POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE EXPERIMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

de Oliveira Santos, B. (IF- SERTÃO PE) ; Mirela Delmondes Mudo, L. (IF- SERTÃO PE) ; Marília Alves Guedes Hassuike, A. (IF- SERTÃO PE)

Resumo

Essa pesquisa objetivou conhecer quais podem ser as possíveis contribuições do uso de experimentos no processo ensino-aprendizagem de química em sala de aula. Foi embasada na abordagem qualitativa e quantitativa. Os participantes foram 60 estudantes de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os procedimentos adotados na coleta de dados foram: observação participante, realização de experimentos químicos e aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa demonstram que quando o professor realiza experimentos químicos em sala de aula os alunos assimilam e compreendem melhor os conteúdos apresentados de forma teórica. Desse modo, podemos concluir que é importante que o professor realize aulas experimentais para que os alunos compreendam melhor os conteúdos abordados.

Palavras chaves

Ensino de Química ; Realização de Experimento; Aprendizagem

Introdução

A química é a ciência que estuda a matéria, as transformações químicas e as variações de energia que acompanham estas transformações, por isso, o estudo dessa disciplina representa uma parte importante em todas as ciências naturais, básicas e aplicadas. A partir dessa concepção, Galiazzi e Gonçalves (2004) e Galiazzi (2000) apresentam que quando estudamos conteúdos da disciplina de química, é possível diferenciar suas atividades, sendo uma de viés teórico e outra de embasamento prático. Os conteúdos teóricos dizem respeito de explicações e desdobramentos sobre a concepção de autores e pesquisadores sobre determinado assunto. E, por outro lado, a atividade prática ocorre a partir do manuseio e transformação de substâncias nos laboratórios e nas indústrias, quando então se trabalha em nível macroscópico, isto é, em coisas visíveis (GUIMARÃES, 2009). Todavia, Schnetzler (2002; 2004) ressalta que quando não há uma articulação entre os dois tipos de atividades, isto é, a teoria e a prática no ensino de química, os conteúdos estudados podem não ter sentido e significado para os estudantes visto que não consideram como conteúdos relevantes à sua formação. Assim sendo, esse estudo visa descrever quais podem ser as possíveis contribuições do uso de experimentos no processo de ensino e aprendizagem de química em sala de aula.

Material e métodos

Esse estudo diz respeito uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e quantitativa do tipo descritiva realizada durante o período de janeiro a julho de 2014. Os participantes dessa pesquisa foram estudantes de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho – EREMCC, situada na zona urbana da cidade de Petrolina-PE. Cada turma tinha trinta alunos. O principal objetivo desse estudo consistiu em verificar quais podem ser as possíveis contribuições do uso de experimentos químicos no processo de ensino e aprendizagem de química em sala de aula. Inicialmente os pesquisadores realizaram observação participante em sala de aula durante quatro dias por semana nos momentos que o professor de química ministrava suas aulas, sendo dois dias em cada turma. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário composto de duas questões relacionadas com o conteúdo ministrado em sala, sendo uma questão relacionada ao ensino teórico e outra relacionada a realização de experimentos em sala de aula. Os materiais utilizados na realização dos experimentos foram: bola de assopro, bicarbonato de sódio, garrafa de água mineral (PET) 500 ml, vinagre, dentre outros. Ressaltamos que todos esses materiais foram custeados pelos pesquisadores. Nos momentos de observação participante nas duas salas de aula foi possível perceber que a prática pedagógica do professor, bem como o modo como os estudantes demonstravam estar assimilando o conteúdo ensinado em sala de aula. No dia seguinte, na sala de aula 1, após o conteúdo teórico os pesquisadores realizaram experimento e logo depois questionário que era composto de duas perguntas. Na sala de aula 2 não foi realizado experimento,apenas as aulas teóricas e mesmo questionário da sala de aula 1.

Resultado e discussão

Na Sala de Aula 1, após a aula teórica ministrada pelo professor foi realizado um experimento abordando o assunto ministrado pelo professor. Neste dia, a aula do professor consistiu em explicar para os estudantes as principais propriedades presentes na formação dos gases. De acordo com os dados apresentados no Gráfico 1, nesta sala de aula, percebemos que com a realização de aulas teóricos e práticas 83% dos estudantes demonstraram que compreenderam sobre as propriedades dos gases e responderam corretamente a questão. No entanto, 7% responderam de forma incorreta e 10% não responderam. Em relação ao fator temperatura e pressão dos gases 63% dos estudantes demonstraram compreender o assunto após a realização de aulas teóricas e dos experimentos, e 37% responderam de forma incorreta. Por outro lado, na Sala de Aula 2 foi realizado apenas as aulas teóricas e, em seguida, foi aplicado o mesmo questionário. Nos resultados percebemos que os estudantes nesta sala de aula tiveram maiores dificuldades em compreender o conteúdo ministrado pelo professor. Conforme descrito no Gráfico 2 percebemos que referente a primeira pergunta do questionário apenas 30% dos estudantes responderam corretamente, 57% dos estudantes responderam de forma incorreta e, 17% não responderam. Em relação a segunda pergunta do questionário 60% dos alunos responderam corretamente e 40% responderam de forma incorreta. De acordo com a realização desse estudo percebemos que a Sala de Aula 1 obteve melhor desempenho nas respostas dos questionários visto que tiveram aulas teóricas e práticas mediante a observação dos experimentos químicos. Entretanto, na Sala de Aula 2, visto ter apenas aulas teóricas apresentou uma menor capacidade de assimilação e compreensão dos conteúdos teóricos discutidos em sala.

Gráfico 1

Respostas do Questionário Aplicado na Sala de Aula 1.

Gráfico 2

Respostas do Questionário Aplicado na Sala de Aula 2.

Conclusões

Com a realização dessa pesquisa, percebemos que utilizar experimentos químicos em sala de aula como ponto de partida para desenvolver a compreensão de conceitos químicos, relacionando-os entre a teoria e a prática de forma planejada contribui significativamente para elevar o processo de aprendizagem dos estudantes concernente assuntos relacionados a disciplina de química (LEMBO, 2000). Por fim, visando alcançar o objetivo principal do processo de ensino, a aprendizagem, é importante que o professor realize aulas com experimentos químicos mediante um prévio planejamento pedagógico.

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus, ao IF-Sertão-PE e a todos da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC).

Referências

GALIAZZI, M. C. Seria tempo de repensar as atividades experimentais no ensino de Ciências? Revista de Educação, v. 23, n. 40, p. 87-111, 2000.
GALIAZZI, M. C; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Revista Química Nova na Escola, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de Química: Caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Revista Química Nova na Escola. v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009.
LEMBO, A. Química: Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 2000.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Revista Química Nova na Escola. Supl. 1 p. 14-24, 2002.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa no ensino de química e a importância da química nova na escola. Revista Química Nova na Escola, n. 20, nov. 2004.

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