UMA WEBQUEST PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO ISOMERIA BASEADA NOS PRESSUPOSTOS HISTÓRICOS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, E.A. (UFRPE) ; Cavalcanti, J.G.S. (UFRPE) ; Simões Neto, J.E. (UFRPE)

Resumo

Em um mundo onde a informação é acessível a muitos e muda rapidamente, precisamos cada vez mais modernizar o ensino e o tornar mais motivador. Existem diversas estratégias didáticas que usam as tecnologias da informação e comunicação para o ensino, entre elas, destacamos as webquests – ferramenta de busca dirigida na internet. Elaboramos uma Webquest intitulada “isomeria – pressupostos históricos” para introduzir os conceitos deste conteúdo em uma abordagem que evita abordagens assépticas e ahistóricas, buscando a origem e evolução dos conceitos em tarefas que exigem cooperação e criatividade.

Palavras chaves

Webquest; Isomeria; TIC's

Introdução

As Webquests são modelos simples, mas ricos em conteúdo, usados para sistematizar o uso da internet, com base na aprendizagem cooperativa e em processos investigativos na construção do conhecimento pelos estudantes (DODGE, 1995). Segundo Heedt e Brandt (2007), são pensadas no “intuito de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, utilizando ambientes virtuais que visam estimular a pesquisa e o pensamento crítico”. A elaboração de uma Webquest parte de um tema e de um objetivo, pensado pelo professor responsável por sua elaboração. Ainda, deve coletar diversos links na internet, que deverão ser analisados, para servir como elemento norteador para a pesquisa dos estudantes. O estudo da isomeria se apresenta como uma das principais dificuldades para a aprendizagem de química no Ensino Médio (SIMÕES NETO; CAMPOS; MARCELINO-JR., 2013). Uma das possibilidades para tornar o ensino deste conteúdo menos asséptico e ahistórico (CHASSOT, 1993) é abordar a origem e evolução dos conceitos. Neste sentido, propomos a Webquest intitulada “Isomeria – Pressupostos Históricos”, que trata da origem deste conceito, fundamental para a química atualmente.

Material e métodos

Para a elaboração desta Webquest utilizamos um computador portátil, conectado a internet, para realização das pesquisas a priori, bem como o acesso ao portal www.webquestbrasil.org, hospedeiro gratuito para esse tipo de estratégia. A elaboração consistiu de quatro etapas, a saber: levantamento de propostas de atividades para trabalhar a temática escolhida, seleção das propostas mais interessantes para desenvolvimento, pesquisa a priori para seleção de sítios na web com informações confiáveis e relevantes e elaboração da interface da proposta, segundo direcionamentos de Dodge (1995).

Resultado e discussão

Isomeria – Pressupostos históricos é uma Webquest desenvolvida para realização em grupos, visando à introdução dos conceitos relativos a Isomeria, a partir de uma visão histórica. Em resumo, as tarefas são: 1. Elaborar um texto sobre a descoberta da isomeria. 2. Pesquisar sobre os descobridores do fenômeno, suas vidas e em que outras áreas tiveram participação. 3. Criar um roteiro de uma simulação artística desta história inicial da isomeria. 4. Realizar a produção artística. 5. Construir uma "linha do tempo" para o conceito de isomeria, partindo da descoberta até as aplicações atuais do fenômeno. As tarefas vão além da aprendizagem relacionada ao ensino tradicional, exigindo produção de textos, elaboração e execução de propostas artísticas e construção de uma linha do tempo sobre o conceito. A proposta pode ser trabalhada de maneira multi ou interdisciplinar, com professores de artes, história e biologia. São apresentados nove sítios para consulta na aba “processo”, que devem ser consultados para realizar as tarefas. Deve ser evitado a consulta a outras fontes, uma vez que estas apresentadas foram analisadas pelos autores da Webquest. A Webquest pode ser acessada pelo endereço: http://migre.me/kIUCv

figura 01

Figura 01: Página Inicial da Webquest “Isomeria – Pressupostos Históricos”

Conclusões

A elaboração de ferramentas didáticas que usam a tecnologia da informação e comunicação são importantes para modernizar e tornar mais atual o ensino da química, e mais ainda, para apresentar um novo conceito aos estudantes de uma maneira que valorize a história da ciência e que tenha caráter motivador e elementos que possibilitem uma atuação multi ou interdisciplinar. Acrescentamos a importância de usar novas metodologias para o ensino de conceitos que exigem muita abstração ou que são de difícil aprendizagem, como é o caso da isomeria. Esperamos que a presente proposta de material didático seja utilizada por professores em todo o Brasil.

Agradecimentos

Deus- PIBID – Química - UFRPE

Referências

CHASSOT, A.I. Catalisando Transformações emEducação. Ijuí-RS: UNIJUÍ, 1993.
DODGE, B. WebQuests: A technique for Internet-basedlearning. DistanceEducator, v. 1, n. 2, p. 10–13, 1995
HEERDT, B; BANDT, C. F. Webquest como Instrumento de Mediação Pedagógica: A Reformulação do Conceito de Célula. Disponível em: http://www.portalwebquest.net/pdfs/wqcomoinstrudemediacao.pdf, acesso em: 06 de fevereiro de 2012
SIMÕES NETO, J. E. Abordando o conceito de isomeria por meio de situações-problema no Ensino Superior de química. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ