Aulas dinâmicas como elemento facilitador no aprendizado de Química destinado aos alunos da EJA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Carvalho, T.P. (UEAP) ; Malcher, J.A.S. (UEAP) ; Silva, F.D. (UEAP) ; Batista, E.F. (UEAP) ; Souza, N.N.O. (UEAP) ; Monteiro, G.B. (UEAP) ; Santos, S.T.F. (UEAP) ; Guardia, M.V.V. (UEAP) ; Queiroz, F.A. (UEAP)

Resumo

A presente pesquisa trata a respeito da inclusão de metodologias dinâmicas e inovadoras no ensino de Química, como os experimentos. Esta é uma pesquisa de campo, com aspecto predominantemente qualitativo, cujo objetivo foi o de verificar a importância das aulas práticas no ensino da EJA. O público alvo foram alunos da segunda etapa do ensino médio da EJA. As etapas da metodologia foram: aula com texto didático; aula expositivo-demonstrativa; experimentos; e aplicação de questionário. A análise dos resultados mostrou que os alunos julgam que a inclusão da experimentação no ensino de Química os ajudou a assimilar melhor o assunto abordado, dando, assim, uma maior credibilidade ao uso desta referida metodologia.

Palavras chaves

Ensino de Química; EJA; Experimentação

Introdução

O professor precisa conhecer seus alunos, visto que cada ser pensa e aprende diferente, e assim, identificar as dificuldades e escolher métodos que supram essa lacuna. Então, a busca por um tipo de metodologia adequada é constante e necessária, especialmente na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), na qual os alunos necessitam de um ensino diferenciado e motivador para permanecer nos estudos. No caso do ensino de Química, a experimentação é uma interessante opção de ferramenta pedagógica e que, segundo Ferreira, Hartwig e Oliveira (2010), pode contribuir na construção de conceitos. As aulas práticas são importantes para esclarecer ao aluno como ocorrem as reações químicas, por exemplo, e incentivá-lo a tirar suas próprias conclusões a respeito do fenômeno observado. Contudo, Chassot (2011) chama a atenção para não se fazer experimento pelo experimento, ou seja, o mesmo deve ser aplicado de maneira que esteja de comum acordo com o assunto em estudo, para que a aula tenha significado. Este artigo mostra como a introdução de novas práticas docentes baseadas na contextualização por meio de leitura didática e na experimentação podem dinamizar as aulas de Química, tornando-as atrativas ao olhar do aluno e favorecendo o desenvolvimento crítico do discente para sua formação como um profissional habilitado. Este estudo possui como objetivo verificar a importância das aulas práticas no ensino da EJA.

Material e métodos

Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professor Lauro de Carvalho Chaves, localizada na cidade de Macapá, Amapá, contou-se com a participação de duas turmas da segunda etapa do ensino médio da EJA, totalizando 41 alunos. A presente pesquisa consistiu na aplicação de três tipos de metodologias que se complementam para explicar o assunto “Introdução à Termoquímica”, os quais foram: texto didático; aula expositivo-demonstrativa com recurso midiático; e duas atividades práticas envolvendo o conteúdo trabalhado. As aulas experimentais ocorreram na sala de aula. Durante todas as aulas foram feitas associações do tema em estudo com o cotidiano dos alunos, além disso, nas aulas experimentais fizeram-se esclarecimentos a cerca da segurança em laboratório e indagações aos alunos conforme o assunto estudado. Ao término dos procedimentos metodológicos aplicou-se um questionário de cunho fechado aos alunos a fim de verificar a importância da experimentação no ensino de Química.

Resultado e discussão

A partir do questionário observou-se que a grande maioria (78,05%) dos discentes indagados nesta pesquisa julga importante a inclusão da experimentação no ensino de Química, certa vez que tiveram a chance de estar em contato com esta inovadora ferramenta didática e que facilitou a ampliação seus conhecimentos mediante a aplicação da teoria na prática. Durante as aulas experimentais todos estavam entusiasmados e dispostos a participar, pois era uma aula diferenciada, e muitos relataram que não se lembravam de ter presenciado anteriormente uma atividade deste tipo. E todos (100%) afirmaram que os experimentos os ajudaram a compreender melhor o assunto “Introdução à Termoquímica” e estava visível que eles realmente aprenderam o conteúdo, pois respondiam corretamente às indagações feitas durante as aulas práticas. Desta forma, torna-se essencial acrescentar experimentos nas aulas com o intuito de enriquecê-las e deixá-las interessante na ótica dos alunos, criando ambientes de investigação favoráveis ao desenvolvimento de seu cognitivo.

Conclusões

Diante disto, pode-se inferir que as aulas práticas são um importante recurso didático que deve ser adotado pelo docente a fim de tornar suas aulas mais atrativas, mais interessante, enriquecedoras, dinâmicas e prazerosas ao ver dos alunos tanto do ensino regular quanto da modalidade EJA.

Agradecimentos

À Deus. Ao colegiado de Química da Universidade do Estado do Amapá - UEAP. À Escola participante da pesquisa.

Referências

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. 368 p. (Coleção educação em química).

FERREIRA, L. H.; HARTWING, D. R.; OLIVEIRA, R. C. de. Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, mai. 2010.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ