ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO “HABILIDADE QUÍMICA” COMO UMA PROPOSTA LÚDICA PARA ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, J.S. (UFPA) ; da Silva, P.M.M. (UFPA) ; Menezes, M.P. (UFPA) ; Silva, J.A.C. (UFPA) ; Fernandes, A.C. (UFPA)

Resumo

O presente trabalho trata da elaboração de um material didático para o ensino de química em nível médio denominado “Habilidade Química”, refere-se a uma atividade lúdica para ser desenvolvida na escola, tendo como objetivo, propiciar um momento em sala de aula em que os alunos possam aprender de maneira interativa e divertida, com a finalidade de despertar o interesse dos estudantes em relação a diversos conteúdos químicos. A “Habilidade Química” é um jogo de tabuleiro desenvolvido para dois ou mais participantes, sendo vencedor aquele que chegar ao final do percurso tendo respondido as questões pertinentes ao tema proposto. O material exposto busca estreitar a relação professor-aluno por meio da aprendizagem de forma dinâmica, e por consequência trabalhar a estrutura cognitiva do aluno.

Palavras chaves

Material didático; Atividade lúdica; Tabuleiro

Introdução

A educação tem se desenvolvido de maneira a propiciar uma maior interação entre professores e alunos, para isso, “Atualmente são propostas novas metodologias que possibilitam levar aos alunos um ensino mais dinâmico, nesse contexto a utilização de atividades lúdicas” (FILHO et al., 2009) pode ser uma ferramenta que possibilite ensinar conceitos em sala de aula, bem como despertar o interesse dos alunos, tendo em vista seu caráter lúdico. “Os jogos são indicados como recursos didáticos, que podem ser utilizados em momentos distintos, como apresentação de conteúdos, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos” (CUNHA, 2004 apud LIMA, et al. 2011). Para Cabrera e Salvi (2005 apud Santana, 2008), os recursos lúdicos favorecem o desenvolvimento natural do ser humano, desde criança a idade adulta, isso se deve ao fato destas atividades favorecerem a estimulação das esferas motoras, cognitivas e afetivas dos indivíduos. Dessa forma o ser que brinca e joga é também um ser que age e pensa, aprende e se desenvolve intelectual e socialmente. Desta forma o presente trabalho tem por finalidade propor uma atividade lúdica para o desenvolvimento do ensino da Química no contexto escolar e ao mesmo tempo incentivar o uso de metodologias alternativas para que os alunos possam ter uma nova visão de ensino e possam ter uma aprendizagem mais significativa.

Material e métodos

: Para a elaboração do material didático “Habilidade Química” foi realizado um levantamento bibliográfico de modelos de tabuleiros para que fosse possível se ter uma ideia inicial do formato do jogo, em seguida foi feito um esboço em uma cartolina, no qual foi desenhada uma trilha no formato de “Q” contendo 32 casas, incluindo os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Posteriormente a trilha foi colorida de forma que pudesse chamar a atenção dos alunos. O esboço foi reproduzido no programa Corel DRAWX6 com a finalidade de criar formas geométricas com destaques adequados e assim finalizando o layout do tabuleiro como demostrado na Figura 1.

Resultado e discussão

“Habilidade Química” é um jogo educativo que tem como proposta ensinar os alunos partindo de um subsunçor, ou seja, aquele conhecimento que os alunos já possuem em sua estrutura cognitiva, aliando a função lúdica com a função educativa, organizando a estrutura cognitiva do aluno, de modo a favorecer a acomodação dos novos conceitos trabalhados, seguindo assim a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel (YAMAZAKI, 2008). O jogo trabalha com conteúdos de química inorgânica, química orgânica, elementos químicos e história da ciência, propondo que o aluno por meio do jogo consiga relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula com o seu cotidiano, através de perguntas contextualizadas que levam ao aluno um raciocínio lógico. Essa proposta visa tornar mais sólidos os conteúdos de química aprendidos em sala de aula, fortalecendo a aprendizagem dos conceitos presentes nestes conteúdos, como no exemplo ilustrado na Figura 2, que representa um tipo de carta que será trabalhada no jogo referente ao conteúdo Elemento Químico onde o aluno escolhe um número de 1 a 10 e o outro aluno lê a dica do número escolhido, caso o aluno acerte na primeira dica ele anda 9 casas que são referentes as dicas não lidas pelo outro aluno, conforme vai aumentando o número de dicas o aluno que esta respondendo andará a quantidade de casas relativas as dicas que não foram ditas, por exemplo se o aluno precisar de 6 dicas andará 4 casas e assim sucessivamente. Pode-se observar que nesta carta é trabalhada a aplicação da química no cotidiano, além de fortalecer os conhecimentos sobre a tabela periódica e levar ao aluno um raciocino lógico até que possa desvendar o enigma.

Layout do jogo



Carta do jogo



Conclusões

Em virtude dos fatos mencionados e baseando-se no uso do lúdico no processo de ensino aprendizagem, aponta-se como uma proposta de ferramenta pedagógica a utilização do material didático “Habilidade Química” baseado em jogos de tabuleiro, para o ensino da química e espera-se com o novo recurso elucidar questões de como o lúdico pode contribuir para o processo de ensino aprendizagem, bem como os benefícios do jogo no âmbito da socialização, da comunicação e no desenvolvimento das habilidades motoras e por consequência se torne capaz de motivar e facilitar a aprendizagem dos seus usuários.

Agradecimentos

a Universidade Federal do Pará

Referências

FILHO, E. B.; et al. Palavras cruzadas como recurso didático no ensino da teoria atômica. Química Nova na Escola, São Paulo, V. 31, N° 2, p. 88, Mai. 2009.

LIMA, E.C.; et al. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química. Revista eletrônica-3° edição: Educação em foco, p. 3, Mar. 2011. Disponível em: <http://www.unifia.edu.br/projetorevista/edicoesanteriores/Marco11/artigos/educacao/ed_foco_Jogos%20ludicos%20ensino%20quimica.pdf> Acesso em 19 Jul. 2014.

SANTANA, E. M. Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Anais do Seminário Nacional de Educação profissional e tecnologia. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo4.pdf>. Acesso em: 19 jul 2014.

YAMAZAKI, Sergio Choiti. Teoria da aprendizagem siginificativa de David Ausubel. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ