O Jogo “A Caminho da Sustentabilidade”: uma proposta de atividade lúdica desenvolvida pelo PIBID IFRJ - Campus Nilópolis

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Dionizio, T.P. (IFRJ) ; Nascimento, R.S. (IERP) ; Monteiro, C.V.O. (IFRJ) ; Castro, D.L. (IFRJ)

Resumo

O PIBID é um programa a nível nacional criado pela CAPES com o intuito de estimular a educação básica e incentivar a formação inicial dos licenciandos. Os bolsistas do PIBID buscam uma forma mais lúdica para ensinar ciências, contudo de maneira contextualizada. Deste modo foi desenvolvido o jogo "A caminho da sustentabilidade". Criado por Licenciandos do IFRJ, o jogo tem como temática a sustentabilidade e busca apresentar e conscientizar os alunos de Ensino Fundamental e Médio sobre atitudes do dia-a-dia que podem ou não ser sustentáveis. Na atividade, são tratados assuntos como o uso de energia e a reciclagem e são abordadas não só as atitudes das pessoas, mas também as das empresas. O jogo foi aplicado durante uma feira de ciência atendendo um publico variado.

Palavras chaves

Jogo didático; Ensino de ciências; Sustentabilidade

Introdução

Sustentabilidade, de acordo com sua definição, defende que o ser humano deve satisfazer suas necessidades, no entanto, não comprometendo a das próximas gerações1. Em nossa sociedade, começamos a estar cada vez mais conscientes da necessidade de construir um futuro sustentável2. A educação desempenha, por isso, um papel fundamental, assim surge a necessidade de abordar este assunto nas escolas, a começar pelo 1º ciclo do ensino fundamental. Partindo desta premissa, licenciandos em Química do Instituto Federal do Rio de Janeiro, participantes do Programa Institucional de Iniciação de Bolsas a Docência, o PIBID, com o intuito de facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos da rede pública e incentivar a formação inicial dos licenciandos, desenvolveram um jogo denominado “À Caminho da Sustentabilidade”. O jogo (figura 1) tem o objetivo conscientizar as gerações atuais a cerca da preservação do meio ambiente e da necessidade de se repensar o consumo. A proposta foi de aplicar o jogo numa feira de ciências do IERP, Instituto de Educação Rangel Pestana, onde haveria um publico diversificado, atendendo alunos e a comunidade de vários níveis de formação, desde o ensino fundamental até o ensino médio.

Material e métodos

O jogo é composto por um tabuleiro (representado por uma caminho numerado de 1 a 33), em dado, peças (para servir de peão) e cartas verdes, amarelas e vermelhas, representado, respectivamente, atitudes positivas (sustentáveis), atitudes que podem ser boas ou ruins e atitudes ruins, respectivamente3. Cada carta, de acordo com a cor, tem suas pontuações, que podem ser avançar e voltar casas ou ficar sem jogar. Os materiais utilizados para compor este jogo foram pepel A4, papel adesivo (contact), tesoura, cola, tampinhas de garrafa PET e bolinhas de enfeite de arvore de natal (para confecção dos peões), computador e impressora. O jogo será composto por 4 alunos que serão posicionados ao redor do tabuleiro. Cada aluno escolhe sua peça de pião e, para iniciar, cada um deles joga o dado uma vez, quem obtiver o maior numero lançamento do dado inicia a jogada. O aluno à esquerda do jogador iniciante será o segundo a jogar, e assim sucessivamente. O participante lança o dado, anda o número de casas e, de acordo com a cor da casa que ele parar, ele tirará uma carta verde, amarela ou vermelha, onde conterá uma informação (não pergunta) e uma multa ou uma recompensa. As cartas tratam de assuntos como energia (economia), atitudes sustentáveis (ou não) das empresas e das pessoas, buscando conscientizá-los do que é sustentável. Vence o jogo quem percorrer primeiro todo o tabuleiro. O jogo é indicado para alunos de ensino fundamental e médio com o intuito de abordar atitudes sustentáveis de maneira preventiva.

Resultado e discussão

O jogo foi aplicado no Instituto de Educação Rangel Pestana (IERP), em Nova Iguaçu – RJ, durante uma feira de ciências. O jogo foi apresentado e explicado a um grupo de alunos do Ensino Médio (Formação de professores) do IERP, que ficaram responsáveis por sua aplicação na feira de ciências que a escola realizou. O jogo, pelo seu layout, logo chamou a atenção de alunos e visitantes da feira. As pessoas que participaram do jogo apreciaram a criatividade e as informações contidas nele. Podemos registrar relatos de participantes do jogo que disseram que nunca tinham ouvido falar em algumas das informações expostas pelo mesmo, outros já tinham ouvido mas nunca dado relevância a tal fato. Os jogadores se divertiram e aprenderam muito e ficaram admirados com a abordagem da temática dizendo que não é comum estudarem este assunto e tampouco sua abordagem através de um método lúdico.

Figura 1. Tabuleiro do jogo

Tabuleiro do Jogo com os dados e as cartas posicionadas.

Conclusões

Esta proposta de ensino aguçou nos alunos a curiosidade, bem como o conhecimento e reconhecimento da importância de diferentes aspectos da sustentabilidade, bem como tratar da abordagem adotada pelas empresas e das novas fontes de energia renováveis mesclando desperdícios e economias. Houve, segundo os alunos participantes do jogo, uma conscientização em relação aos pros e os contras, contribuindo assim para a mudança de atitudes em relação ao meio ambiente.

Agradecimentos

Ao IFRJ pela oportunidade da Pesquisa, à CAPES pelas Bolsas de Iniciação à Docência e ao IERP pela participação no projeto

Referências

1- FRUMAN, L. C. ; O Direito ao Desenvolvimento Sustentável com Direito Humano – Centro Universitário Franciscano UNIFAE.
2- FREIRE, A. M. Educação para a Sustentabilidade: Implicações para o Currículo Escolar e para a Formação de Professores. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1 – pp. 141-154, 2007.
3- BRITES, V. O. Atitudes sustentáveis para um futuro melhor. Unifesco. Disponível em: <http://www.cchsvirtual.bem-vindo.net/node/1367>. Acesso em 17 out. 2012.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ