Reaproveitamento da casca de ovo como reagente em aulas teóricas e práticas no ensino contextualizado e investigativo de química.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Melo, A.M. (LABQUIM/UFPB) ; Ventura, W.S.N. (LABQUIM/UFPB) ; Medeiros, J.A. (LABQUIM/UFPB) ; Silva, E.O. (LABQUIM/UFPB) ; Lucena, G.L. (LABQUIM/UFPB) ; Dias, D.I. (LABQUIM/UFPB) ; Quirino, M.R. (LABQUIM/UFPB)

Resumo

As disciplinas das ciências apresentam maior dificuldade de assimilação entre os alunos devido à maneira como estas são abordadas. Frequentemente os professores trabalham com aulas expositivas conceituais e acríticas, levando o educando a memorização de conceitos não proporcionando em um aprendizado significativo. Diante disto, objetivou-se aperfeiçoar o ensino de química através de uma aula que utilizou a casca do ovo como reagente das atividades experimentais. As práticas foram realizadas no Laboratório com uma turma de 2º ano do ensino médio. Através de instrumentos avaliativos, foi possível observar que houve uma melhor compreensão e assimilação do assunto abordado, evidenciando que as práticas proporcionam um caminho pedagógico eficiente no que diz respeito ao ensino de química.

Palavras chaves

Contextualização; Química; Casca de ovo

Introdução

Atualmente a maneira como as ciências são estudadas nas escolas proporcionam o desinteresse por parte do discente em participar das discussões geradas através do conteúdo trabalhado. Isto ocorre devido à falta de contextualização e aulas experimentais relativas ao assunto abordado. As finalidades dadas à contextualização/problematização vão desde a motivação emocional dos estudantes em participar do contexto discursivo da sala de aula até elemento fundamental na construção do conhecimento científico (DELIZOICOV, 2005). Por isso, torna-se necessário inserir o conteúdo na realidade do estudante, da maneira mais próxima do seu cotidiano, para motivá-lo a interagir e facilitar a compreensão dos assuntos estudados em sala de aula. A experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação, (GUIMARÃES, 2009). A casca de ovo, cujo constituinte é o carbonato de cálcio (WEY et al., 2009), possibilita a aplicação deste resíduo em diversos experimentos químicos com este material através de reações de calcinação (obtenção de óxido de cálcio); ataque ácido a carbonatos, obtenção do hidróxido de cálcio, estequiometria, estruturas cristalinas do CaCO3 e do CaO através da obtenção de difratogramas de Raios – X, condutividade elétrica em meio aquoso e pH. Diante do exposto, buscou-se trabalhar com o reaproveitamento de resíduo agroindustrial, mostrando aos alunos a importância ecológica do reuso desses material. E também a aplicação da casca de ovo como reagente principal em aulas práticas correlacionando estes experimentos com conteúdos trabalhados em sala de aula

Material e métodos

O trabalho foi realizado no Laboratório de Química (LABQUIM) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da UFPB, com 22 alunos do ensino médio do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros. Para a realização da pesquisa foi elaborado um plano de aula no qual foi dividido em quatro momentos distintos de acordo com Paim et al.(2004): Pré – intervenção avaliativa, aula teórica, aula prática e pós-intervenção avaliativa. A pré-intervenção foi o primeiro momento pedagógico, no qual foi aplicado um questionário individual acerca da química da casca do ovo e assuntos variados pertencentes a disciplina de química do ensino médio correlacionado com este material. Esta etapa objetiva avaliar os conhecimentos químicos pré-existentes dos alunos sobre o tema tratado. No segundo momento foi ministrada uma aula teórica abordando a importância da reutilização do resíduo do ovo (casca de ovo) e suas aplicações como reagente principal em diversas reações. Na aula experimental, momento no qual os alunos colocaram em prática todo o conteúdo visto anteriormente, foram realizadas práticas envolvendo a calcinação do CaCO3 da casca do ovo, reação do CaO com água e dissolução CaCO3 em água para verificação do pH , poder de condutividade elétrica dos compostos iônicos CaO e do CaCO3 , análise dos difratogramas da casca do ovo e do CaO com o objetivo de ensinar ao educando a compreender a interação dos raios X com estruturas cristalinas e por fim, foi feita uma proposta investigativa em relação a porcentagem de CaCO3 presente na casca do ovo. Todas as etapas da aula foram realizadas em 8 horas e dividida em dois turnos. Para finalizar, foi aplicado a pós-intervenção contendo questões sobre química da casca do ovo, objetivando verificar o rendimento médio da turma antes e depois da aulas ministrada

Resultado e discussão

As médias da pré- e pós-intervenção apresentaram valores de 0.52 e 7.06, respectivamente. Pôde-se constatar que a metodologia empregada proporcionou uma melhoria na assimilação dos conteúdos, influenciando positivamente na aprendizagem dos discentes. A prática é um instrumento fundamental para o processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar e deve ser trabalhada em conjunto com a exposição teórica. Então, com a casca do ovo foi possível explorar uma diversidade de assuntos. Através da calcinação o aluno pôde compreender a reação de decomposição. No ataque ácido a casca foi tratado reações e gases. Em seguida, o discente pôde trabalhar o obtenção do Ca(OH)2 e verificar o pH. Trabalhou-se a condutividade elétrica desta solução e do CaCO3 da casca. Através da pré-intervenção, notou-se que o discente não sabia sobre estruturas cristalinas dos materiais. Logo, foi possível através dos difratogramas de raios X (FIGURA 01) da casca do ovo e do óxido obtido esclarecer como os raios X interagem com o material, assim como trabalhar o espectro eletromagnético. Para finalizar, os discentes determinaram através da estequiometria a percentagem de CaCO3 da casca do ovo. Nesta etapa, o aprendiz teve oportunidade de investigar. Então, observou-se que os alunos ficaram motivados e isto resultou em uma postura não passiva em relação a esta temida disciplina. De acordo com Aquarone et al (1990) o resíduo gerado necessita de destino adequado e com relação ao casca do ovo experimentos químicos pode ser uma alternativa.

FIGURA 1

Difratogramas de Raios-X do CaCo3 e do CaO obtidos da calcinação da casca do ovo a 800oC, respectivamente.

FIGURA 2

Teste de condutividade elétrica do CaO obtido da calcinação da casca do ovo a 800oC

Conclusões

Através do experimento realizado foi possível observar que a prática possui uma relação positiva com o processo de ensino aprendizagem do aluno de ensino médio. Isto possibilitou um desempenho significativo no desenvolvimento de atividades que correlacionam os conteúdos ministrados em sala de aula, uma vez que o aluno é estimulado a participar de forma ativa, compreendendo a maneira na qual a disciplina está envolvida no seu cotidiano e ainda utilizando como reagente um resíduo.

Agradecimentos

Referências

Aquarone, E, Borzani, W., Lima, U.A. Biotecnologia: tópicos de microbiologia industrial. v. 2. São Paulo: E. Blüche, 1990.
DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: Pietrocola, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: UFSC, p. 125-150, 2005.
GUIMARÃES, Cleidson Carneiro; Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa; Química Nova na Escola, vol. 31, N°03, agosto de 2009, pgs.198-202
PAIM, G. R.; MORAES, T. S., FENNER, H. PIMENTAL, N. L. Longas Correntes, Grandes Uniões, XXIII Encontro Nacional de Estudantes de Química, SÃO CARLOS, 2004, Cd. Rom.
Wei Z, Xu C, Li B. Application of waste eggshell as low-cost solid catalyst for biodiesel production. Bioresource Technol 2009; 100: 2883-5.

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