OFICINAS TEMÁTICAS:UMA FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Fróz, M.K.V.C. (UEMA) ; Silva, I.K.L. (UEMA) ; Porto, M.J.F. (UEMA)

Resumo

RESUMO As oficinas temáticas representam uma proposta didática de ensino que buscam resolver uma situação-problema com base em conhecimentos científicos e tecnológicos suficientes para atuação na realidade físico e social. Este trabalho apresenta resultados de ações dos alunos do Ensino Médio através da aplicação de uma oficina temática realizada na escola Dom Francisco em São Bento-MA, o tema gerado foi a "Química dos Sabões", onde os alunos simularam experimentos envolvendo os processos de saponificação, funções orgânicas e etc., com a utilização de materiais alternativos. Os experimentos escolhidos permitiram explorar vários conceitos relacionados ao tema e proporcionaram situações em que o aluno pode reconhecer uma ligação entre a química e seu dia- a-dia.

Palavras chaves

ENSINO DE QUÍMICA; OFICINAS TEMÁTICAS; SABÃO

Introdução

INTRODUÇÃO Atualmente é de extrema importância desenvolver com os alunos o seu senso crítico para que consigam perceber e utilizar nos exemplos do dia-a-dia vários conhecimentos científicos (FREIRE,2007). Com isso nota-se a necessidade de um contato mais efetivo entre alunos e professores com o universo da ciência e da tecnologia durante todas as fases de sua formação escolar. Nessa perspectiva é que se apresenta uma proposição metodológica para o ensino de Química- as oficinas temáticas- um ambiente criado para tratar os conhecimentos de forma inter-relacionada e contextualizada, além de envolver os alunos em um processo de construção de seu próprio conhecimento utilizando materiais alternativos e de reflexão que possa contribuir para tomada de decisões. Este trabalho visa apresentar estudos realizados por discentes de Química Licenciatura da UEMA com alunos do Ensino Médio da escola Centro de Ensino Dom Francisco – São Bento-MA, buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem do Ensino de Química por meio da realização de oficinas temáticas de sabão, onde os alunos puderam compreender o processo de saponificação, suas reações e funções orgânicas e e etc. Apesar das aulas experimentais de Química serem uma problemática devido a ausência de material e infra-estrutura adequada, foi possível a realização dos experimentos.

Material e métodos

MATERIAL E MÉTODOS A proposta foi aplicada aos estudantes do Ensino Médio (50 alunos) do Centro de Ensino Dom Francisco, São Bento-MA. A metodologia de ensino desenvolvida foi baseada nos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMCUCO, 2002). Esta metodologia privilegia a contextualização e a abordagem interdisciplinar do conhecimento. Além disso, busca uma maior reflexão por parte dos alunos acerca dos conhecimentos químicos por meio de um tema gerador. Primeiramente desenvolveu-se um questionário diagnóstico para identificar o conhecimento prévio dos alunos acerca do sabão, logo, foi realizada uma aula expositiva, apresentando slides e vídeos sobre as etapas do processo de saponificação, além, de relembrar técnicas de segurança, devido utilização de substâncias químicas. Posteriormente, organizaram-se os conhecimentos por meio das atividades experimentais, simulando as etapas do processo. Na aplicação do conhecimento, foram promovidas discussões abordando a consciência ecológica dos alunos para evitar o descarte do sabão-material poluente.

Resultado e discussão

RESULTADOS E DISCUSSÃO Na realização das oficinas, foram desenvolvidas ações fundamentadas nos princípios básicos de ensino-aprendizagem, favorecendo o método científico e relações alunos, professores e toda comunidade escolar, tendo em vista recursos e materiais alternativos para a obtenção dos produtos e demonstrações dos resultados obtidos, explicando assim todo o processo de saponificação a partir do óleo de cozinha. Constatamos também, um alto índice de alunos que não têm acesso à atividade laboratorial, por isso, foi necessário que os discentes responsáveis criassem ambientes seguros para a concretização destes trabalhos, os quais foram realizadas sem a presença de um laboratório adequado.

Conclusões

CONCLUSÕES As oficinas temáticas baseadas na contextualização dos conhecimentos químicos e na experimentação, permitem a criação de um ambiente propício para a interação entre professores/alunos, onde os alunos manifestam suas ideias, dificuldades, e os professores têm a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de seus alunos para redirecionar ou refazer percursos que facilitem a aprendizagem dos mesmos. O ensino adotado nas oficinas se mostrou motivador, pois as atividades experimentais prenderam a atenção dos estudantes,facilitando interpretação dos conceitos abordados na sala

Agradecimentos

Referências

ANGOTTI, J. ; DELIZOICOV, D. ; PERNAMBUCO, M. 2002. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.

FREIRE, Paulo.Ação cultural para liberdade a outros escritos.Paz e Terra;2007.ISBN 978-85-7753-023-6

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ