Contexto histórico da tabela periódica: como está sendo utilizadas pelos professores?

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Vieira dos Santos, C. (IFPI-PICOS) ; Jose dos Santos, O. (UESPI) ; Isaias de Sousa, F. (IFPI-PICOS) ; dos Santos Carvalho, F.L. (IFPI-PICOS)

Resumo

A tabela periódica constitui-se um material imprescindível no ensino de química, pois reúne informações importantes para a compreensão de diversos conceitos químicos. O presente trabalho pretende fazer uma análise do uso da história da tabela periódica pelos professores no ensino dos elementos que lá existe. Fazer uso da tabela periódica é algo obrigatório no ensino da química.

Palavras chaves

Contexto histórico; Tabela periódica; Ensino de química

Introdução

A tabela periódica constitui-se um material imprescindível no ensino de química, pois reúne informações importantes para a compreensão de diversos conceitos químicos. Vários estudos e pesquisas relatam que o Ensino de Química em geral é transmitido de forma Tradicional. Segundo Costa (2005) a metodologia tradicional de ensino de Química na Educação Básica se destaca pela utilização de regras, fórmulas e nomenclaturas, gerando uma grande desmotivação entre os alunos. Percebe-se o distanciamento do ensino com o dia-a-dia e da realidade dos alunos tornando a química excessivamente teórica. A história da tabela periódica quando apresentada vem sempre de forma fragmentada, privilegiando Mendeleev como seu grande organizador, em detrimento aos outros pesquisadores que também colaboraram para a sua construção. Considerando os aspectos apresentados até aqui, faz-se necessário tornar o ensino e a aprendizagem da tabela periódica mais próximo e significativo, instigando os alunos a se envolveram de fato neste enredo de implicações científicas, históricas, sociais e econômicas. Um pré‐requisito necessário para construção da Tabela Periódica foi a descoberta individual dos elementos químicos. Embora vários elementos fossem conhecidos desde a antiguidade. A partir daí, muitos outros elementos foram sendo descobertos e o conhecimento relativo às suas propriedades físicas e químicas foi aumentando. Antes de 1800 eram conhecidos 34% dos elementos, no século XIX cerca de 75% e no século XX descobriram‐se os seguintes. Através da percepção da existência de algumas regularidades no comportamento dos elementos até então descobertos, os cientistas começaram a procurar modelos para reconhecer as suas propriedades e desenvolver esquemas para a sua classificação e ordenação.

Material e métodos

Apresentado pelos professores aos alunos um breve texto do contexto histórico sobre 118 elementos químicos, foi possível perceber, a surpresa e o entendimento de que os elementos químicos não foram descobertos num passe de mágica. Os professores poderiam usar somente este breve texto como também dar início a outros trabalhos na área como aplicar seminários, pesquisas. Aplicamos um questionário a 8 professores da rede pública da cidade de picos. Onde foram 10 perguntas objetivas.

Resultado e discussão

Com o questionário aplicado observou-se que 100% dos professores se preocupa com esta questão mais que não se aprofunda muito no contexto histórico da tabela periódica. Alguns professores fizeram uso somente do breve texto que lhes foi repassado, contendo informações superficiais mais que poderiam ter um estudo mais aprofundado. Outros professores já tiveram um forma diferente de trabalhar este tema tão importante e de grande relevância no ensino de química dos dias atuais. Deram início a projetos como seminários e trabalhos de pesquisa. Como pode ser observado logo abaixo na figura 1 consta a porcentagem de como cada professor agiu em suas aulas. Estes professores foram divididos em dois grupos; os que procuram ensinar como foram descobertos os elementos químicos e como eles foram organizados e o grupo dos que apresentaram para seus alunos somente um breve resumo sobre o tema. Temos os marcos históricos da tabela logo abaixo. 1° Marco Histórico: Necessidade de ordenação das substâncias elementares; 2° Marco Histórico: Primeira tentativa de organizar os elementos químicos a partir do peso atômico; 3° Marco Histórico: O Congresso de Karlsruhe, na Alemanha; 4° Marco Histórico: Classificação após a segunda metade do século XIX; 5° Marco Histórico: Classificação de Lothar Meyer e Dmitri Mendeleiev; 6° Marco Histórico: Número atômico como lei independente da Tabela Periódica; 7º Marco Histórico: Aprimoramento da Tabela Periódica. Veja de acordo com a tabela 2 todas as transformações da tabela periódica.

Figura 1

Gráfico onde mostra a porcentagem da utilização do contexto histórico da tabela periódica pelos professores no ensino de química.

Figura 2

Mudanças que ocorreram na organização dos elementos químicos da tabela periódica.

Conclusões

A partir dos dados obtidos, constatou-se que embora a maioria dos professores preocupa-se com as formas de repassar o ensino da química a ainda uma certa relutância em passar o conhecimento de forma abrangente. Pela falta de tempo ou por não saber que a história da tabela periódica seja tão importante quanto os elementos que a constitui. Com base nisto concluímos que o uso da história da tabela periódica foi algo imprescindível e que deve-se ter um material mais abrangente sempre em mãos para que o entendimento não seja superficial.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a DEUS e aos que me orientarão neste trabalho.

Referências

COSTA, S. T; ORNELAS, D. L; GUIMARÃES, P. I; MERÇON, F. A corrosão na abordagem da Cinética Química. Química nova na escola, N° 22, NOVEMBRO 2005.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ