ENSINO DE QUÍMICA: A VISÃO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CONFRESA-MT

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, J.C. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Silva, N.C. (IFMT-CAMPUS CONFRESA)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo fundamental investigar a visão de alunos do ensino médio sobre o ensino de química, a importância das aulas de química em suas vidas e as dificuldades que enfrentam no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, a coleta de dados teve como base a aplicação de um questionário, tendo como sujeito da pesquisa 17(dezessete) alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual 29 de Julho, localizada no município de Confresa – MT. Diante dos resultados obtidos verificou-se que a maioria dos alunos gosta de estudar a disciplina de química, porém não gostam da forma como a mesma é apresentada, tem dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, observou-se também que os alunos reconhece a importância da química em suas vidas conseguindo relaciona-la com situações do cotidiano.

Palavras chaves

Ensino de química; visão de alunos; ensino médio.

Introdução

O estudo da química deve-se principalmente ao fato de possibilitar ao homem o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo que o cerca, podendo analisar, compreender e utilizar este conhecimento no cotidiano, tendo condições de perceber e interferir em situações que contribuem para a deterioração de sua qualidade de vida. (CARDOSO e COLINVAUX, 2000). Para ensinar esta matéria, o professor deve fazer uma reflexão sobre o que ensinar e como ensinar, como desenvolver os temas adequadamente, como estabelecer um ordenamento lógico entre os conteúdos, como conciliar as atividades práticas com o conteúdo teórico. É necessário que ele saiba transmiti-la e torná-la assimilável pelo estudante. (SILVA, 2011). Segundo (CHRISPINO, 2010) é necessário que reflitamos sobre o sentido do ensino de química para os estudantes do ensino médio, a fim de que a disciplina química passo ser vista como algo que contribui para o melhor entendimento do mundo social. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a visão dos alunos do ensino médio sobre o ensino de química, a importância das aulas de química em suas vidas e as dificuldades que enfrentam no processo de ensino-aprendizagem.

Material e métodos

Para a realização deste trabalho foi inserido o método de pesquisa exploratória, onde se adotou o estudo de caso, a coleta de dados teve como base a aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, para a análise dos questionários aplicou-se a técnica de análise de conteúdo. A população da pesquisa foi constituída por 17(dezessete) alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual 29 de Julho, localizada no município de Confresa - MT.

Resultado e discussão

A partir da análise dos questionários, verificou-se que 41% dos alunos entrevistados não gostam e estudar a disciplina de química, contra 59% que gostam, sendo que 12% dos alunos consideram o estudo da química fácil, 18% difícil e 70% complicado. Com relação às aulas de química 18% dos alunos classificaram como boas, 35% ótimas e 47% regulares, os mesmos fizeram várias sugestões que poderiam melhorar as aulas, onde se destacaram o aumento no número de aulas semanais, à utilização de aulas práticas, maior clareza e objetividade na exposição dos conteúdos, aulas mais dinâmicas e contextualização. Em relação ao conhecimento de química 6% dos alunos consideram-se ótimo, 18% ruim, 35% bom e 41% regular, no entanto 82% dos alunos afirmou ter dificuldade no processo de ensino-aprendizagem da disciplina, apontando com motivos, à falta de estudo e atenção, os cálculos matemáticos, as fórmulas químicas e a metodologia utilizada nas aulas. Quando questionados sobre a importância do estudo da química, 94% dos alunos afirmaram que o ensino de química e importante, pois consideram que através da química terão a possibilidade de conhecer e compreender as substâncias e os fenômenos da natureza, diferenciar o que pode ser prejudicial ao homem, ou devido à sua necessidade na futura profissão. A química foi considerada importante na vida pessoal de 82% dos alunos, que mostraram ter um bom conhecimento de sua presença no cotidiano. Nos exemplos citados, a química está relacionada ao corpo humano, ao meio ambiente, a substâncias e fenômenos do dia- a- dia.

Conclusões

Dado o exposto conclui-se que a disciplina de química tem sido vista pelos alunos como algo abstrato, difícil de ser estudada e compreendida. Os alunos reconhecem à importância do estudo da química e como ela está presente no seu cotidiano, entretanto, a maneira como a disciplina vem sendo apresentada em sala de aula dificulta o ensino-aprendizagem dos alunos, pois a metodologia predominante ainda e da aula tradicional, baseada na memorização de cálculos e fórmulas, desvinculando-se da realidade do aluno. Contudo cabe ao professor utilizar metodologias que envolvam o aluno para o aprendizado dessa disciplina complexa, porém, essencial.

Agradecimentos

Agradecemos ao IFMT- Campus Confresa e aos alunos que participaram da pesquisa.

Referências

CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, v.23, n.3, p.401-404, 2000. Disponível em:< http://submission.quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2000/vol23n3/v23_n3_(17).pdf>. Acesso em: 10/07/2014.

CHRISPINO. A. Ensino de química e a escolha entre o passado e o futuro. Revista de Química Industrial, nº 727, p.6-12, 2010.

SILVA. A.M. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Revista de Química Industrial, nº 731, p.7-12, 2011.



Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ