3 Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar: Como estratégia didática no ensino de química

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, K.M. (UNINTER) ; Rabelo, A.C. (UAA) ; Fernandes, E. (UAA)

Resumo

Com o intuito de explorar nas aulas de química a temática “resíduos sólidos” e, assim, promover uma mudança de paradigma nos alunos através da política dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar; esse trabalho foi desenvolvido a contextualização em sala de aula a partir da forma como a nossa sociedade descarta o lixo. Realizou-se uma intervenção em uma turma da 3ª ano do ensino médio da Escola Pública Des. António Guimarães-PE. O relato dos grupos evidencia de forma inequívoca, a importância do trabalho para uma maior conscientização dos estudantes envolvidos para atingir uma consciência ambiental mais crítica e reflexiva, principalmente quanto às medidas coletivas e individuais de resolver o problema do lixo contribuindo dessa forma para diminuir as agressões ao meio ambiente.

Palavras chaves

Residuos; 3 Rs; Conhecimento

Introdução

Chamamos ‘lixo’ a uma grande diversidade de resíduos sólidos de diferentes procedências, dentre eles o resíduo sólido urbano gerado em nossas residências. A taxa de geração de resíduos sólidos urbanos está relacionada aos hábitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma correlação estreita entre a produção de lixo e o poder econômico de uma dada população. No Brasil, o valor médio verificado nas cidades mais populosas é da ordem de 180 kg/hab/ano (FADINE e FADINE, 2001; CALDERONI, 2003). A EPA e a AGENDA 21 afirmam ser conveniente para se lidar com a geração de resíduo sólido, priorizar sistemas que busquem e/ou proporcionem uma diminuição da quantidade de resíduo a ser descartada e, consequentemente, os seus impactos ambientais associados. Assim, a crescente ameaça de colapso ambiental e de esgotamento de recursos, e a necessidade de encontrar soluções, explicam um movimento também crescente na revisão de paradigmas, no sentido de pensar as condições de operacionalização social, política e tecnológica do desenvolvimento sustentável. Sendo assim, a presente proposta de trabalho foi desenvolvida como uma forma alternativa de explorar nas aulas de química a temática “resíduos sólidos” e, assim, promover uma mudança de paradigma nos alunos através da política dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar

Material e métodos

Foi realizada uma intervenção didática na escola estadual Desembargador Antônio Guimarães, localizada no município de Cabo de Santos Agostinho-PE, cuja prosposta abordada foi desenvolvida na turma 3ª ano do ensino médio, com a participação de 30 alunos e os mesmos foram divididos em 5 grupos, cada grupo com 6 alunos. A abordagem didática foi construída com a pesquisa sobre temas exclusivos: 1- Tipos de lixo, 2- Perigos causados pelo lixo, 3- Reduzir, 4- Reutilizar e 5- Reciclar. Em seguida, cada grupo de alunos participaram de um inquérito aberto, onde os mesmos investigaram qualitativamente, o seu contexto escolar, observando-se o acondicionamentos do lixo no sua unidade escolar e realizaram reciclagem de alguns materiais

Resultado e discussão

Após a realização da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma avaliação geral de todo processo desenvolvido em sala de aula, através da exposição oral onde cada grupo pode expor livremente o que achou do trabalho realizado. Ciente da importância de dos 3Rs: Reduzir; Reutilizar e reciclar. Os alunos desenvolveram uma conscientização ambiental mais crítica, principalmente quanto a necessidade da coleta seletiva, oferecendo sugestões para minimizar o impacto causado pelo o lixo e demonstraram interesse na construção do conhecimento e possibilitado uma educação, que forme cidadões para a sociedade, traçando caminho para aprendizagem significativa. Conforme Santos et al., 2011 o ensino da química requer uma metodologia pedagógica que permita construir uma prática refletiva que, busque relacionar a realidade com ações construtivistas.

Conclusões

A proposta aplicada em sala de aula permitiu uma participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento crítico e participativo. Permitindo uma prática reflexiva para a formação de futuro cidadões

Agradecimentos

Referências

AGENDA 21. Estado de São Paulo. Secretaria de Meio Ambiente. Agenda 21 Global. Manejo ambientalmente saudável dos resíduos e questões relacionadas com os esgotos, cap.21. Disponível em: <http://www.ambiente.sp.gov.br/agenda21/apresentacao.htm>. Acesso: 25 de maio de 2012.

CALDERONI, SEBETAI. 2003. Bilhões perdidos no lixo. 4a. edição. São Paulo: Humanitas/FFCH/USP, 2003.

EPA. US Environmental Protection Agency - National Waste Minimization Program. Disponível em: <http://www.epa.gov/epaoswer/non-hw/reduce/catbook.htm>. Acesso: 23 maio de 2012.

FADINI, P.S. E FADINI, A.A.B. 2001. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial.

SANTOS, P. T. A; DIAS,J; LIMA,V.E.; OLIVEIRA, M. J; NETO,. L. J. A; CELESTINO, V.Q Lixo e Reciclagem Como Tema Motivado no Ensino da Química, Eclética Química, vº 36; nº 1; 2011.


Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ