A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS EM TITULAÇÕES ÁCIDO-BASE EM COMPARAÇÃO A MATERIAIS DE LABORATÓRIO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Pereira, M.R.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO-UEMA) ; Ferreira, D.R.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO-UEMA) ; Carvalho, W.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO-UEMA) ; Cruz, R.D.F. (UEMA) ; Campos, V.N.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANÃO-UEMA) ; Santos, M.S. (UEMA) ; Nunes, S.F.L.C. (UEMA)

Resumo

O presente trabalho faz-se um comparativo de como realizar uma titulação distinta ácido-base,na qual a primeira titulação é realizada com equipamentos de laboratório e a segunda é realizada através de materiais alternativos com intuito de aplicar esse novo método em escolas públicas do ensino médio de modo a facilitar a aprendizagem no ensino de ciências, visando o uso didático por educadores da área de química e ciências. Os resultados confirmam que a experimentação dos métodos obteve uma concordância entre seus valores, o qual o método alternativo mostrou-se útil para auxiliar os alunos a construírem suas concepções relacionadas ao ensino de ciências e despertando o interesse do mesmo,tornando o ensino mais eficaz.

Palavras chaves

Titulação ácido-base; Laboratório; Material alternativo

Introdução

Uma prática muito comum nos laboratórios de ensino de química é a titulação. Esta é uma técnica baseada em um procedimento em que se mede o volume de um reagente (titulante) usado para reagir completamente com a substância que está sendo analisada (analito). Em uma titulação, pequenos volumes da solução do titulante são adicionados lentamente à solução do analito (titulado) até que se atinja o ponto de final da titulação, demonstrado, pela mudança de coloração de um indicador ácido-base ou a formação de um precipitado (SILVA, 1990).No qual, a precisão descreve a repetibilidade dos resultados, ou seja, é a concordância entre valores numéricos para duas ou mais repetições das medidas, ou medidas que tenham sido feitas exatamente do mesmo modo. Em geral, a precisão de um método pode ser obtida pela repetição da medida e a exatidão é o maior número de resultados próximo ao valor teórico. (SKOOG, 2002). Uma forma de viabilizar os experimentos nas escolas de ensino médio é a utilização de equipamentos alternativos, de baixo custo e fácil acesso, empregando materiais presentes no cotidiano, sem prejudicar os objetivos e metas da aprendizagem. A aula experimental é um instrumento de ensino muito eficaz, pois facilita a visualização e compreensão de fenômenos, além de despertar o interesse por disciplinas de exatas e desenvolver o senso crítico dos alunos com a socialização do trabalho em grupo.O presente trabalho tem como objetivo comparar os dois métodos de titulação e demonstrar de forma eficaz e precisa a substituição dos utensílios de laboratório por materiais de fácil obtenção para mostragem e aplicação no ensino médio.

Material e métodos

Para a realização da titulação ácido-base foi feita uma titulação a partir de materiais presentes em um laboratório químico e a outra com materiais alternativos. Nos dois métodos utilizou-se uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), outra de ácido acético (CH3COOH), fenolftaleína como indicador, suporte universal, béquer de 50 mL, erlermeyer 250 mL, bureta 50 mL, espátulas e garras. Logo depois, realizou-se a mesma titulação substituindo-se os seguintes materiais citados anteriormente por utensílios de fácil obtenção. Para substituir o suporte universal foi necessário o uso de um pedaço madeira de forma quadrada servindo como base de sustentação deste suporte, outro pedaço de madeira foi utilizado com intuito de servir como haste;para medir o volume da titulação foi colocado sobre a haste de madeira uma régua de 30 cm. Para a titulação do NaOH foi preciso a utilização de uma mangueira de 9 mm sustentada pela mesma haste e colocada sobre a régua, colocou-se em uma das pontas um controlador de equipo macro, encontrado em almoxarifados de hospitais. Na substituição do béquer, erlenmeyer, balão volumétrico e espátula, utilizou-se: coletor de exames de 40 mL, copo descartável, garrafa pet de 250 mL e palheta de exame, respectivamente(Figura 1). A realização das titulações foram em 5 replicadas, o qual anotou-se os dados obtidos.

Resultado e discussão

Os valores da titulação 1 e 2 correspondem à realização das titulações feitas com materiais laboratoriais e alternativos respectivamente, no qual percebeu-se a concordância entre os valores obtidos,(Tabela 1). Os resultados alcançados com o método alternativo foram satisfatórios para utilização no ensino da química, sendo um experimento de fácil realização e os reagentes utilizados podem ser encontrados em produtos no domicílio como por exemplo o vinagre e soda cáustica. A substituição dos utensílios laboratoriais nesta análise visa a aplicação no ensino de química como forma de incentivo e com intuito de uma maior participação dos alunos em compreender os conteúdos relacionados a este experimento.

Figura 1: matriais utilizados e montagem do sistema



Tabela 1:Resultados das titulações



Conclusões

Os experimentos foram reproduzidos de modo que os resultados encontrados satisfazem o objetivo proposto neste trabalho. Foi constatada a precisão dos valores de cada titulação. No desenvolvimento da substituição dos utensílios laboratoriais para os alternativos, observou-se a praticidade da realização de comparação deste experimento. Dessa forma, a sua aplicação em laboratórios de ensino das escolas públicas constitui-se de uma ferramenta importante no ensino de ciências, trabalhando conceitos introdutórios de experimentação em química.

Agradecimentos

Laboratórios de Macromoléculas e Produtos Naturais da UEMA.

Referências

SILVA, R. R.; BOCHI, N.; ROCHA FILHO, R. C. Introdução à Química Experimental.
McGraw Hill, São Paulo, p. 81.1990.
SKOOG, A. D.; HOLLER, F. J.; NIEMAN, T. A. Princípios de Análise Instrumental. 5º ed. São Paulo Bookman, 2002.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ