Contextualizando as Teorias Atômicas

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Souza,neto,vieira,silva,silveira Costa, R.J.J.A.G.A.P.G.K.B. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO PE)

Resumo

Esse trabalho apresentou uma proposta de contextualização do assunto teorias atômicas, explorando a ludicidade, de modo a promover nos alunos um fácil aprendizado. Nesse sentido, fez-se uso do jogo didático Adivinhando Modelos e a construção de modelos atômicos de modo que os alunos foram incentivados, utilizando-se de materiais simples e de fácil acesso. Os resultados dos testes realizados, antes e depois dessas execuções, mostraram que o método foi eficiente.

Palavras chaves

Contextualização; Ludicidade; Teoria atômica

Introdução

A abordagem de determinados conteúdos mais complexos, exige uma melhor didática de ensino, ou seja, uma necessidade maior de integrar os conhecimentos químicos que envolvam o cotidiano e práticas ilustrativas. Como futuros professores de química, é indispensável o uso de uma abordagem atualizada que leve em consideração novos conceitos, processos e descobertas científicas e desse modo, fazer com que os alunos criem, despertem o raciocínio. Os parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998a) propõem a contextualização e a transversalidade como meios de motivar o aluno e dar significado ao que é ensinado em sala de aula, ou seja, nas atividades que serão exercidas pelo professor, ele deve dialogar, problematizar e encontrar na educação uma atividade que forme conexões de ensino, e dessa forma os experimentos devem ser acompanhados pela contextualização, de modo que se adapte a realidade do aluno e que seja de fácil compreensão. O tema escolhido teve como base a percepção de que alunos aprendem mais com a experimentação e o uso de jogos didáticos pois estes permitem não só um melhor entendimento do que acontece na natureza, como também da evolução da química, além de propiciar um saber mais científico, visto que isso também diversifica a forma com que os alunos aprendem, tornando tudo mais prazeroso em sala de aula. Tais estratégias de ensino os transformam seres críticos que se tornam donos da própria opinião em relação aos conhecimentos químicos de forma geral. Esse trabalho teve como objetivo levar um ensino dinâmico e eficaz para os alunos em forma palpável e concreta. Para que houvesse uma melhor compreensão do conteúdo usou-se materiais ligados ao cotidiano dos mesmos, materiais esses capazes de estimular a curiosidade e conseqüentemente o aprendizado.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido em três etapas numa turma de 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Rodrigues Pacífico da Luz, da cidade de Petrolina-PE. Na primeira etapa, houve a aplicação de um texto gerador, a História e Evolução dos Átomos, e um debate sobre o mesmo. Em outro momento, cada um dos trinta e sete alunos realizou um pré-teste de sondagem dos conhecimentos prévios a respeito do assunto. Recolhidos os pré-testes, a turma foi dividida em quatro equipes para a aplicação do jogo Adivinhando Modelos. No jogo, os alunos teriam que imaginar a forma dos materiais contidos nas quatro caixas, sem poder abri-las. Cada caixa continha um material diferente. Eram eles: prego, moeda, bola de gude e um dado. Nessa perspectiva, os alunos estariam vivenciando o mesmo que os cientistas, ao formularem os modelos atômicos. A segunda etapa fundamentou-se na construção dos modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford-Bohr, concretizando nos alunos, o saber teórico e prático. Todos os modelos foram confeccionados utilizando bolas de isopor, fios de cobre, tinta guache, pincel e alfinetes. A construção dos modelos também ocorreu em quatro equipes, onde cada uma ficou responsável por um modelo atômico. Na terceira etapa foi realizado um pós-teste, individualmente, com perguntas relacionadas ao assunto modelos atômicos.

Resultado e discussão

Os resultados do pré-teste mostraram que embora os alunos já tivessem visto o conteúdo sobre teorias atômicas na série anterior, os conceitos não estavam bem consolidados. O pré teste foi aplicado para os vinte e nove alunos que estavam presentes, sendo cada pré teste composto por quatro questões onde obteve-se os seguintes dados: Sessenta e dois acertos, trinta e quatro erros e onze questões não respondidas. Dados que serviram para a elaboração do gráfico 1. Após a aplicação do jogo didático e da construção dos modelos atômicos, os alunos passaram a ter melhor compreensão da visão que os cientistas tiveram e tornaram concretos os saberes como, matéria, átomos e modelos. Para fazer um comparativo foi aplicado um pós-teste para o total de 37 alunos presentes. O Pós-teste continha três questões e os resultados obtidos serviram para a elaboração do gráfico 2, que mostra um salto no rendimento dos alunos após o desenvolvimento do trabalho. O gráfico 3 mostra o rendimento obtido pelos alunos antes e depois das atividades desenvolvidas, utilizando-se da média do pré e pós-teste. Esses dados mostram a comparação dos acertos e erros e o percentual de desenvolvimento dos alunos, sendo possível perceber um aumento no índice de aprendizagem.

Gráfico 1.

Resultados do Pré-teste.

Gráfico 2.

Resultados do Pós-teste

Gráfico 3.

Comparativo de erros e acertos dos Pré e Pós-teste.

Conclusões

Durante o andamento das atividades observou-se o total aproveitamento da turma diante do que lhe foi oferecida, enfatizando a importância de práticas pedagógicas que incentivam e dão liberdade para os alunos discutirem o tema de disciplinas exatas como a química que geralmente é uma matéria “difícil” de aprender. Portanto, o ensino da química de forma contextualizada é sim um método interessante de avaliação de aprendizagem, pois o resultado foi satisfatório e o andamento desse trabalho contribuiu para o conhecimento da real situação das escolas públicas do país, trazendo suas deficiências e qualidades e fazendo com que nós como futuros docentes possamos nos adaptar a essa realidade de modo que garanta ao aluno uma melhor qualidade de ensino.

Agradecimentos

Ao IF Sertão PE e ao PIBID/ CAPES

Referências

Contextualizando a aula de metodologia no Ensino de Ciências. Disponível no site:
http://pt.slideshare.net/lucitorreao/contextualizando-a-aula-de-metodologia-do-ensino-2172322. Dia 22/07/2014 as 14:20 horas

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

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