desafios e dificuldades que a profissão impõe, procure diversos meios de ensino, deixando um pouco de lado as abordagens tradicionais, sem relação nenhuma com o cotidiano do estudante e possa inovar, trazendo para dentro da sala de aula estratégias de ensino que facilitem o ensino-aprendizagem e que tenham total relação com o que os estudantes já sabem e a partir daí continuar a abordagem dos conteúdos, contextualizando o ensino de ciências, via situações de estudo.

Material e métodos

O estágio curricular supervisionado realizou-se com uma turma de 8º ano do ensino fundamental, onde caracteriza-se por 26 estudantes, sendo 15 meninos (1 com deficiência auditiva) e 11 meninas. O estágio foi estruturado com base em duas situações de estudo, onde a primeira foi corpo humano: reprodução e sexualidade e a segunda desencadeou-se no tema estruturador ser humano e ambiente: os sentidos. Utilizou-se material alternativo para as atividades experimentais, que foram feitas em sala de aula, tais como para a visualização das ondas sonoras e mecânicas, também se utilizou cartazes para a explicação do espectro eletromagnético, exemplo do arco-íris que é um fenômeno natural do espectro. A avaliação da aprendizagem aconteceu de forma contínua, investigativa, crítica e com total ênfase das aprendizagens das suas vivências fora da sala de aula na relação com o conteúdo.

Resultado e discussão

As situações de estudo articuladas para aplicação no estágio curricular supervisionado foram de acordo com o cotidiano do estudantes. A primeira SE, “corpo humano: reprodução e sexualidade”, gerou muitos debates nos trabalhos que foram propostos e pesquisa extraclasse, através de entrevista com agentes de saúde, trabalhos em grupo, vídeo, seminário como estratégia de ensino. Foram trabalhados assuntos do dia a dia, tais como DST’s e cuidados com a saúde humana, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência... Eram temas de muita curiosidade para os estudantes, pois estão numa fase de saber tudo, de saber o que é melhor para eles. A segunda SE, “ser humano e ambiente: os sentidos” permitiu que todos se envolvessem. Houve muita interdisciplinaridade com as áreas das ciências naturais. Afinal, como falar de sentidos sem falar de percepções e interação com o meio em que vivemos? Como falar somente dos sentidos sem relação com outros sistemas do nosso corpo, o sistema nervoso, por exemplo? Como estudar somente a percepção dos sentidos do ser humano e não saber como os seres vivos também percebem o ambiente? Foram muitas aulas nessa discussão, estudo de texto, mapa conceitual, atividades com contato direto para perceber o meio, atividade de sistematização, atividades experimentais demonstrativas, enfim, foi onde mais se conseguiu relacionar a vivência dos estudantes. Desse modo, percebe-se que as situações de estudo são muito importantes na formação de estudantes mais críticos, questionadores, envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem e capazes de desenvolver habilidades e competências para atuar numa sociedade que exige muito de nós. A aplicação delas no estágio foi de acordo com a percepção de que estava havendo ensino- aprendizagem e interesse dos estudantes.

Conclusões

A aplicação das situações de estudo para o ensino fundamental é um método inovador na educação atual e que, quando planejada, a aprendizagem acontece efetivamente, pois a relação dos conteúdos e dos temas estruturadores com a vivência de cada estudante são maneiras que facilitam o ensino-aprendizagem, onde parte dos conhecimentos que o estudante já tem a respeito do tema que está sendo trabalhado. Desse modo, acredita-se que as situações de estudo aplicadas no estágio refletiram numa boa aprendizagem para os estudantes e permitiram que, futuramente, ao atuar como docente possam ser planejadas.

Agradecimentos

Ao professor orientador Me. Lairton Tres, pelo auxílio no desenvolvimento do trabalho e aos meus pais Ivo e Gládis Carniel, pelo apoio de sempre.

Referências

MALDANER, Otavio A.; ZANON, Lenir B. Situação de estudo: uma organização disciplinar em Ciências. Disponível em: <http://www.projetos.unijui.edu.br/gipec/sit-estudo/gipec-se-completo.html>. Acesso em: 15 julho 2014.

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