UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE DROGAS NO ENSINO DA QUÍMICA: “QUEST DAS DROGAS”

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Soares, A.K.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; França, J.L.V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Pereira, E.J.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Alexandre, D.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Almeida, J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Paiva, N.I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

As drogas remetem nossa sociedade atual a uma problemática antiga e difícil de ser trabalhada, onde os usuários e possíveis usuários encontram facilmente o caminho de resolução de conflitos através delas. No entanto as medidas tomadas contra o uso de drogas de abuso não previnem completamente a entrada das pessoas nesse mundo, sendo necessário um maior número de medidas preventivas. O Quest das drogas é um jogo educacional e informativo que utiliza dados da disciplina de Química integrados no assunto das drogas. O jogo foi produzido pelo Grupo de Estudos sobre Drogas de Abuso do Curso de Licenciatura em Química, e aplicado na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, com alunos do 1º ano do Ensino Médio localizada em Fortaleza-CE.

Palavras chaves

Jogos Lúdicos; Química; Drogas

Introdução

A utilização de atividades lúdicas, como os jogos educativos, interligando o ensino da Química com o assunto de Drogas, está cada vez mais constante. É sabido que não existe melhor maneira de se aprender um conteúdo que não seja de uma forma lúdica e natural, como por meio de músicas, filmes e jogos, por exemplo (ALMEIDA, 2003). Dados relativamente recentes na literatura indicam que tem ocorrido um aumento no consumo de drogas com potencial de abuso em crianças em idade escolar, e inclusive em idade pré-escolar, particularmente em meninos de rua (FRANCISCHI, 2005). Através desse jogo, o conhecimento sobre o assunto será mais facilmente abordado e o processo de ensino-aprendizagem será facilitado. Alguns conteúdos de Química podem ser melhor repassados quando contextualizados, ou seja, aplicados em assuntos do cotidiano dos alunos para melhor assimilação da parte deles. O objetivo principal do jogo é melhorar a qualidade do ensino de Química e o objetivo secundário é integrar informações preventivas sobre um assunto que traz um problema para toda população e de difícil solução.

Material e métodos

O jogo é constituído de um tabuleiro, um dado, sete pinos e três tipos de cartas divididas por níveis de dificuldade: nível 1 (fácil), nível 2 (intermediário) e desafio (difícil). Os participantes sorteiam entre si a ordem de jogada e cada um dos participantes deve responder às perguntas sobre drogas em cada casa do tabuleiro, correspondente a cada nível que estiverem. O participante avança de nível, quando responder corretamente à questão do nível em que se encontra. O jogador poderá errar até cinco vezes em cada nível, se errar mais do que isso, ele não jogará em uma rodada da partida. O primeiro participante a chegar ao final do tabuleiro ganha o jogo.

Resultado e discussão

O jogo foi aplicado na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, em uma turma com 35 alunos. Foi aplicado um questionário, ao final do jogo, sendo observados alguns resultados aproximados, onde 95% dos alunos aprovaram a aplicação do jogo e 5% não aprovaram ou não estavam interessados. 98% já ouviram falar sobre drogas, enquanto, 2% nunca ouviram falar sobre o assunto enquanto 97% dos alunos nunca tiveram contato direto ou indireto com as drogas e 3% tiveram contato indireto com drogas. 95% dos alunos da turma gostaram e recomendaram o uso de jogos para melhorar as aulas de Química e 5% achou desnecessário o uso do jogo em sala, 90% dos alunos acredita que o jogo possa vir a ser aplicado em algumas séries do Ensino Fundamental enquanto 10% acredita que seria um incentivo ao uso de drogas. 95% recomendam o uso de jogos educativos para facilitar o entendimento de algumas disciplinas. Portanto os resultados do questionário indicaram que os participantes adquiriram os conhecimentos básicos acerca da problemática das drogas.

Conclusões

A utilização do jogo lúdico, Quest das Drogas, no Ensino da Química, auxiliou no processo de ensino sobre a abordagem da Química e Drogas, assim como estimulou os alunos a questionarem sobre assuntos pertinentes envolvendo a Química.

Agradecimentos

A Universidade Estadual do Ceará

Referências

FRANCISCHI, J. N. de. A Farmacologia em nossa vida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 137 p., 2005.
ALMEIDA, N.P. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. Edições Loyola, São Paulo, Brasil. 1974. 11ª Edição, 2003.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ