A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA ABORDAGEM FACILITADORA NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, K.M. (UNINTER) ; Rabelo, A.C. (UAA) ; Fernandes, E. (UAA)

Resumo

O conhecimento do ensino de química, utilizando recursos simples e de baixo custo, através de aulas interdisciplinalizada realizadas na escola. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Doutor Francisco Pessoa de Queiroz no Ensino Fundamental e Médio (EJA). Foram aplicadas pesquisas de opiniões a respeito dos interesses da turma em relação ao ensino de química. Mediante a análise dos questionários, pôde-se ter uma ideia dos anseios em relação aos conteúdos de química. A participação dos alunos foi bastante efetiva, sempre motivada e participativa. Desta forma podemos dizer que as experiências vividas, relacionamento com os alunos, percepção de suas dificuldades e anseios.

Palavras chaves

Interdisciplinaridade; EJA; Motivação

Introdução

A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino fundamental e médio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o aluno tomará sua decisão e dessa forma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e cidadão (PCN's. MEC/SEMTEC, 1999)Uma das finalidades desse trabalho é analisar as reflexões sobre a aprendizagem, procurando identificar os fatores que motivam os alunos para a aprendizagem em química, caracterizando o papel das relações sociais e escolares nesta motivação e no processo educacional. O grupo de trabalho são alunos do Ensino de Jovens e Adultos do ensino médio da Escola Estadual Doutor Francisco Pessoa de Queiroz, situado na rua Hildebrando de Vasconcelos s/n, Dois Unidos, Recife– PE. “Radioatividade” da disciplina de química na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos), a fim de facilitar o ensino aprendizagem.

Material e métodos

O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Doutor Francisco Pessoa de Queiroz, na Rua Hildebrando de Vasconcelos s/n, bairro de Dois Unidos na Cidade do Recife-PE. Com o intuito de investigar as concepções dos estudantes da Eja relativo ao conteúdo de Radioatividade numa abordagem interdisciplinar. Foram analisados os conhecimentos prévios dos alunos através de uma análise qualitativa utilizando atividades e debates em sala de aula, com o objetivo de sondar as dificuldades dos discentes, em seguida fez-se uma abordagem sobre o conteúdo de Radioatividade e sua relação com o cotidiano, na sequência aplicou-se um questionário escrito como instrumento de pesquisa a fim de coletar dados para fomentar a pesquisa.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos nesse estudo reforçam nosso entendimento de que os alunos “aprendam” conceitos sem significado algum para suas vidas. Essas constatações parecem estar relacionada com os cuidados apontados por Santos e Schnetzler (2003) quando discutiam a respeito da necessidade de todo cidadão conhecer como utilizar as substâncias no seu dia-dia, e dessa forma saber posicionar-se diante de situações-problemas propondo soluções oportunas. Percebeu-se nesse momento a importância da intervenção didática realizada de forma interdisciplinar que contribuiu não só para esclarecer sobre o surgimento da radioatividade, mas também os discentes já conseguiram definir de forma bastante clara e coesa sobre radioatividade. Quando foi perguntado, após ter estudado Radioatividade, se a metodologia aplicada facilitou o ensino aprendizagem. Identificou-se uma evolução dos alunos com relação ao tema abordado, pois os mesmos se mostraram satisfeitos na assimilação do conteúdo o que possibilitou enfatizar que a química é uma ciência que está diretamente ligada ao dia-a-dia das pessoas mesmo quando estas não a percebem.

Conclusões

A aplicação deste projeto junto aos alunos do médio “B” da EJA na Escola Estadual Doutor Francisco Pessoa de Queiroz, da cidade de Recife/PE, permitiu concluir que os estudantes possuem um conhecimento interdisciplinar a respeito dos conteúdos sobre Radioatividade, despertando a capacidade de pensar, questionar e refletir na construção e reconstrução dos reconhecimentos químicos, biológicos e geográficos. A temática “a interdisciplinaridade como uma abordagem facilitadora na compreensão de conceitos químicos”, possibilitou o desenvolvimento dos alunos através de suas concepções prévias com o conhecimento científico reorganizado, acrescentando-lhes novas visões sobre o tema.

Agradecimentos

Referências

BRASIL, MEC. Em Aberto (Currículo: referenciais e tendências). INEP, Brasília, N.º 58, abril/jun. 1993.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Lei n.º 9.394 e legislação correlata. Bauru: São Paulo: Endipro, 1997.
LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 9 .ed. Petrópolis: Vozes 2001.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ