O ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)DA UNIDADE ESCOLAR COÊLHO RODRIGUES NO MUNICÍPIO DE PICOS,PIAUÍ

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira Monteiro, K.R. (IFPI) ; Alves de Sousa, R. (IFPI) ; de Moura Pimentel, L.M. (IFPI) ; Pinheiro dos Santos, K.T. (IFPI) ; dos Santos Borges, V.F. (IFPI) ; dos Santos Borges, V.F. (IFPI)

Resumo

O presente trabalho foi realizado na Unidade Escolar Coelho Rodrigues, em Picos Piauí.Tendo como objetivo discutir a importância do ensino de Química na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos(EJA) e na inserção do ensino de química no cotidiano do aluno. Com base na pesquisa realizada com um grupo de 15 (quinze) alunos do Ensino Médio (segundo semestre de 2013), foram entrevistados com 05 (cinco) questões sobre o ensino de química (metodologias, recursos didáticos dentre outros). Os resultados são úteis para a melhoria das metodologias do processo ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados nesta área.

Palavras chaves

Ensino de Química; Metodologias; Ensino Médio

Introdução

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, ou não puderam concluir seu ensino médio na idade e tempo correto.Nesta modalidade, o ensino de química vem causando um grande problema entre a relação de ensino/aprendizado, pois os alunos se sentem frustrados por terem dificuldade na captação da disciplina e alguns docentes não saibam lidar com esse problema. Sua rotina é cansativa e a falta de motivação desses estudantes também está relacionada com o grande sentimento de culpa e vergonha por não ter concluído seus estudos na época oportuna.Os alunos da EJA precisam ter motivação para que possam relacionar os conteúdos abordados com seu cotidiano. Conforme Ortiz (2002 p. 80)"o aluno da EJA quer ver a aplicação imediata do que está aprendendo. Ao mesmo tempo, precisa ser estimulado a desenvolver uma autoestima positiva, pois a ignorância traz angústia e complexo de inferioridade [...]. Muitas vezes tem vergonha de falar de si, de sua moradia, de sua experiência frustrada da infância em relação à escola."Percebeu-se que, é de extrema importância o desenvolvimento de novas metodologias no ensino de química nesta modalidade, contextualizando e relacionando os saberes que os alunos adquirem, levando-os para com eles dentro e fora da sala de aula. É necessário o desenvolvimento de uma nova metodologia voltada para as principais disciplinas da EJA, para melhoria da qualidade do ensino.Em resultado a pesquisa, observou-se que os docentes devem analisar suas práticas pedagógicas e corrigir certos erros para que possam facilitar o método de ensino/aprendizagem, com isso, fazendo com que o alunado aprimore seu conhecimento tornando-os mais instruídos elevando assim o seu conhecimento.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com os alunos do Ensino médio na modalidade EJA(Educação de Jovens e Adultos) , da Unidade Escolar Coelho Rodrigues em Picos, Piauí, para detectar certas dificuldades e a associação dos conteúdos abordados na sala de aula com o seu cotidiano. Foi aplicado como coleta de dados um questionário aos alunos, tendo como os seguintes temas: 1)Você acha a Química uma disciplina difícil de entender? 2)O professor de química relaciona o conteúdo ministrado com o seu cotidiano? 3)o professor desenvolve metodologia diferente em sala de aula(EX:vídeo aula,aula com experiência de baixo custo...)? 4)Você acha a aula de química importante para o desenvolvimento humano e intelectual dos alunos? Por quê? 5)Dê exemplo de onde a química esta relacionada com o seu dia-a-dia.

Resultado e discussão

Através do questionário aplicado, obteve um resultado quantitativo, analisou-se que cerca de 73,33% acham a química uma disciplina difícil de entender e 26,66% não;Enquanto 46,66% afirmam que o professor faz relação do conteúdo ministrado com o seu cotidiano 26,66% não viram essa relação e outros 26,66% só percebem essa relação poucas vezes;Enquanto 66,66% dos alunos apontaram novas metodologias inseridas em sala de aula, 33,33% ainda não tiveram aulas com novas metodologias inseridas;86,66% acham as aulas de química importantes para o seu desenvolvimento intelectual e humano e 13,33% não,pois creem que a matéria só é aplicada para preencher o currículo escolar;Outros 53,33% relacionaram exemplos de química no seu cotidiano com produtos de limpeza,outros 26,66% com cosméticos enquanto 20% relacionaram com alimentos.

Conclusões

Observou-se que nesta modalidade a educação é um pouco defasada, muitos professores não dão a atenção necessária para os alunos. Em virtude disto, é necessário que o docente contextualize os conteúdos ministrados para que possam facilitar o entendimento do alunado e que a metodologia mais adequada para o ensino de química no EJA é a aplicação imediata do conteúdo do que se está aprendendo, o desenvolvimento de uma nova metodologia que esteja adequada a realidade econômica, ao dia-dia do discente, correlacionando a química com as demais áreas da vida.

Agradecimentos

Agradeço a Deus,aos amigos e familiares que apoiaram e ao incentivo dos professores do IFPI.

Referências

BUDEL, G. J. Ensino de Química na EJA: Uma proposta metodológica com abordagem do cotidiano. UFPR: Curitiba.

BUDEL G. J.; GUIMARAES, O. M. Ensino de Química na EJA: uma proposta metodológica com abordagem do cotidiano. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1763-8.pdf> Acesso em 26 nov. 2013.

ORTIZ, M. F. A. Educação de Jovens e Adultos: um estudo do nível operatório
dos alunos. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas.
UNICAMP. 2002.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ