A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INTRODUÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira, D.R.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Pereira, M.R.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO-UEMA) ; Carvalho, W.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO-UEMA) ; Campos, V.N.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO-UEMA) ; Silva, A.F.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO-UEMA) ; Nunes, S.F.L.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO-UEMA)

Resumo

No presente trabalho realizou-se a elaboração e aplicação de um questionário sobre a relevância das aulas práticas na disciplina de Química em duas escolas do Ensino Médio de São Luís - MA. Este trabalho teve como objetivo analisar, a partir da visão dos alunos, como a introdução de aulas práticas de Química em escolas do Ensino Médio auxiliam de modo significativo no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que os alunos entrevistados consideram as aulas experimentais importantes, pois ajudam na fixação dos conteúdos abordados nas aulas teóricas.

Palavras chaves

Aulas práticas; Ensino de Química; Ensino Médio

Introdução

A disciplina de Química é uma ciência que estuda a matéria, as suas propriedades, os componentes e as mudanças sofridas por ela, além da energia envolvida nessas transformações. Ela concede explicações extremamente importantes sobre nosso mundo e como ele funciona (BROWN et al, 2005), fazendo- se assim na sua introdução aos alunos no Ensino Médio a necessidade de assimilar muitos conceitos e essa introdução de informações, às vezes excessiva, é que torna a sua aprendizagem difícil, pois muitas vezes o método de abordagem dos conteúdos e conceitos ocorre de maneira apenas conceitual e com pouca ou nenhuma ligação com o cotidiano do aluno. Portanto, a Química é uma ciência teórico- prática, pois utiliza-se de fenômenos ocorridos no cotidiano e o seu ensino deve ser contextualizado e direcionado no sentido de despertar no aluno a curiosidade e o interesse (SILVA e BANDEIRA, 2006). Porém, no decorrer da aprendizagem dos conteúdos de Química no Ensino Médio, um dos obstáculos observados é a dificuldade do aluno em associar o conteúdo da disciplina com seu cotidiano e assim não os correlaciona aos conceitos ensinados em sala de aula. Sendo assim, a utilização de experimentos em laboratórios torna-se muito útil para o ensino dos conceitos de Química uma vez que nessa ciência a teoria e a prática estão diretamente ligadas. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo analisar, na visão de alunos do Ensino Médio, o quanto a realização de experimentos químicos em laboratórios podem ajudar e o quanto são importantes e eficazes para ensinar conteúdos pouco motivadores aos alunos da disciplina.

Material e métodos

Inicialmente, efetuou-se a elaboração de um questionário composto por cinco perguntas, sendo elas todas fechadas, para obter dados sobre a introdução de aulas práticas no ensino de Química no Ensino Médio. Em seguida, o mesmo foi aplicado em duas escolas da rede pública localizadas na cidade de São Luís – MA, no ano letivo de 2014, sendo essas classificadas como: Escola A, com laboratório de Ciências e Escola B, sem laboratório de Ciências. Foi ressalvada a privacidade dos entrevistados durante o processo de aplicação do questionário em duas turmas de cada série do Ensino Médio, totalizando 270 alunos.

Resultado e discussão

O esquema de divisão das escolas foi realizado de acordo com a Tabela 1. Conforme as análises dos resultados apresentados na Figura 1, verificou-se que 93 % dos alunos da Escola A e 97 % da Escola B responderam que a Química é uma disciplina de difícil compreensão. Verificou-se que 95 % alunos da Escola A e 98 % da Escola B afirmaram que gostam ou gostariam de ter aulas práticas de Química. Quando perguntados sobre a importância da realização de aulas experimentais e se estas ajudam na fixação dos conteúdos abordados nas aulas teóricas 99 % e 97 % dos alunos da Escola A e B, respectivamente, responderam que as aulas experimentais são importantes. Já 76% dos alunos da Escola A e 80 % da Escola B responderam que as aulas teóricas e práticas são igualmente importantes no processo de ensino-aprendizagem. Na última pergunta, sobre se os alunos consideravam-se prejudicados pela baixa frequência ou ausência das aulas experimentais, observou-se que não houve diferença significativa entre os discentes da Escola A e Escola B, pois 98 % dos alunos de ambas as escolas concordaram que a ausência de aulas experimentais os prejudicaria no processo de aprendizagem de Química. Portanto, segundo Guimarães (2009), a experimentação pode ser uma estratégia eficiente que permite a contextualização e demonstração dos conteúdos trabalhados pelos professores em aulas teóricas e que essa experimentação pode influenciar de forma direta na aprendizagem dos alunos. Ainda, segundo Izquierdo e cols. (1999), essa metodologia ajuda o aluno a aprender, entretanto a não utilização irá interferir na absorção dos conteúdos.

Tabela 1. Escolas e quantidades de alunos entrevistados.



Figura 1. Resultados das perguntas aplicadas nas escolas A e B.



Conclusões

A partir da análise dos resultados dos dados coletados, verificou-se que a baixa frequência ou a ausência de aulas experimentais afetam diretamente o processo de ensino-aprendizagem do aluno, uma vez que a introdução de aulas experimentais foi caracterizada pelo mesmo como uma ferramenta complementar de ensino de química, sendo esta extremamente importante para que o aluno compreenda melhor os componentes e ações presentes no seu cotidiano a fim de melhorar a sua compreensão sobre a química e o seu estudo, apresentando assim menos dificuldades na sua jornada acadêmica.

Agradecimentos

Aos alunos das escolas selecionadas e aos colaboradores na pesquisa e a Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Referências

BROWN, T. L. et. al. Química: a ciência central. Trad. R. M. Matos. 9. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005. p.1, 2005.
GUIMARÃES, C.C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, 2009.
IZQUIERDO, M.; SANMARTÍ, M. e ESPINET, M. Fundamentación y diseño de lãs prácticas escolares de ciências experimentales. Enseñanza de lasCiencias. v. 17, n.1, p-45-60. 1999.
SILVA, A. M. e BANDEIRA. J.A. A Importância em Relacionar a Arte Teórica das Aulas de Química com as Atividades Práticas que Ocorrem no Cotidiano. In: IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA. Fortaleza. CD de Resumos do IV SIMPEQUI, 2006.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ