“JOGO DE CARTAS DAS SEMELHANÇAS ATÔMICAS”: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DOS ISÓTOPOS, ISÓBAROS E ISÓTONOS.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Assis Jr, P.C. (CESP-UEA/AM) ; Gregorio, K.L.M. (UNINORTE/AM) ; Santos, V.Z. (UNINORTE/AM)

Resumo

Os alunos da 1ª Série do Ensino Médio das escolas públicas da cidade de Manaus iniciam o curso praticamente sem conhecimento básico algum de Química. Segundo pesquisa com professores de tal disciplina que atuam neste nível escolar, o interesse dos discentes para o estudo e o conhecimento químico é, em quase sua totalidade, inexistente. Para conquistar essa classe de estudantes, nós professores e futuros professores, devemos utilizar de procedimentos metodológicos que despertem a atenção e o gosto por esta ciência. o presente trabalho foi desenvolvido para estimular os alunos e professores, nas aulas de química e despertar o interesse por esta ciência que é tão interessante e importante. O “Jogo de Cartas das Semelhanças Atômicas” faz uso de um conteúdo básico da 1ª série do ensino médio.

Palavras chaves

ensino de química; semelhanças atômicas ; jogo de cartas

Introdução

A busca de alternativas para o ensino de Química tem sido uma constante para os professores. Jogos e atividades lúdicas cada dia mais estão entrando nos procedimentos metodológicos do planejamento dos docentes, visando resultados satisfatórios no processo ensino aprendizagem (Assis Jr, 2012). Assim, para Felício (2011), pode-se observar refletir e estanhar quando em nossas práticas propositivas e intencionalmente dirigidas para vislumbrar o lúdico em ação, quais as dificuldades dos alunos e como poderíamos tornar o processo de ensino mais interessante e prazeroso para todos. Segundo Kishimoto (1996), o uso do jogo na escola favorece o aprendizado pelo erro além de estimular a exploração e resolução de problemas, tendo em vista que jogos são livres de pressão e avaliações, criando um ambiente favorável para a aprendizagem. As atividades lúdicas são metodologias muito eficazes nas salas de aula, os jogos, de uma forma geral, apresentam duas funções básicas neste processo: a lúdica e a educativa. O jogo, além de ser um instrumento prazeroso, é um recurso facilitador das atividades em grupo e para a demonstração da afetividade dos alunos (Dias, 2001). De acordo com Cunha (2000), para considerarmos o jogo com um aspecto positivo nas aulas não podemos esquecer que este deve ter simultaneamente a função lúdica e educativa na mesma proporção senão será apenas um jogo qualquer ou um simples material didático. É de conhecimento geral que a Química é considerada, por grande parte dos alunos, como uma disciplina apenas de memorização de fórmulas, nomes e cálculos sem aplicabilidade no cotidiano. A utilização de jogos tem contribuído intensamente na mudança do ensino tradicional da Química, o que vem sendo apresentado cada vez mais por diversos autores nesta área.

Material e métodos

A fase inicial do projeto foi aplicação de um questionário aos professores de Química sobre o conhecimento e interesse dos alunos nas aulas de Química da 1ª série do Ensino Médio. Em função de este estudo ter sido realizado no primeiro semestre do ano letivo das escolas da rede pública de ensino da cidade de Manaus-AM, foi selecionado um tópico do conteúdo programático referente à estrutura atômica, que é base dos estudos da Química: Semelhanças Atômicas – isótopos, isóbaros e isótonos. Conteúdo básico e consideravelmente simples na Química da 1ª série do ensino médio, motivo pelo qual foi escolhido, justamente para conquistar o aluno e atraí-lo para o conhecimento Químico. Para a confecção do “Jogo de Cartas das Semelhanças Atômicas” foi utilizado um baralho tradicional e papel adesivo (formatado e configurado no modelo desejado para o baralho das Semelhanças Atômicas) e posteriormente colado nas duas faces do baralho tradicional. Foram escolhidos os treze (13) primeiros elementos químicos e seus isótopos, reais e hipotéticos, para formar os grupos de átomos. O JOGO DE CARTAS DAS SEMELHANÇAS ATÔMICAS revela as características básicas da estrutura do átomo: nº atômico, nº de massa e nº de nêutrons para formação dos isótopos, isóbaros e isótonos de uma forma dinâmica e emocionante. Objetivo: Ser o primeiro jogador/ grupo a formar três tríades de grupos de átomos (isótopos, isóbaros e/ou isótonos). Em três turmas de 1ª Série foi aplicado o jogo das “Semelhanças Atômicas” para exercitar o conteúdo, e para fazer o comparativo sobre a aprendizagem, não foi utilizado tal procedimento metodológico numa outra turma da mesma série. Na aula seguinte foi aplicada uma avaliação e para verificar aprendizagem do conteúdo nas quatro turmas.

Resultado e discussão

De acordo com o método Quantitativo-Qualitativo, a avaliação feita mostra claramente que as turmas (A, B e C) que utilizaram do Jogo das Semelhanças Atômicas obtiveram um rendimento melhor, confirmando nosso referencial teórico. Através dos dados coletados com o questionário dos alunos, podemos perceber que 75% dos alunos não gostam das aulas de Química usando apenas livros e cadernos (métodos tradicionais), ou seja, a maioria dos estudantes precisam de ferramentas diferenciadas no ensino desta ciência. Os jogos representam 85% da opinião dos alunos como um atrativo nas aulas de Química, 95% dos estudantes afirmaram que o Jogo de Cartas das Semelhanças Atômicas é um recurso prazeroso para o aprendizado da Química e 80% se posicionaram positivamente tratando como uma metodologia favorável e aceitável para o aprendizado de Química. Regras do Jogo: A rodada inicia com no mínimo dois e no máximo oito jogadores/grupos (alunos da 1ª série do ensino médio). Cada jogador/grupo recebe nove cartas, uma a uma. O restante do baralho é deixado na mesa com a face virada para baixo formando um monte de compras. Inicia o jogo aquele que dentre as nove cartas recebidas apresentar maior número de massa, caso ocorra empate, terá prioridade a segunda maior massa e assim por diante se o empate persistir entre os empatados. O primeiro jogador/grupo irá retirar uma carta do monte de compras e deve verificar se esta serve para formar suas tríades (isótopos, isóbaros e isótonos). Caso não sirva, ele poderá descartar esta formando um monte de descartes e retirar a próxima carta do monte de compras (essa segunda oportunidade é apenas para a primeira jogada). O próximo a jogar é aquele que se encontra à esquerda do primeiro jogador/grupo e assim por diante.

Figura 1.

“Baralho das Semelhanças Atômicas”.

Figura 2.

Alunos utilizando o "Jogo das Semelhanças Atômicas" nas aula de Química.

Conclusões

O jogo usado neste trabalho vem como uma alternativa muito satisfatória na relação aluno-professor e aluno-aluno para motivar as aulas de química. Atividades lúdicas devem fazer parte da rotina dos alunos no dia-a-dia dos mesmos, facilitando a inclusão destes no processo de aprendizagem para as aulas de química. Através dos dados coletados após a utilização do Jogo das Semelhanças Atômicas, podemos afirmar que cresceu, e até mesmo fez nascer, o interesse dos alunos pelas aulas de química, facilitando a prática pedagógica dos profissionais da educação química.

Agradecimentos

Referências

1. ASSIS JR, P. C. Jogo de Dominó das Funções Inorgânicas: Uma Ferramenta para o Ensino da Química Geral na 1ª Série do Ensino Médio de uma escola da Rede Particular da Cidade de Manaus – AM. 52º Congresso Brasileiro de Química – CBQ. Recife – PE, 2012.
4. CUNHA, M. B; Jogos didáticos em Química. Porto Alegre. Edição da Autora, 2000.
2. KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. In. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação (org):. São Paulo, Cortez Editora, 4ª Edição, 1996.
3. SOARES, M. H. F. B. O Lúdico em Química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de química. Universidade Federal de São Carlos, Tese de Doutorado, 2003.

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