SOB A ÓTICA DO SUPERVISOR: PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS PIBID NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES SUSTENTÁVEIS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Rodrigues, E.G.S. (UFPB) ; Teixeira de Oliveira, A.P. (UFPB) ; Absalão da Costa, B. (UFPB) ; Paulo de Souza, D.T. (UFPB) ; Alves Rodrigues, I. (IFPB) ; Cavalcante do Nascimento, W. (UFPB)

Resumo

O referido trabalho enfatiza a importância da construção de modelos moleculares como alternativa para a compreensão da química ambiental. Para a assimilação dos conteúdos referentes aos problemas ambientais, surgiu a necessidade de estimular os alunos do ensino médio e bolsistas Pibid a reproduzirem materiais didáticos, promovendo uma nova metodologia para abordagem de conteúdos relacionados à química ambiental. A proposta foi executada nas turmas de 1° e 3° ano do ensino médio em uma escola pública na cidade de João Pessoa- PB, em que foram construídos modelos moleculares com uso de garrafas pet, relacionando os conteúdos de geometria molecular, hidrocarbonetos na temática ambiental.

Palavras chaves

Construção; modelos moleculares; ambiental

Introdução

Quando se fala em química ambiental no ensino médio, é percebida no aluno uma expressão de dificuldades em saber associar o conteúdo estudado e os impactos ambientais. Porém, o desafio dessa ciência é aumentar a utilidade dos recursos naturais não renováveis, transformar os materiais e possibilitar o aumento dos materiais biodegradáveis para minimizar os problemas ambientais. Diante desse contexto e do crescente volume de plásticos nos aterros sanitários, rios e ruas surgiu à necessidade da construção de modelos moleculares confeccionados com garrafas pet (Politereftalato de etileno). Espínola (2004)aponta que o fator importante para que medidas sejam tomadas, é a difícil decomposição dos plásticos no meio ambiente.

Material e métodos

O público participante no desenvolvimento do trabalho foram os alunos da Escola Padre Hildon Bandeira na cidade de João Pessoa-PB. Participaram 20 alunos do 1° ano e 30 alunos do 3° ano do ensino médio, totalizando 50 alunos. Ministrando a oficina foram 2 professores e 6 bolsistas do PIBID química UFPB. Inicialmente o professor supervisor e os bolsistas explicaram a respeito da problemática do descarte incorreto dos plásticos no meio ambiente. Em seguida, foram apresentados vídeos de sensibilização sobre uso abusivo de recursos renováveis e não renováveis. Na sequência o supervisor, bolsistas e alunos executaram a construção de modelos moleculares com garrafas pet. Para finalizar o professor supervisor fez uma entrevista para avaliar a ação de intervenção da oficina realizada.

Resultado e discussão

A oficina executada pelos professores e bolsistas Pibid aos alunos do ensino médio proporcionou motivação e interação (figura 1) entre as turmas envolvidas. A partir da análise das respostas contidas na entrevista, constatou-se que sobre a execução das ações, 50% dos bolsistas propuseram o trabalho para abordagem ambiental, 30% para auxiliar a aprendizagem de conteúdos de química, 20% por influência de vídeos assistidos sobre problemas ambientais. A respeito da construção de materiais didáticos, 25% dos bolsistas Pibid já contribuíram na confecção de outros materiais para aula e 75% nunca haviam produzidos nenhum tipo de objetos de aprendizagem. Neto & Fracalanza (2003) acreditam que desenvolver materiais didáticos pode ser uma atividade interessante, simples, racional e pode converter-se em um trabalho gratificante. Em relação aos objetivos alcançados pelos bolsistas, 55% deseja continuar produzindo materiais didáticos com intuito de abordar o tema ambiental, 25% afirmam que os alunos participaram ativamente da parte prática da oficina, 20% estiveram motivados na teoria e 5% se mantiveram desmotivados na parte teórica.

Figura 1. Interação entre os alunos na oficina de modelos moleculares

Fonte: Própria (2014)

Conclusões

O trabalho executado permitiu observar o quanto o aluno tornou-se motivado quando sujeito da ação. É importante destacar que a construção dos modelos moleculares, propiciou aos alunos e bolsistas Pibid a elaboração de questões críticas e reflexivas a respeito dos problemas de cunho ambiental. Por isso, torna-se indispensável, em um processo de ensino-aprendizagem, a prática de projetos relacionados a química e o meio ambiente.

Agradecimentos

Aos alunos do ensino médio da Escola Padre Hildon Bandeira, bolsistas do Pibid química ufpb.

Referências

ESPÍNOLA, L. C., Reciclagem de plásticos pós-consumo misturados não reaproveitáveis pelos centros de triagem de Porto Alegre. 2004. 139pag. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência e Educação. V.9, n.2, p.147-157, 2003.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ