Entendendo os mecanismos dos suplementos alimentares com o auxílio da webquest no ensino de química

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Melo, C.C. (IFPA) ; Santos, B.L. (IFPA) ; Soares, I.P. (IFPA) ; Franco, L.H.M. (UFPA) ; Freitas, R. (UFPA) ; Alves, S.S. (IFPA)

Resumo

A webquest é utilizada como extensão ao conteúdo trabalhado em sala de aula, o tema “entendo os mecanismos dos suplementos alimentares”. Foi aplicada no IFPA no ensino integrado do 1° ano do ensino médio com 20 alunos. A inclusão do uso da informática no ensino de química, fez com que os alunos entendessem o funcionamento, os componentes e riscos dos suplementos alimentares. Correlacionando os suplementos alimentares com alimento de consumo do dia a dia. No ambiente virtual com local de interação e estudo contextualizado.

Palavras chaves

Ensino de química; suplementos alimentares; webquest

Introdução

A WebQuest é uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da Internet (BARROS,2005). Sendo assim, um recurso de implementação e uma abordagem no ensino de química. Quando estamos utilizando não apenas WebQuests, mas ensinando e aprendendo no ciberespaço, interatuamos com: a máquina, o programa, o conteúdo e com o método e necessitamos, sem dúvida, interagir com as pessoas, logo, os espaços para registros e troca de experiências e aprendizagens são necessários (BARROS,2005). Portanto, o auxílio da WebQuest se torna de fundamental importância no momento que a química não é vista apenas aplicada no laboratório ou como a preparação para o vestibular. E sim, a interação entre os alunos para responde de forma investigativa o tema abordado e a inserção à tecnologia. Vale ressaltar que, os suplementos servem para ganhar força, aumento da massa muscular e até mesmo para perder peso. O objetivo dos suplementos alimentares é suprir a falta de alguns nutrientes e substâncias que, por diversas razões pode não fazer parte da dieta de um indivíduo. Sendo assim, existem diversos tipos de suplementos para cada necessidade do corpo, podendo ser encontradas em academias, até lojas especificas ou nos alimentos do dia a dia.

Material e métodos

No 1°dia de aula, foi entregue um questionários de sondagem. Logo em seguida, exposto o assunto sobre os suplementos alimentares e diferenciando-o dos anabolizantes. Foi iniciado as atividades pesquisando na internet sobre os suplementos alimentares seus nutrientes e substâncias. Sendo que, cada grupo ficou responsável pelo item selecionados. Após cada etapa os alunos fizeram outra pesquisa, correlacionado com alimentos do dia a dia, e conhecendo por que as pessoas anseiam pela busca do corpo perfeito, seguindo o seguinte esquema: Cada grupo preparou-se um cartaz, contendo as seguintes informações: Breve definição e importância do nutriente ou do suplemento alimentar; Fórmula estrutural e Molecular; Nomes (Oficial, usual, comercial); Relacionados os suplementos pesquisados com alguns alimentos que tenham os mesmos nutrientes. No 2° dia de aula na apresentação as equipes identificaram os grupos funcionais presentes na estrutura nos nutrientes. Posto que, depois da investigação realizada exploram os resultados que obtiveram para todos os demais colegas da turma.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos foram satisfatórios, haja vista que teve participação expressivas dos alunos, por se tratar de um método inovador utilizando a webquest, e por se tratar de um assunto (funções químicas dos suplementos alimentares), ainda pouco explorado na química. Dentre os 20 alunos, 9 não souberam diferenciar os suplementos alimentares dos anabolizantes, no decorrer as aulas os alunos foram sanando as dúvidas existentes. Desta forma, houve melhora no aproveitamento nas avaliações e na qualidade de ensino.

Conclusões

O uso da webquest possibilitou aos alunos rever a Introdução, tarefa, processo do conteúdo envolvido nas pesquisas e assim tentar compreender conceitos que não foram assimilados durante a aula e ao professor, avaliar seus alunos de uma maneira diferenciada. E, perceberam o que os suplementos alimentares tem muito a ver com a química e que se usados com orientação de um nutricionista podem ser obtidos resultados mais rápidos e eficazes, principalmente em contribuição à saúde humana e o objetivo desejado que nos alimentos básicos é encontrado mais de um nutriente.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal do Pará (IFPA), que possibilitou a realização deste trabalho e aos familiares.

Referências

BARROS G. CRISTINA, WEBQUEST: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço; 2005.
http://drauziovarella.com.br/obesidade/entenda-os-mecanismos-e-riscos-dos-principais-suplementos-nutricionais-do-mercado/ . Acesso em, 12/05/2014.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ