ENSINAR CONCEITOS RELACIONADO A PILHA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira da Silva, J. (IFSP-SP) ; Idalgo M, R. (IFSP-SP) ; Liu S, A. (IFSP-SP) ; Miranda Junior, P. (IFSP-SP)

Resumo

Neste trabalho foram realizados experimentos envolvendo diversas formas de se construir pilhas alternativas como pilha de limão, pilha de batata, pilha de refrigerante. Os conceitos de oxirredução foram utilizados para explicar o que ocorria no experimento.

Palavras chaves

pilhas alternativas; oxirredução; experimento

Introdução

Os resultados dos IDEB- 2011, indicam que as escolas públicas estão enfrentando sérias dificuldades em termos de educação. Esse resultado pode estar associado à falta de interesse por parte dos alunos, que pode ser agravado com a estratégia abordada, pautada na transmissão de conhecimentos, onde o professor é o centro deste processo de ensino e aprendizagem, e o aluno atua como sujeito passivo, aprendendo o que está sendo ensinado (CARDOSO, 2000). O projeto PIBID pode contribuir para minimizar esse problema, oferecendo aos alunos uma forma diferenciada de aprender química, por meio da elaboração de atividades que os motivam e ao mesmo tempo propiciam uma melhor internalização do conhecimento. Dentre essas atividades, o planejamento e execução de aulas práticas são relevantes, pois podem estimular o raciocínio e a iniciativa, além de desenvolver conteúdos procedimentais e atitudinais, pois o aluno deve relacionar os fenômenos observados, registrar dados obtidos e confrontar os resultados com os objetivos, desenvolvendo assim competências básicas importantes. No presente trabalho foi desenvolvida uma atividade experimental abordando conceitos de pilhas, o que envolve boa contextualização, já que existem inúmeras reações de óxido-redução no cotidiano, permitindo ao aluno uma construção mais adequada do conhecimento químico (MARCONDES, 2008; CARDOSO, 2000). O objetivo deste trabalho foi aplicar aos alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro experimentos de química, envolvendo conceitos de pilhas. Foram abordados conceitos de oxirredução para explicar os resultados obtidos, abordando estes fenômenos para enfatizar a química envolvida no cotidiano.

Material e métodos

As atividades propostas envolveram cerca de noventa alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Darcy Ribeiro, conveniada do PIBID e localizada na zona leste de São Paulo. Inicialmente, foi realizada uma abordagem teórica sobre conteúdos de oxirredução. Para o desenvolvimento da aula prática, os alunos foram divididos em grupos constituídos por 5 alunos, onde cada grupo recebeu um roteiro. Cada grupo desenvolveu uma pilha, constituídas de batata, refrigerante, limão e uma pilha modelo da de Daniel feita pelo professor. Após a confecção das pilhas, os alunos observavam se o LED acendia e mediram a voltagem de cada uma por meio de um voltímetro. Em seguida, os alunos responderam algumas questões sobre a determinada pilha e trocaram informações com os outros grupos.

Resultado e discussão

Inicialmente, foram abordados conceitos teóricos sobre reações de oxirredução e a história do desenvolvimento da pilha. Posteriormente, a aula prática foi desenvolvida dispondo em cada bancada os materiais necessários para o experimento, assim como os diferentes meios nas quais a pilha seria construída. Uma pilha de Daniel montada pelo professor, constituída pelos eletrodos de zinco e de cobre (Figura 1), foi passada por todas as bancas, explicando-se o experimento, o conceito de em série e paralelo. Em seguida, cada grupo de alunos montaram a sua pilha em questão (figura 1), e testaram sua eficácia com o auxílio de um multímetro. Em seguida as diferentes pilhas foram passando de mesa em mesa, para que cada grupo observasse a pilha montada pelo outro. E como curiosidade final juntou todas as pilhas em um circuito em série, e ligaram um LED e uma calculadora (figura 2). Com base nos resultados obtidos, pode ser inferido que a metodologia empregada foi eficaz. Ao rever as respostas para as questões propostas, foi possível observar que apresentam alguns erros, permitiu aos alunos participarem da construção do seu próprio conhecimento. Desta forma, pode ser ressaltado que as aulas experimentais com enfoque problematizador permitiram aos alunos realizar, registrar, discutir com os colegas, levantar hipóteses e discutir com o professor todas as etapas envolvidas no experimento, tornando a aprendizagem mais significativa, conforme apontado por GUIMARÃES, 2010.

figura 1

Pilha de limão e pilha de refrigerante Pilha de batata

figura 2

Pilha de Daniel, e as pilhas ligadas em série.

Conclusões

Com relação às atividades propostas neste trabalho mostrou-se se satisfatórias alcançando uma aprendizagem mais significativa, demonstrando assim que é importante ensinar química por meio de oficinas temáticas com resolução de problemas e exercícios, pois as oficinas apresentam subsídios para que os alunos possam entender o tema de estudo. E ao colocar questionários ao fim da aula experimental alem de gerar um conhecimento especifico, ocorre também um desenvolvimento de habilidades e raciocínio que muitas vezes não é trabalhado.

Agradecimentos

A CAPES, ao projeto PIBID e ao IFSP

Referências

CARDOSO, S. P.; Explorando a Motivação Para Estudar Química. Química Nova, v.23, n. 3, p. 401-04, 2000.

GEPEC – Grupo de Pesquisa em Educação Química. São Paulo: IQUSP, 1995.

GUIMARÃES, O.M. O Papel Pedagógico da Experimentação no Ensino de Química. Disponível em: http://www.eduquim.ufpr.br/matdid/novomat/pdf/Capitulo2.pdf
Acesso em 20/12/2012

MARCONDES, M. E. R. ¨Proposições Metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania¨. EM EXTENSÃO, Uberlândia, v.7, 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ