PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI: UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Alves de Oliveira, M.E. (UESPI) ; Cardoso, F.S. (UESPI) ; Pereira dos Santos, J. (UESPI) ; Medeiros do Monte, E. (UESPI) ; Alves Cardoso, B. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; de Almeida Morais, K. (UESPI) ; Marcelo Coelho Lustosa, S. (UESPI)

Resumo

O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em escolas públicas de Ensino médio de Teresina-PI, sobre a importância da utilização do laboratório de Química. Tendo como objetivo mostrar as práticas pedagógicas de professores de escolas públicas de Teresina-PI referentes à utilização do laboratório para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, buscando conhecer as metodologias através dos docentes de Química quanto à utilização do laboratório. Então, destaca-se que os professores possuem dificuldades em manter os laboratórios ativos, havendo a não disponibilização dessa importante ferramenta para o ensino-aprendizagem dos educando.

Palavras chaves

Professor; laboratório; Química

Introdução

É consenso entre professores de Química de diferentes níveis de ensino a importância que a experimentação desempenha no processo de ensino aprendizagem. A aula experimental em Química pode ser considerada uma estratégia pedagógica dinâmica que tem a função de gerar problematizações, discussões, questionamentos e buscas de respostas e explicações para os fenômenos observados, possibilitando a evolução do aspecto fenomenológico (macroscópico) observado para o teórico (microscópico), e chegando, por consequência, ao representacional. O experimento didático deve privilegiar o caráter investigativo, favorecendo a compreensão das relações conceituais da disciplina. A atividade experimental possibilita introdução de conteúdos a partir de seus aspectos macroscópicos, por meio de análise qualitativa de fenômenos (MACHADO, 2007). Segundo Maldaner (2003), a atividade experimental possibilita a introdução de conteúdos a partir de seus aspectos macroscópicos, por meio de análise qualitativa de fenômenos. Ela também permite demonstrar, de forma simplificada, o processo de construção ou “reelaboração do conhecimento, da historicidade e a análise crítica da aplicação do conhecimento químico na sociedade”. Apesar da dificuldade de se construir e manter um laboratório de Química é do consenso geral de muitos representantes de comunidade cientifica que ele é uma ferramenta fundamental ao ensino de Química (HODSON, 1988). O presente trabalho tem como objetivo mostrar as práticas pedagógicas de professores de escolas públicas de Teresina-PI referentes à utilização do laboratório de Química para o processo ensino-aprendizagem dos alunos.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada em 4 (quatro) escolas públicas de Ensino Médio de da rede estadual de Teresina-PI que continham laboratório, tendo como sujeitos 220 alunos e 6 (seis) professores de Química das escolas selecionadas. As informações foram colhidas através de questionário contendo questões sobre o tema abordado de forma subjetiva. Para os alunos, as perguntas foram direcionadas sobre a importância das aulas práticas no laboratório para o ensino-aprendizagem. Aos professores, optou-se por uma pesquisa com enfoque qualitativo, utilizando-se entrevistas como elemento metodológico para a coleta e análise de dados. Para realizar o que foi proposto e fazer um diagnóstico completo que apresente as situações referentes à utilização do laboratório, se está sendo utilizado, caso contrário investigar as causas da não utilização. A seguir apresentamos o roteiro que norteou a realização da entrevista semi- estruturada encaminhada para seis professores. Questões norteadoras: 1) Dados gerais sobre a formação do entrevistado, tempo de atuação no magistério, motivação pela escolha da carreira e carga horária de trabalho. 2) Você utiliza o laboratório didático em suas aulas de Química? Justifique. 3) Na opinião do entrevistado, qual o principal papel da utilização do laboratório didático no ensino de Química? O questionário respondido pelos alunos constava de cinco questões das quais, neste trabalho, por razões de espaço abordaremos uma.

Resultado e discussão

Com a análise das respostas qualitativas, para 4 (quatro) professores os laboratórios não estão suficientemente equipados adequadamente para serem utilizados. Com 1 (um) professor obteve-se o seguinte cenário: o laboratório é bem equipado, porém falta “o hábito de usá-lo” Como razões para o não uso, foram utilizadas justificativas como “carga horária completa, que dificulta o preparo das práticas e falta de profissional para auxiliar nas aulas”. Apenas 1 (um) professor utiliza o laboratório com frequência para o Ensino de Química e afirma que o laboratório é primordial e facilita muito o ensino-aprendizagem dos alunos. É preciso que o professor seja estimulado a usá-lo, pois “equipamentos e salas inoperantes representam um desperdício de recursos”. As respostas obtidas para esta questão 3 foram: “Os experimentos são muito importantes porque imagino que desta forma facilitaria/melhoraria o aprendizado”, “É importante para o ensino, porque os alunos tem muita curiosidade de ver aquilo que estudam”. Dentre aqueles que não desejam aulas práticas, destacamos as seguintes respostas: “Não acho interessante, pois os alunos não levam a sério e seria perda de tempo”. O gráfico 1 mostra a importância do laboratório para o ensino dos alunos em turmas que não participam de aulas práticas. Os resultados afirmam a importância do laboratório e o interesse dos alunos em conhecer o novo, o que muitas vezes não é possível pela didática de um professor que segue a rigor o ensino como um objeto exclusivo do ritual padrão utilizado pelos professores em épocas passadas.

Gráfico 1:

Porcentagens de respostas colhidas nos questionamentos realizados oralmente em turmas de 1°, 2° e 3° Ano.

Conclusões

Conclui-se que as escolas pesquisadas carecem de atenção ao ensino de Química no que se refere à presença de laboratórios. Porém, destaca-se que ambas possuem dificuldades em manter os laboratórios ativos devido à falta de recursos. Antes, é necessário que as escolas, por meio de seus gestores, se organizem, avaliando os espaços e planejando as ações a serem realizadas a fim de buscar recursos para investir na melhoria das instalações. A partir disso será possível utilizá-los e mantê-los ativos, disponibilizando a professores e alunos essa importante ferramenta para o ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

A Deus e a UESPI.

Referências

HODSON, D. Experimentos em ciência e ensino de Ciências. Iniciativas educacionais de Phi e teoria. 20 (2), p. 53-66, 1988.

MALDANER, O.A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

MACHADO,P. F. L.; MÒL, G. S. Experimentando química com segurança. Química Nova na Escola, n° 27, p. 57-60, 2007.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ