A OLIMPÍADA DE QUÍMICA NA ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO DE CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Costa, E.O. (UFCG) ; Sousa, A.S. (UFCG) ; Silva, A.S. (UFCG) ; Araújo, D.S. (UFCG) ; Lima, J.A.C. (UFCG) ; Araújo, M.L.M. (UFCG) ; Lima, R.C.S. (UFCG) ; Santos, J.C.O. (UFCG)

Resumo

A realização de olimpíadas é de grande valia para despertar o interesse e a melhor compreensão dos conteúdos, além de serem ferramentas de promoção de um aprendizado significativo, possibilitando a competição dos mesmos em busca do conhecimento. O objetivo desde trabalho é mostrar a importância de uma olimpíada de química para a formação de alunos e professores de uma escola pública da Paraíba. Pôde-se observar que as olimpíadas atuaram como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento de ensino-aprendizagem nos alunos e na reformulação da prática docente.

Palavras chaves

Olímpiadas; Ensino de Química; Contextualização

Introdução

Em um mundo que depende cada vez mais do conhecimento, em que novas tecnologias são introduzidas com freqüência crescente, a difusão do saber é indispensável ao exercício da cidadania. A realização de olimpíadas é de grande valia para despertar o interesse e a melhor compreensão dos conteúdos, além de serem ferramentas de promoção de um aprendizado significativo, possibilitando a competição dos mesmos em busca do conhecimento (MELO et al., 2006). A Olimpíada Paraibana de Química é um evento para estudantes do ensino médio que se realiza anualmente, promovido pelo Departamento de Química-UEPB. Desta olimpíada estadual são selecionados os representantes que competem na Olimpíada Brasileira de Química. Este evento visa, entre outros objetivos, estimular o ensino, o estudo e a investigação no campo da Química, bem como, através da relação ensino-aprendizagem, o entrosamento dos professores universitários, graduandos em química, de docentes com estudantes das escolas de ensino médio. Busca-se, também, a descoberta de jovens com talento e aptidão para o estudo e as pesquisas nesta ciência. A Olimpíada seleciona e capacita estudantes para compor as delegações nas competições brasileiras. De acordo com Oliveira et al. (2012), a promoção de olimpíadas é de grande importância no desenvolvimento do raciocínio lógico, que possibilita o surgimento de candidatos que se identifiquem com carreiras científicas. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma nova concepção de olimpíadas para os alunos e professores de química do ensino médio.

Material e métodos

A Olimpíada de Química realizou-se na Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, Cuité – PB, com as turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Médio, com a colaboração dos alunos integrantes do subprojeto de Química do PIBID-UFCG. A divulgação da Olimpíada Paraibana de Química foi realizada através da internet e cartazes, sendo utilizado o correio eletrônico. O material enviado continha normas de participação, ficha de inscrição, conteúdo programático e convite de participação. A natureza de análise dos resultados baseou-se no método quantitativo e qualitativo, sendo utilizado como coleta de dados questionários contendo perguntas abertas e fechadas, além de observações e relatos de alunos. A investigação foi dividida em três etapas, a primeira etapa procurou saber se o aluno estava interessado em participar das Olimpíadas de Química, através de um questionário aplicado online no laboratório de informática da escola. A segunda etapa foi à preparação dos alunos para 1º fase da Olimpíada com aulas extra-classes. A terceira etapa foi realização da Olimpíada com 235 alunos do ensino médio com turmas de 1º ano, 2º ano e 3º ano, observando-se a classificação de 10% dos alunos para 2º fase.

Resultado e discussão

A olimpíada teve como propósito incentivar os alunos a construir um conhecimento diferenciado da sala de aula, envolvendo a disciplina de Química. A aceitação pelos alunos foi claramente percebida, através do envolvimento, motivação e curiosidade em resolver as diferentes atividades propostas. Independente dos resultados das fases do trabalho, observou-se o desenvolvimento de um espírito motivador nos alunos e professores em buscar crescer essa atividade na escola. A realização de olimpíadas foi de grande valia para despertar o interesse e a melhor compreensão dos conteúdos de química ministrados, além de terem funcionado como ferramentas de promoção de um aprendizado significativo, possibilitando a competição dos mesmos em busca do conhecimento. Através da Olimpíada, os alunos compreenderam melhor os conteúdos e demonstraram um maior interesse em estudar Química. Pôde-se observar que as olimpíadas atuaram como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento de ensino-aprendizagem dos alunos e na reformulação da prática docente.

Conclusões

O preparatório para olimpíadas de Química, de uma maneira geral, pôde contribuir para uma nova fase do ensino da Química, em busca de novos talentos ou na sua criação. O objetivo foi desenvolver uma nova concepção de olimpíadas por meio de um ambiente quimicamente rico onde os alunos do ensino público pudessem mudar o seu modo de ver e sentir a disciplina em busca de interligar com a química no seu cotidiano.

Agradecimentos

PIBID/CAPES/UFCG

Referências

MELO, C.V.P; DONADIA, J.F.; PIROVANI, R.V.; SANTOS, T.G.; PENHA, T.R.; .; E.M.DA SILVA, MORIGAKI , M.K. A OLIMPÍADA CAPIXABA DE QUÍMICA E O ENSINO DESTA CIÊNCIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Química, 2006.

OLIVEIRA, M.T.O.; OLIVEIRA, B.M.;SOUSA, L.G.S.; SANTOS, R.; JUNIOR, C.R.S.; ALVARENGA, A.M. Olimpíadas de Ciências Exatas. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, n.3, p.2317-3203, 2012.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ