Plantando Química: Determinação do pH do Solo de Caxias do Sul e o Cultivo de Indicadores ácido-base Naturais

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

de Marco, P. (IFRS - CÂMPUS CAXIAS DO SUL) ; Koike Cuff, E. (IFRS - CÂMPUS CAXIAS DO SUL) ; Ravel Gomes Lino, N. (IFRS - CÂMPUS CAXIAS DO SUL)

Resumo

Esta pesquisa aborda o estudo do potencial hidrogeniônico (pH) do solo de Caxias do Sul, a fim de fazer sua medição e correção com materiais alternativos de baixo custo, como suco de repolho roxo e teste adquirido em agropecuária e cinzas de fogão a lenha, respectivamente, servindo de exemplo para instituições que não possuem uma boa infraestrutura. Também é objetivo cultivar hortênsias, que são indicadores ácido-base naturais. A metodologia se baseou em obter informações em artigos, na realização de experimentos e de questionários. Discutimos como o pH pode ser abordado de maneira interdisciplinar com outras áreas, como biologia e geografia. Concluímos que os alunos não compreendem muito bem a Química, por decorarem conceitos e não os relacionarem com o cotidiano.

Palavras chaves

pH de solos; indicador natural de pH; experimentos

Introdução

Vivemos em uma sociedade onde a disciplina Química é sinônimo de dificuldade para alunos do ensino médio, pois esses acabam não relacionando o que é aprendido em aula com o seu cotidiano. Assim, estamos buscando cada vez mais métodos alternativos para a realização de experimentos em instituições que não possuem laboratórios. É necessário mostrarmos aos alunos de ensino médio que o conteúdo visto em sala de aula faz parte do seu cotidiano e que devemos fazer a ponte entre a teoria e a prática. Como moradores da região Sul, somos providos de podermos apreciar diferentes cores exibidas, por exemplo, pelas flores hortênsias, que são comuns na região, atraindo olhares de turista. O lugar é propenso para cultivo desse tipo de flor, visto que a baixa temperatura presente na serra gaúcha ajuda a flor a se desenvolver. Quimicamente falando, essa planta tem uma característica muito forte, pois é um indicador ácido-base natural e com sua coloração, podemos saber se o solo é ácido ou básico. Talvez uma parte dos estudantes não saiba disso, por não serem questionados sobre o mundo que os cerca. O estudo do pH engloba vários outros conteúdos, como deslocamento de equilíbrio químico, por isso é importante explicar com calma o assunto, pois ele está presente nas nossas vidas, mesmo que não percebemos. Já que o Câmpus Caxias do Sul está desenvolvendo uma interação entre homem e natureza, essa proposta nos dará a chance de investigar o pH do solo e fazer as correções necessárias de acidez com métodos alternativos, além de contribuir com o paisagismo do instituto, plantando hortênsias. Como realizando práticas somos investigadores do nosso próprio mundo, alunos participaram conosco, para terem a chance de colocarem em prática o conhecimento químico anteriormente relatado em sala de aula.

Material e métodos

A primeira parte da pesquisa foi realizada através da leitura de artigos que continham práticas envolvendo a medição do pH de solo com materiais alternativos de baixo custo. Com esses dados em mãos, realizamos o experimento de determinação do pH do solo do Câmpus Caxias do Sul, com suco de repolho roxo e teste adquirido em agropecuária. Após termos os resultados tabelados, fizemos a correção do solo com cinzas de fogão à lenha, para então plantarmos as hortênsias e vermos sua coloração. Para divulgarmos a nossa pesquisa, realizamos uma aula com alunos do segundo ano do instituto, que até então não tinham visto o assunto pH e fizemos as seguintes questões a cada um deles: 1- O que significa a sigla pH? 2- Cite exemplos de onde o pH é encontrado em nosso cotidiano. 3- Por que o pH é importante? 4- Você sabe por que as hortênsias são azuis na região Sul? 5- Você se interessaria mais pelo pH se soubesse que ele é colorido? Depois de eles entrarem no conteúdo, repetimos as questões. Para eles fixarem a ideia sobre pH, cada um trouxe do seu bairro um pouco de terra e realizamos o seguinte experimento: Deixamos a terra secar, depois colocamos para decantar. Após, adicionamos suco de repolho roxo e testamos o pH da água decantada com o teste adquirido em agropecuária. Assim, eles puderam perceber que mesmo todos morando na mesma cidade, o pH variou.

Resultado e discussão

De resultados sobre essa pesquisa, temos que o pH medido com suco de repolho roxo e com o teste adquirido em agropecuária confere com a medição do Phametro. Percebemos que colocar a terra para decantar com água da torneira não fica uma água límpida, por isso a necessidade de usarmos água destilada. Vimos também que se deixarmos mais de dois dias a terra decantando, o pH alterava, devido as condições do ambiente e estar em sistema aberto. Notamos que as cinzas do fogão à lenha corrigem a acidez, pois as cinzas possuem nutrientes de que o solo precisa para se tornar fértil, como potássio. Concluímos que a cor desperta curiosidade da parte dos alunos para estudarem química.

Coloração do pH do Solo

Coloração do pH do solo de sete regiões diferentes medido com suco de repolho roxo

Coloração do pH do Solo

Coloração do pH do solo de sete regiões diferentes medido com teste adquirido em agropecuária

Conclusões

A partir do trabalho realizado, concluímos que há vários métodos alternativos para a realização de aulas práticas sem o uso de laboratório. Que os professores precisam fazer uma ponte entre a teoria e a prática, para situar o aluno que o conteúdo visto em aula aparece no cotidiano. Concluímos que o aluno precisa fazer a interação entre homem e natureza, para saber o que está acontecendo com o ambiente em que vive. E de uma forma geral, finalizamos que é necessário divulgar que a Química não é uma parte e sim um todo, por isso está presente tanto na natureza, como na sociedade.

Agradecimentos

Agradeço ao Prof. Mestre Josimar Vargas, pela paciência e incentivo na orientação e realização do projeto. Além das ideias que aprimoraram o trabalho.

Referências

Química nova na escola: Corantes naturais como indicadores de pH (Maio,2003)

Química nova na escola: pH do solo (Novembro, 2009)

http://www.jardimdasideias.com.br/322-o_potassio_e_as_plantas

http://professorjuniorvieira.wordpress.com/tag/medidor-de-ph-caseiro/

http://www.fazfacil.com.br/jardim/ph-solo/

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