Problemas enfrentados no ingresso à graduação em química

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.A.M. (UFPI) ; Soares, S.H. (UFPI) ; Oliveira, L.B. (UFPI)

Resumo

O curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí situado na capital do estado é um curso que possui um grande índice de evasão. Isto pode acontecer logo no primeiro ano de curso, que é um período de difícil adaptação dos alunos que ingressam na universidade, em sua maioria com idade compreendida entre 17 e 22 anos. Muitos destes são oriundos de outras cidades do interior do estado, onde o ensino básico é ainda precário fazendo com que estes alunos tenham muito mais dificuldades já nas disciplinas inicias do curso. Verificou-se que a adaptação à universidade entre os calouros é uma experiência na qual lhes causa transformações extraordinárias de suas vidas e que o sucesso está sujeito a muitos fatores, alguns deles não atrelados inteiramente à situação acadêmica.

Palavras chaves

ENSINO; DIFICULDADES; QUÍMICA

Introdução

O estudante em sua formação inicial avalia algumas vezes um professor acrítico em sala de aula, pratica docente baseada no senso comum “[...] por essa razão são dificilmente modificáveis, pois o ensino que visa unicamente a transmissão de conhecimento constitui-se modelo bastante difundido e consolidado [...]”(SOBRINHO; FROTA, 1998, p. 100). Verificando as experiências no decorrer do primeiro ano da graduação, analisou-se que a mesma é muito importante para a continuação no ensino superior (Pascarella & Terenzini, 2005; Reason, Terenzini & Domingo, 2006), a maneira como os estudantes adaptam-se a este ensino faz com que os mesmo aproveitem ou não a ocasião. Contudo, dificuldades de adaptação e convivência neste novo ambiente ocasiona dificuldades para que os mesmos mantenham-se no ambiente de estudo como a dificuldade de moradia. Porém, o acréscimo da perspectiva de responsabilidade singular por parte do estudante em sua formação inicial e aderência ao curso, avalia-se que a interação professores – alunos favorece com que os alunos fixem-se melhor no contexto acadêmico. (Capovilla & Santos, 2001). A comunidade acadêmica deve proporcionar aos estudantes uma parceria para que os mesmos possam com esse apoio prosseguir com o curso.

Material e métodos

Realizou-se um questionário em que o mesmo constava de perguntas objetivas fundamentadas nos relatos dos estudantes de períodos distintos do curso de química da Universidade Federal do Piauí, relatando sobre os problemas enfrentados ao ingressar no curso, realizando uma comparação entre o curso diurno e noturno de licenciatura. No mesmo constavam perguntas sobre quais disciplinas tiveram maior dificuldades e se nestas conseguiram contribuição para minimizar os problemas.

Resultado e discussão

Os diagnósticos dos dados na apreciação dos questionários demonstraram que 65% dos ingressantes pesquisados do primeiro e quinto período ilustraram ter problemas no primeiro período com disciplinas de calculo I e álgebra linear. Dos estudantes do primeiro período pesquisados 40% relataram trabalhar durante o período diurno, apenas 20% possuem meio de transporte próprio, portanto, os demais dependem de transporte público, passando, em torno de quarenta minutos à uma hora e meio no trajeto. Avaliando as dificuldades dentro do curso, as disciplinas mencionadas representam 40% dos motivos de desistência do curso, em que estas advêm de dificuldades já existentes do ensino médio, representando 75% dos relatos no qual os demais disseram que a dificuldade ocorreu dentro do curso. Alguns dos questionados colocaram da ausência de monitor na disciplina, deste modo, os alunos para suprir as dificuldades unem-se para um compartilhamento de ideia, algumas vezes não suprindo a necessidade. Verificou- se que além dessas dificuldades, uma significante é a de permanência devido uma parte dos estudantes serem de outras cidades, deste modo, sem o devido auxílio a permanência dos estudantes fica dificultada, no qual representa 35% dos alunos questionados.

Conclusões

No decorrer do diagnóstico dos dados obtidos, concluiu-se que é indispensável uma análise adequada acerca dos métodos de ensino para promover o entrosamento entre os estudantes e a comunidade universitária em geral para procurar soluções para as dificuldades enfrentadas tanto dos ingressantes quanto para os que permanecem no curso. As dificuldades nas disciplinas de calculo I e álgebra linear precisam ser analisadas para evitar que futuros ingressantes não passem pelos que estão ou são egressantes passaram na sua vida acadêmica, colocando monitores que supram as necessidades dos alunos.

Agradecimentos

UFPI e aos alunos.

Referências

Capovilla, S. L., & Santos, A. A. A. (2001). Avaliação da influência de atividades extramuros no desenvolvimento pessoal de universitários. Psico-USF, 6, 49-58.

Pascarella, E. T., & Terenzini, E. T. (2005). How college affects students: A third decade of research. (Vol. 2). San Francisco: Jossey-Bass.

SOBRINHO, José Augusto de Carvalho Mendes; FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. Ensino de ciências: textos e contextos. Florianópolis: Marte, 1998.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ