O JOGO DE LIGAÇÕES QUIMICAS COMO UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUIMICA INORGÂNICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Pereira de Sousa, L. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Ferreira de Castro, N. (UESPI) ; Karenina Bacelar Santana, P. (UESPI) ; de Sousa Cunha, F. (UESPI) ; Gonzaga Sousa, H. (UESPI) ; dos Santos Lima, M. (UESPI) ; Simone Cardoso, F. (UESPI) ; Alves Cardoso, B. (UESPI) ; Marcelo Coelho Lustosa, S. (UESPI)

Resumo

O jogo é um agente facilitador da aprendizagem e por se tratar de algo dinâmico, exige um grande cuidado no seu planejamento e execução. Dessa maneira, os aspectos lúdicos e cognitivos presentes no jogo de Ligações químicas são importantes estratégias para o processo ensino-aprendizagem de conceitos químicos, tais como ligação iônica e covalente dessa maneira este trabalho tem o propósito de favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e o professor de Química.

Palavras chaves

Ligações químicas; Metodologia alternativa; Jogo Lúdico

Introdução

Define o jogo como “o que o vocabulário científico define como atividade lúdica”. Em termos de polissemia e língua portuguesa, a atividade lúdica está presente no jogo e é tão somente qualquer atividade que leva ao divertimento e ao prazer. (BROUGERE, 1998) Dessa maneira, este ajuda o aluno na construção de novas descobertas, desenvolve e enriquece a sua personalidade, procura colocar o aluno em posição de pensar por si mesmo, colher dados, discutir ideias, emitir e testar hipóteses, sempre motivado pela identificação do problema, levando-os à aprendizagem alicerçada pelo “encantamento e pela curiosidade” (BERNARDELLI, 2004) Entretanto, podem constituir em um importante recurso para as aulas de química, pois motivam os alunos para a aprendizagem de conceitos químicos, melhorando o seu rendimento na disciplina desenvolvendo diferentes habilidades de busca, contribuindo assim para a formação profissional do estudante, os jogos dessa maneira promovem o debate e a comunicação dos alunos em sala de aula. (CUNHA, 2012) Logo, defendem a ideia de que os jogos poderiam merecer um espaço na prática pedagógica dos professores, por ser uma estratégia motivante e que agrega aprendizagem de conteúdo ao desenvolvimento de aspectos comportamentais saudáveis. (ZANON, 2008)

Material e métodos

Foi aplicado nas salas do Primeiro ano da Escola Moacir Madeira Campos na Cidade de Teresina- Piauí, no primeiro bimestre de 2014, um jogo educacional denominado Ligações químicas, cujo objetivo formar um conjunto de quatro cartas no qual caracterizem uma ligação química. O jogo permite que sejam trabalhadas tanto ligações iônicas, quanto covalente, composto por 56 cartas que representam as ligações químicas (iônicas, covalentes) estas com suas respectivas estruturas de Lewis. A turma possuía 28 alunos, sendo divididas em grupos de quatro pessoas. Ganha o jogo o quarteto de aluno que completar o maior número de conjunto correto de cartas que caracterize uma ligação química durante 25 minutos.

Resultado e discussão

Inicialmente foi ministrada uma aula sobre o assunto de Ligações Químicas onde era notória a dificuldade que os alunos tinham em fazer o compartilhamento de elétrons (ligação covalente), e a transferência de elétrons (ligações iônicas). A partir do jogo aplicado de ligações químicas pode-se aumentar um maior grau de absorção dos conteúdos, podendo explicar para os mesmos a importância que os elementos químicos possuem, sobre o propósito das estruturas de Lewis. O jogo provocou de forma direta e prazerosa um maior despertar de curiosidade nos alunos, proporcionando empolgação e motivação para uma aula de aula mais atraente. O aproveitamento da turma para esta metodologia de ensino foi cerca de 80%, podendo concluir logo que está é uma metodologia eficaz para um esclarecimento nítido do assunto de Ligações químicas.

Figura 1:

Expressa o conjunto de cartas que foram utilizadas no Jogo Ligações químicas.

Conclusões

Portanto, as atividades lúdicas podem ser o melhor caminho de interação entre os professores e alunos e entre os próprios alunos, para gerar novas formas de desenvolvimento e de reconstrução de conhecimento. Ao final do Jogo Ligações químicas, observou-se que os alunos tornaram-se mais participativos, obtendo uma maior fixação do conteúdo, diferente do método puramente decorativo que por vezes é adotado, favorecendo assim uma melhor qualidade no processo ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

DEUS, a Universidade Estadual do Piauí- UESPI e aos amigos.

Referências

BERNARDELLI, M. S., Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino da química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e encontro paranaense de psicoterapias corporais. Foz do Iguaçu. Anais, 2004.

BROUGERE, G. O Jogo e a Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v.34, p. 92-98, 2012.

ZANON, D. A. V; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciência e Cognição, v.13, p.78-81, 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ