CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE QUÍMICA PARA FORMAÇÃO CIDADÃ

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Machado de Lima, B.R. (UFPA) ; Pantoja Modesto, D. (UFPA) ; Vasconcelos Mendonça, F. (UFPA) ; Lourenço Mares, E.K. (UFPA) ; Pontes do Nascimento, N.M. (UFPA)

Resumo

Devido à importância de conhecimentos sobre Ciência e Tecnologia para uma participação cidadã ativa e responsável na sociedade atual, buscou-se investigar as concepções de professores sobre a utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química. O objetivo foi identificar as principais causas para os alunos gostarem ou não da disciplina Química e identificar as razões que levam ou não os professores utilizarem a abordagem CTS no ensino de Química.

Palavras chaves

CTS; ensino; química

Introdução

A Química está presente em tudo, porém um aluno pode se perguntar: “Por que não sei dizer ao menos um exemplo?” Fato é que a disciplina Química, de acordo com Chassot (2004), é a primeira ou a segunda disciplina mais odiada pelos estudantes do Ensino Médio. A que se deve tanta rejeição? Já que a Química é amplamente aplicada em praticamente tudo, explicando fatos, contribuindo para invenções e soluções de diversas questões sociais, sendo responsável também por muitos problemas da sociedade atual. Para o mundo ser hoje o que é precisou/precisa da Química. Por isso para Borges et al. (2010), o cidadão precisa além de outras coisas conhecer esta disciplina chamada Química para exercer plenamente sua cidadania.Para a utilização da abordagem CTS, Ricardo (2007) afirma que há ainda um longo caminho a ser percorrido no que diz respeito ao aprofundamento didático, assim tais propostas estariam presentes na sala de aula em condições normais de prática educacional e não em períodos de exceção, como ocorre na maioria dos casos. Para Almeida (2009) os conteúdos de Química estão dissociados das necessidades reais para formação da cidadania. São muitas as pesquisas educacionais (FREIRE, 1996; CHASSOT, 1994, SANTOS; SCHNETZLER, 2003; BORGES et al., 2010) que alertam para a necessidade da mudança no fazer educação, no ser professor, e também no ser aluno. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é Investigar quais as concepções que os professores têm da importância da Química para a para a formação cidadã e identificar as principais causas para os alunos gostarem ou não da disciplina Química e identificar as razões que levam ou não os professores utilizarem a abordagem CTS no ensino de Química.

Material e métodos

O estudo foi desenvolvido no primeiro semestre de 2013, participaram da pesquisa 10 professores de Química. Alguns dos professores estão em formação, mas possuem experiências docentes em estágios, monitorias, projetos, e os demais atuam na escola pública estadual ou federal. Para coleta de dados foi elaborado um questionário para os professores. As perguntas dos questionários são fechadas e abertas, por isso a pesquisa tem caráter quantitativo e qualitativo. Ambos os questionários têm por finalidade reunir elementos que acenem para as concepções dos professores em relação ao ensino de Química e a formação cidadã. Na análise dos dados foram considerados os 83 alunos como sendo do Ensino Médio. As respostas dos questionários foram organizadas em uma tabela, depois as justificativas das perguntas foram analisadas e agrupadas em categorias onde se reuniu as respostas semelhantes ou que se relacionavam de alguma forma. Então foi realizado o tratamento gráfico dos dados. As análise e discussão dos dados foram realizadas com base no referencial teórico.

Resultado e discussão

A seguir a análise das respostas dos professores ao questionário.Quando questionados sobre a importância que os professores atribuem a Química para formação cidadã, obtivemos os resultados mostrados na figura 1.Os resultados estão de acordo com as ideias de Ricardo (2007) que diz que para a utilização da abordagem CTS, há ainda um longo caminho a ser percorrido no que diz respeito ao aprofundamento didático assim tais propostas estariam presentes na sala de aula em condições normais de prática educacional e não em períodos de exceção, como ocorre na maioria dos casos. Em geral as razões que levam estes professores a utilizarem a abordagem CTS em suas aulas, está relacionada a necessidade de envolverem os alunos, para que se interessem mais pela disciplina (BORGES et al., 2010).Para contribuir com a formação cidadã dos alunos Chassot (2004) afirma que é preciso despertar nos alunos curiosidade sobre a Química para que possam entender o mundo, assim serão capazes de transforma-lo para melhor, essa deve ser a grande proposta de um ensino para formação de cidadãos mais crítica. Foram definidas duas concepções dos professores no que diz respeito à importância da Química para formação cidadã, que estão representadas graficamente na figura 2. A diferença entre a primeira percepção e a segunda consiste na ausência do termo “decisão” que os professores da primeira concepção não citaram; para se exercer a cidadania uma das condições é participação. Para Borges et al. (2010) essa participação se dá por meio da tomada decisões e atitudes. Segundo Santos e Schnetzler (2000) o ensino de Ciências deve apresentar informações que preparem os cidadãos para tratar responsavelmente as questões sociais relativas à ciência.

figura 2

Percentual das respostas dos professores sobre a utilização da abordagem CTS

Figura 1

Percentual das concepções dos professores de Química sobre a importância da Química para formação cidadã.

Conclusões

A utilização da abordagem CTS no ensino de Química é uma das alternativas, metade dos professores envolvidos na pesquisa utiliza a abordagem CTS, sempre que possível, pois acreditam que desperta o interesse do aluno, possibilitam uma aprendizagem significativa e formação cidadã mais crítica. Os professores que não utilizam citam como obstáculos os objetivos da instituição de ensino na qual trabalham, carga horária limitada e conteúdo programático extenso.Conclui-se que a utilização da abordagem CTS no ensino da Química torna-se relevante para o melhor entendimento dos conteúdos abordados.

Agradecimentos

Referências

ALMEIDA, Marcelito Trindade. O Agrotóxico como Tema Problematizador no Ensino de Química na Formação Técnico Agrícola. 2009, 50f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.

AMARAL, Carmem Lúcia Costa; XAVIER, Eduardo da Silva; MACIEL, Maria de Lourdes. Abordagem das Relações Ciência/Tecnologia/Sociedade nos Conteúdos de Funções Orgânicas em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, Cruzeiro do Sul (SP), v.14 n. 1, p. 101-114, 2009.

BORGES, Camila de Oliveira et al. Elaboração, Aplicação e Avaliação de uma Aula com Abordagem CTS de Ensino sobre Agricultura e a Química dos Fertilizantes. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XV ENEQ), 2010, Brasília (DF): SBQ, p 1 - 3.

CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí (RS): Unijuí, 2006. 440p.

______. Educação Consciência. 2. ed. Santa Cruz do Sul (RS): EDUNISC, 2007.

______. Para que(m) é útil o ensino? 2.ed. Canoas (RS): ULBRA, 2004.

______. Para que(m) é útil o nosso ensino de Química? 1994, 316f. Tese de doutorado - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

COSTA, Ana Alice Farias da. Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de cálculo estequiométrico dos alunos do 2º ano do Ensino Médio: um estudo de caso no Sistema Educacional Sophos (Belém/PA). 2011, 64f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém.

FREITAS, D. A perspectiva curricular Ciência Tecnologia e Sociedade - CTS -no ensino de ciência. In: PAVÃO, A. C; FREITAS, D. (org.). Quanta Ciência há no ensino de Ciências. São Carlos: Edufscar, 2008. Cap. 1, p. 229-237.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: A Relevância do Enfoque CTS para o Contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, Ponta Grossa (PR), v. 13, n. 1, p. 71 – 84, 2007.

RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: Obstáculos e Possibilidades para sua Implementação no Contexto Escolar. Ciência & Educação, v.1, número especial, novembro de 2007.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ