EVASÃO DE ALUNOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFPI – CAMPUS DE PARNAÍBA NOS ANOS DE 2009 A 2014.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Nunes, M.S. (IFPI) ; Melo, A.A. (IFPI) ; Rocha, E.V. (IFPI) ; Souza, L.K.M. (UFPI)

Resumo

A permanência do estudante na universidade está integrada e envolvida com o desenvolvimento social de toda a sociedade. Esta permanência vem sendo comprometida pela evasão dos estudantes nos cursos do ensino superior. Dessa forma,o presente trabalho consiste em um estudo da evasão dos alunos no curso de licenciatura em Química do IFPI – Campus de Parnaíba nos anos de 2009 a 2014. Foram realizados levantamentos de dados no IFPI com o número de alunos ingressantes por ano e a quantidade desses que conseguiram concluir o curso. Além disso,foram realizados questionários aos alunos desistentes, alunos ingressantes e aos professores da Instituição de ensino superior. As principais causas de evasão mencionadas no estudo decorrem da aprovação desses alunos em outros cursos,dentre outras.

Palavras chaves

Evasão; Licenciatura em Química; IFPI

Introdução

Sabe-se que a educação no Brasil, assim como no mundo inteiro, é responsável por um altíssimo grau de importância para o desenvolvimento social, ou seja, traz sustentabilidade para uma sociedade que almeja evoluir de maneira intelectual, econômica, humana e estrutural (PRIM; FÁVERO, 2013). No entanto, a evasão universitária vem se impondo, ao longo do tempo, como uma realidade cada vez mais ostensiva no âmbito do ensino de graduação. A evasão estudantil no ensino superior é um problema internacional que afeta o resultado dos sistemas educacionais (PEREIRA; ZAVALA; SANTOS, 2011). As perdas de estudantes que iniciam, mas não terminam seus cursos são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos. No setor público, são recursos públicos investidos sem o devido retorno (SILVA FILHO et al, 2007). Atualmente, o Brasil passar por um período de crescimento acelerado no número de cursos e alunos no ensino superior. No entanto, apesar do maior número de ingressantes, o abandono ou trancamento de matrículas nas universidades é também um fenômeno em expansão (BARDAGI, HUTZ, 2005). Os estudos sobre evasão no Brasil se tornaram mais frequentes a partir do ano de 1995, quando foi estabelecida a Comissão Especial de Estudos sobre Evasão, através de Portaria SESu/MEC, com o objetivo de desenvolver pesquisas, sobre o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior. (VELOSO; ALMEIDA, 2002). Contudo, a evasão de alunos dos cursos de graduação das universidades brasileiras ainda não foi tratada com o rigor e o empenho analítico necessário para seu entendimento. Dessa forma, é de suma importância saber razão pela qual o aluno abandona seu curso, para que futuramente seja possível sanar essas evasões nos cursos superiores.

Material e métodos

O devido trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa de campo utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca da evasão dos alunos no curso de licenciatura em Química no IFPI nos anos de 2009 a 2014. As etapas seguidas para a realização da pesquisa foram: revisão bibliográfica; definição do universo da pesquisa; definição da população-referência; levantamento de dados; análise dos dados; e conclusões. A revisão bibliográfica foi realizada antes da pesquisa de campo, para adquirir conhecimento sobre o assunto abordado, bem como durante toda a pesquisa de campo visando elucidar alguns questionamentos que apareceram ao longo do trabalho. A pesquisa foi destinada aos alunos que evadiram do curso, aos que ingressaram e aos docentes do curso de Licenciatura em Química do IFPI. Objetivando investigar a evasão existente no curso de Licenciatura em Química do IFPI nos anos de 2009 a 2014. Para isso foi realizado o levantamento de dados no próprio IFPI, além da formulação de questionários, que abordavam os principais motivos da evasão dos alunos do curso de Licenciatura em Química. A porcentagem de alunos que evadiram do curso foi calculada pela a ferramenta Percentage Calculator.

Resultado e discussão

Os dados levantados no IFPI demonstraram os seguintes resultados: no ano de 2009 ingressaram 40 alunos no curso de Licenciatura em Química do IFPI, 47,5% (n=19) evadiram-se do curso; em 2010, ingressaram 40 alunos, porém 55% (n=22) desistiram do curso; no ano de 2011, 40 alunos se matricularam no curso, no entanto, 57,5% (n=23) abandonaram a graduação; em 2012, 40 alunos ingressaram no curso, e, 52,5% (n=21) evadiram da licenciatura; no ano de 2013, 40 alunos foram matriculados, mas até o momento 37,5% (n=15) já desistiram do curso; no ano corrente de 2014, foram matriculados 44 alunos, porém já ocorreu uma porcentagem 12,5 (n=05) de desistência. Quanto aos resultados obtidos nos 100 questionários aplicados, 55% (n=55) dos entrevistados responderam que a aprovação em outros vestibulares é a principal causa de evasão do curso de Licenciatura em Química no IFPI, seguido da dificuldade no aprendizado das disciplinas que correspondeu a 30% (n=30) dos indivíduos investigados, e, 15% (n=15) responderam que utilizaram o curso para embasamento para a realização de outros vestibulares. Dessa forma, nota-se a grande evasão do curso de Licenciatura em Química no IFPI – Campus de Parnaíba, tornando-se necessário um maior conhecimento sobre essas causas de abandono, além da necessidade de políticas públicas que fomentem esse curso com mais recursos, além de uma maior infraestrutura para o Campus mencionado. Além disso, a baixa remuneração de profissionais que fizeram algum curso de Licenciatura é outro fator que propicia a evasão dos alunos para cursos renomados e mais conhecidos, que possuem uma melhor remuneração.

Conclusões

A evasão do curso de Licenciatura em Química no IFPI – Campus de Parnaíba nos últimos anos é preocupante e alarmante. Com isso, necessita-se de maiores estudos sobre o tema abordado, para que os números de evasões no devido curso sejam minimizados. A média de evasão no curso ficou próxima de 50%, mostrando a necessidade de maiores investimentos e uma maior adoção de políticas públicas visando diminuir esses abandonos no ensino superior. Uma vez que, a educação é fundamental para o crescimento do indivíduo e da sociedade que ele faz parte.

Agradecimentos

Agradecemos ao IFPI, aos alunos e professores que contribuíram para a elaboração desse trabalho.

Referências

BARDAGI, M.; HUTZ, C. S. EVASÃO UNIVERSITÁRIA E SERVIÇOS DE APOIO AO ESTUDANTE: UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA. Psicologia Revista, v. 14, n. 2, 2005.
PEREIRA, R. S.; ZAVALA, A. A. Z.; SANTOS, A. C. EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Revista de Estudos Sociais, n. 26, v. 13, 2011.
PRIM, A. L.; FÁVERO, J. D. MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR DE UMA FACULDADE NA CIDADE DE BLUMENAU. E- Tech: Tecnologias para a Competitividade Industrial: Especial Educação, 2013.
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, 2007.
VELOSO, T. C. M. A.; ALMEIDA, E. P.; Evasão nos cursos de graduação da universidade federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá um processo de exclusão. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 2002.

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