Filmes e o ensino de química: Análise e proposições para a formação inicial de professores

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira Santos Lacerda, N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Felipe de Souza Sabel, M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Daniela Lima Figueiredo Echalar, A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS)

Resumo

O presente trabalho configura uma análise qualitativa sobre a importância da inserção do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a partir da elaboração de atividades contextualizadas utilizando filmes de destinados a intervenções para o Ensino Médio. A proposta foi desenvolvida com 10 graduandos da disciplina de Novas Tecnologias do curso de química licenciatura da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Anápolis – Goiás. E teve como objetivo desenvolver o uso das TIC para uma formação mais crítica e reflexiva dos graduandos, com a elaboração de questões contextualizadas a partir de 10 filmes de vários gêneros escolhidos e analisados pela turma, levando assim, o graduando a propor estratégias com relevância sobre as relações teoria-prática para sua formação inicial

Palavras chaves

Filmes ; ensino de química; TIC

Introdução

As TIC na educação envolvem um modo de trazer mais informações para os estudantes, entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação. Por isso, as TIC ganham espaço efetivo nas salas de aula (SANTOS E AZEVEDO, 2012). Dentre diversas formas de TIC e suas aplicações na educação, está a utilização de filmes, que é uma prática social, cultural e educacional que pode ser utilizada como estratégia de ensino com aspectos interdisciplinares científicos, históricos e tecnológicos. Entende-se assim o caráter motivador e inovador da utilização de filmes, como sendo capaz de envolver várias disciplinas e conteúdos programáticos num mesmo momento. A utilização do filme como recurso didático pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno encontre uma nova maneira de pensar e entender os fatos, para não ser somente um momento ilustrativo, mas para que seja um momento crítico e reflexivo de aprofundamento da história (NAPOLITANO, 2003). Pode permitir, além de relações com as experiências vividas, também interações dos alunos com o professor permitindo um olhar crítico, que pode ser fruto da observação dos aspectos históricos, sociológicos, perfis psicológicos e visão de ciência apresentados nos filmes. (SANTOS E AQUINO, 2011). Nossa proposta consiste em atingir um dos objetivos da disciplina de novas tecnologias do curso de química licenciatura da Universidade Estadual de Goiás que é compreender e analisar a importância dos recursos midiáticos no ensino de química e a posterior elaboração e desenvolvimento de questões contextualizadas utilizando filmes, pautadas em uma fundamentação teórica que irá contribuir para formação inicial desses futuros professores.

Material e métodos

Como qualquer recurso didático, a utilização de filmes comerciais não pode ser vista apenas como diversão, pois em termos de potencial transformador são enriquecedores desde que se tenha a mediação do professor, que estando preparado para trabalhar com a recepção crítica de recursos audiovisuais pode transformar até materiais que apresentem a realidade científica e socioambiental de forma conservadora em uma aprendizagem significativa, apropriando-se do sentindo amplo da temática e mobilizando os educandos para a crítica e ação comprometidas com a transformação da realidade que se apresenta (TRIVELATO e SILVA, 2011). Nossa metodologia foi fazer um levantamento de filmes da ficção científica e realizar uma análise crítica sobre os assuntos abordados e os aspectos científicos, culturais e sociais em cada filme que poderiam ser explorados. Foi analisado um filme por aluno, totalizando 10 análises, e a partir dessa análise, a segunda etapa foi a elaboração de questões contextualizadas e interdisciplinares. O objetivo da proposta foi analisar o filme e explorar informações relacionadas aos conceitos químicos e científicos de forma interdisciplinar. A proposta foi dividida por momentos, no primeiro momento cada graduando escolheu, assistiu e elencou alguns dos conteúdos e assuntos que seriam explorados no filme. O critério de escolha foi filmes populares, de fácil acesso, gêneros variados. No segundo, cada graduando apresentou para a turma as ideias principais de cada filme e houve as contribuições de todos, daí partimos para a elaboração das questões interdisciplinares utilizando várias áreas do conhecimento. No terceiro momento foi a avaliação, correção e reformulação das questões pela turma, e as considerações sobre o envolvimento da turma em uma proposta diferenciada.

Resultado e discussão

Na primeira etapa de realização do trabalho os graduandos escolheram os filmes (tab.1), assistiram e tiveram que apontar assuntos e conteúdos a serem explorados nos filmes, e esses apontamentos foram apresentados em aula para momentos de debate. Percebemos nesse momento como os graduandos são sujeitos do processo de articulação dos conteúdos da mídia com as culturas e conteúdos escolares, tendo como objetivo a aprendizagem científica com novos sentidos e motivações. Durante o debate surgiram várias dúvidas sobre os apontamentos, se eram conceitos e assuntos interessantes e/ou significativos para serem explorados ou não. Foram orientados a usar conceitos novos ou já estudados em sala com intuito de motivar o seu futuro aluno e despertar o interesse e curiosidade. Pois com os filmes é possível apresentar conceitos e imagens que são difíceis de serem visualizadas de outra maneira sem ser com os recursos audiovisuais. Durante as discussões também foi perceptível o envolvimento emocional desses graduandos com os filmes, deixando evidente a importância de se discutir sobre os sentimentos e emoções gerados inicialmente para, em seguida, discutir questões mais racionais (TRIVELATO e SILVA, 2011). Foi possível explorar vários assuntos, e as questões elaboradas foram reformulados a partir das contribuições da turma (tab.2), demonstrando assim, a importância do desenvolvimento desse tipo de atividade ainda na formação inicial, estimulando a criatividade e dinamismo dos professores que serão formados a partir de metodologias diferenciadas como a nossa proposta de utilizar filmes de ficção científica. Podemos perceber que a análise de filmes comerciais estimula a criatividade e as possibilidades de estratégias a serem repensadas e desenvolvidas.

Tabela 1. Relação de filmes escolhidos e analisados

Relação dos filmes escolhidos e analisados pela turma, ano de exibição e gêneros.

Tabela 2. Questões elaboradas e os conteúdos explorados

Alguns dos filmes analisados, algumas das questões elaboradas e os conteúdos explorados

Conclusões

Podemos considerar que o uso de filmes pode fazer parte do processo de ensino- aprendizagem com intuito de mediar os conceitos científicos com suas relações sociais, morais, afetivas e históricas. análise dos filmes proporcionou aos licenciandos, uma oportunidade de elaboração e discussão de atividades contextualizadas para o ensino de química. Percebeu-se que é na formação inicial de professores, que se precisa pensar em “como” e “para quê” as TIC podem ser utilizadas na escola e na universidade, para que possam vivenciar experiências que possibilitem ampliar sua futura atuação docente.

Agradecimentos

Ao LIPEC - LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS (LIFE - CAPES),e ao grupo de pesquisa GIPEC.

Referências

SANTOS, M.R.C.; AZEVEDO, R.O.M. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de química. III Encontro nacional de ensino de ciências da saúde e ambiente. Niterói/RJ, 2012.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

TRIVELATO, S, F; SILVA, R, L, F. Ensino de Ciências. In: Quando a ciência é notícia: televisão, cinema e mídia impressa no ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

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