IMPACTOS GERADOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DOM IDÍLIO JOSÉ SOARES EM OURICURI-PE.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, L.L. (IF SERTAO PE CAMPUS OURICURI) ; Lopes, M.R. (IF SERTAO PE CAMPUS OURICURI) ; Oliveira, J.C.L. (IF SERTAO PE CAMPUS OURICURI) ; Ribeiro, F.A.S. (IF SERTAO PE CAMPUS OURICURI) ; Silva, J.L.A.J.B.M. (IF SERTAO PE CAMPUS OURICURI) ; Souza, E.P.M. (IF SERTAO PE CAMPUS OURICURI) ; Pessoa, A.S. (IF SERTAO PE CAMPUS OURICURI)

Resumo

O trabalho foi realizado na cidade de Ouricuri/PE, no qual contou com a participação de 60 alunos de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio da escola Dom Idílio José Soares. O objetivo desse trabalho consiste em promover práticas experimentais envolvendo conteúdos de química estimulando o aluno com aulas dinâmicas e demonstrativas, visando melhorar o aprendizado dos mesmos na disciplina. Este trabalho foi realizado por meio de apresentações de experimentos em grupo, sobre o conteúdo reações químicas, debates das aulas práticas e a aplicação de um questionário para avaliação. Notou-se que com as atividades práticas o aprendizado dos educandos melhorou muito, mostrando que só as aulas expositivas não são suficientes para que o professor obtenha melhores resultados em sala.

Palavras chaves

Ensino de Química; Alunos do Ensino Médio; Aulas práticas

Introdução

Muitas vezes o ensino de Química se limita apenas a aulas expositivas, onde o conhecimento é apresentado aos alunos de forma monótona e desarticulada com a realidade, causando incompreensão e desinteresse. Sabe-se que ao reduzir o ensino a uma abordagem meramente formal, acaba-se por não considerar as várias possibilidades para tornar a Química mais útil, perdendo a oportunidade de associá-la com os avanços tecnológicos que afetam diretamente a sociedade. As Atividades Experimentais contribuem para o processo ensino-aprendizagem em química. Essa componente curricular tem uma maneira característica de lidar com o mundo, e nas aulas práticas os estudantes podem perceber que é fundamental reconhecer e utilizar conscientemente os saberes na construção de uma sociedade mais justa. Segundo Delizoicov e Angotti (1991, p. 22): “Na aprendizagem de Ciências Naturais, as atividades experimentais devem ser garantidas de maneiras a evitar que a relação teoria-prática seja transformada numa dicotomia”. Arruda e Laburu (1998) compartilham dessa ideia quando afirmam da necessidade de ajustar a teoria com a realidade, sendo a ciência uma troca entre experimento e teoria, onde não há uma verdade final a ser alcançada, mas somente a teoria servindo para organizar os fatos e os experimentos, adaptando a teoria à realidade. Nesse sentido, A atividade experimental deve oferecer condições para que os alunos possam levantar e testar suas ideias e suposições sobre os fenômenos científicos que ocorrem no seu entorno. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver experimentos de química a fim de relacionar com os conteúdos de química, contribuindo, assim, para a aproximação do aluno com a Química e para o seu processo de ensino aprendizagem.

Material e métodos

Neste trabalho foi utilizada uma metodologia de uso de experimentos com materiais de baixo custo, trabalho este realizado com 60 alunos de duas turmas do 1º ano do Ensino Médio da escola Dom Idílio José Soares, localizada no município de Ouricuri, PE. O tema central trabalhado foi o conteúdo Reações Químicas, o qual seguiu três etapas. Na primeira etapa foram apresentadas aulas expositivas sobre o assunto, com o objetivo de causar curiosidades por parte dos alunos, em seguida foram divididos grupos de três alunos para apresentarem experimentos, sendo feito um sorteio das equipes para ordem de apresentação. A segunda etapa iniciou-se extraclasse, na qual cada equipe escolheu o experimento que iria apresentar se responsabilizando por todo o material necessário para a apresentação e sempre em contato com as outras equipes para não correr o risco de apresentarem o mesmo experimento, finalizando esta etapa com as apresentações feitas pelos alunos e debates liderados pela professora da turma e pelos bolsistas do projeto PIBID. A terceira e ultima etapa foi à aplicação de um questionário, após todo o trabalho para avaliar o aprendizado e a aceitação dos alunos em meio a esse tipo de aula, sendo que as três ultimas questões também foram aplicadas antes das atividades serem iniciadas para que houvesse uma comparação de desempenho dos alunos.

Resultado e discussão

De acordo com as respostas dadas pelos alunos ao questionário aplicado, percebe- se que a maioria dos mesmos ainda não tinha assistido aulas práticas em sala (figura 1). Também consideram que as aulas experimentais contribuem muito para um melhor entendimento sobre o assunto estudado e ainda afirmam que ficam mais animados com a disciplina em trabalhar com experimentos. Em resposta a segunda pergunta a maior parte dos alunos avaliou seu próprio aprendizado como bom ou ótimo, conforme mostra figura 2. Pode-se observar a partir do gráfico da figura 3, que quase 100% dos alunos, 59 dos 60 entrevistados responderão que gostariam de ter aulas práticas de química com mais frequência. Quando perguntados se preferiam que o professor apresentasse as práticas, a grande maioria, 55 dos 60 responderam que não, ou seja, preferem eles mesmos apresentarem e interagirem com os experimentos. As próximas três perguntas do questionário procuraram avaliar de forma simples se realmente a execução de experimentos traz contribuições expressivas para a compreensão do conteúdo de química abordado. As figuras 4 e 5 trazem o percentual comparativo de acertos dessas três questões que foram aplicadas antes e depois dos experimentos. Os resultados comparativos, obtidos e mostrados nas figuras 4 e 5 feitos após a realização de todas as atividades incluindo as mostradas nas figuras 6 e 7, refletem a importância desse tipo de trabalho, onde os alunos interagem diretamente entre si e com as atividades experimentais para o entendimento e compreensão dos assuntos abordados na disciplina de química. Mesmo os temas mais básicos e fundamentais, como é o caso de “Reações Químicas”, podem ser melhores assimilados pelos alunos quando estes têm a oportunidade de lidar com esses temas de maneira mais concreta.

Resultado da pesquisa aplicada no trabalho

Figura com as respostas dadas pelos alunos ao questionário aplicado no trabalho

Resultado da pesquisa e imagens dos alunos durante as aulas práticas

Figura contendo parte dos resultados obtidos com a pesquisa e mostrando alguns alunos durante a realização das aulas práticas

Conclusões

Através do método utilizado foi possível identificar um aumento significativo no interesse dos alunos pelas aulas de química, bem como percebeu-se que os alunos passaram a reconhecer a importância das reações que acontecem ao seu redor. A partir das questões sobre reações químicas ficou claro o avanço na compreensão do conteúdo abordado, pois a grande maioria dos alunos se deu muito bem durante as atividades, obtendo uma aprendizagem bastante expressiva, onde 80% dos educandos acertaram as questões aplicadas, o que antes das atividades práticas apenas 28% haviam respondido satisfatoriamente.

Agradecimentos

A CAPES pela concessão das bolsas, a ABQ pela realização do evento, a Escola Estadual Dom Idílio pela parceria e ao IFSERTÃO-PE pelo incentivo.

Referências

ARRUDA, S.M.; LABURU, C.E. Considerações sobre a função de experimento no ensino de Ciências. In: NARDI, Roberto (Org.). Considerações atuais no ensino de Ciências. São Paulo: Editora Escrituras, 1998. p. 73-87.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1992.

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