VII OLIMPÍADA SERGIPANA DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Bacelar Silva Barreiros, A.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Barroso Souza, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Libório Barreiros, M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estimular o interesse e aprendizado em química nos alunos de ensino médio, alem de permitir aos estudantes aplicarem seus conhecimentos, incentivando-os a serem futuros profissionais da área. Foram elaborados mil cartazes de divulgação, distribuídos por carta em 171 escolas da rede privada e 72 da rede pública, todas com ensino médio. Foi realizada também divulgação presencial nas principais escolas. A primeira etapa das olimpíadas foi realizada nas escolas e a segunda etapa foi ocorreu nos municípios de Glória, Estância, Lagarto Itabaiana e São Cristóvão. Houve participação de 101 escolas, em que 50 eram instituições públicas e 51 privadas. 4.654 alunos realizaram a inscrição para participar das olimpíadas, sendo 56% da rede pública e 44% da rede privada.

Palavras chaves

OSEQUIM; educação; olimpíadas

Introdução

A OSEQUIM - Olimpíada Sergipana de Química é um evento integrante do Programa Nacional de Olimpíadas de Química (OBQ) promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ). Sua primeira edição ocorreu no ano de 2006; Com o passar dos anos, o evento foi crescendo, e ganhou apoio da universidade federal de Sergipe, e da fundação de amparo à pesquisa e à inovação tecnológica do estado de Sergipe (FAPITEC). Além da participação dos alunos das escolas da capital, Aracaju, houve participação efetiva das escolas das cidades do interior do estado, correspondendo a mais de 50% dos inscritos. Esta maior participação das escolas do interior levou a ampliação do número de cidades onde a prova foi realizada em 2012, como por exemplo, Estância, Itabaiana, São Cristóvão, Lagarto de Glória. Além do aumento do número de participantes, houve também uma melhora nos resultados nas provas, seja na OSEQUIM, seja nas etapas nacionais, onde os alunos obtiveram medalhas de prata e bronze na Olimpíada Norte e Nordeste de Química e bronze na Olimpíada Brasileira de Química, além da participação de alunos na etapa II da Olimpíada Brasileira, sendo que esta etapa seleciona 15 alunos para um curso de especialização visando prepará-los para as Olimpíadas Internacionais: Mundial e ibero-americana. Além disto, foi criado um novo site para a divulgação das olimpíadas www.osequim.com.br, sempre atualizado. Nesta edição das olimpíadas foram realizadas duas etapas, a primeira foi realizada nos colégios,sob a responsabilidade e correção dos professores que enviaram as notas dos alunos, a segunda etapa foi realizada na Universidade Federal de Sergipe, com o auxílio das bolsistas e de fiscais voluntários. Este trabalho,buscou estimular o interesse e aprendizado em química nos alunos do ensino médio.

Material e métodos

Foi feita a elaboração e impressão de mil cartazes e divulgação de carta para 171 colégios da rede pública e 72 da rede privada, todos com ensino médio. Foi desenvolvido também um novo site do evento, o qual foi atualizado e as inscrições foram abertas diretamente no site. Foi realizado o trabalho de divulgação pessoalmente em escolas da rede pública e privada de ensino. A primeira etapa foi realizada nos colégios onde compareceram 2.476 alunos, sendo 817 alunos (MODALIDADE A, 1º. Ano do ensino médio), 830 (MODALIDADE B, 2º. Ano do ensino médio) e 829 (MODALIDADE C, 3º. Ano do ensino médio). Os gabaritos foram corrigidos pelos professores dos colégios e o resultado foi divulgado no site. Foram classificados 583 alunos, sendo 167 alunos (MODALIDADE A), 204 alunos (MODALIDADE B) e 212 alunos (MODALIDADE C). Além disto, no mês de Maio foram aplicadas as provas da olimpíada Norte/Nordeste (ONNeQ) onde os gabaritos e folhas de respostas foram separados e enviados á Fortaleza para a correção. A elaboração das provas da segunda etapa ocorreu no mês de junho, e a segunda etapa da OSEQUIM foi realizada simultaneamente em 5 municípios, sendo eles, Itabaiana, Glória, Estância, Lagarto e São Cristóvão. Finalmente, ocorreu a aplicação das provas da OBQ jr em Setembro onde os gabaritos e folhas de resposta foram separados.

Resultado e discussão

Houve participação de 101 escolas, em que 50 eram instituições publicas (29,2% do total) e 51 privadas ( equivalente a 70,8%), 4.654 alunos realizaram a inscrição para participar da mesma sendo 56% alunos da rede pública e 44% da rede privada de ensino, apenas 2.476 alunos realizaram a prova, com um aproveitamento de 53% dos inscritos (sendo 59,2% da rede privada) e (40,8% da rede pública): 583 foram classificados,com aproveitamento de 23,5%, sendo 167 alunos (MODALIDADE A), 204 alunos (MODALIDADE B) e 212 alunos (MODALIDADE C), destes classificados, 548 alunos, o equivalente a 94% dos classificados, realizaram a prova na segunda etapa, sendo 59 alunos da rede pública (10,76%) e 489 alunos da rede privada de ensino (89,24%), 35 alunos não compareceram para a realização da prova (6,1%). Com a realização da segunda etapa 141 alunos foram premiados, sendo 8 medalhistas de ouro (5,67%) com mais de 90% de acerto, 28 de prata (19,14%), entre 80% e 90% de acertos na prova, 53 de bronze (37,6%) com 70% a 80% de acertos e 55 menções honrosas (38,29%) entre 60% a 70% de acertos. Dos 141 premiados, quatro foram da rede pública (2,83%), onde um aluno recebeu medalha de ouro, um recebeu medalha de bronze e dois receberam menções honrosas, 137 dos 141 alunos premiados foram do ensino privado (97,16%). A porcentagem de alunos que compareceram na segunda etapa foi de 94%, o que equivale a 548. Além disto, 13 alunos foram premiados na OBQ, sendo 1 medalha de bronze e 8 menções honrosas (MODALIDADE A), 4 menções honrosas (MODALIDADE B. Na ONNeQ 35 alunos foram premiados, sendo 1 medalhista de bronze e 34 menções honrosas.

figura 1

Quantidade de alunos classificados para a segunda etapa da OSEQUIM

FIGURA 2

Quantidade de alunos premiados

Conclusões

Comparando os resultados de 2012 com a última edição foi observado que a quantidade de premiações foi menor para a última edição. O aproveitamento na OSEQUIM de 2012 foi maior, entretanto, na última edição os alunos enfrentaram dificuldades para a realização das provas devido as greves em 2012 e atraso do calendário acadêmico de 2013. Uma outra dificuldade foi que a realização das provas ocorreu em duas etapas. A maioria das premiações correspondem á escolas particulares exceto o CODAP (colégio de aplicação) e IFS( instituto federal de Sergipe) ambas da rede federal de ensino.

Agradecimentos

ABQ FAPITEC UFS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/ UFS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/ UFS/ ITABAIANA

Referências

SILVA, G. S., SANTANA, D. M., SANTOS, D. O., SUSSUCHI, E. M., BELLIN, I. C., MACHADO, S. M. F., BARREIROS, A. L. B. S., BARREIROS, M. L., SILVA FILHO, J. C. Olimpíada Sergipana de Química: Histórico e Resultados dos anos de 2009 a 2011. Scientia Plena, vol. 8, número 3, 2012

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