O uso experimental para o ensino de geoquímica no ensino médio

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Perrone, L.A. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS) ; Pereira, S.X. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS) ; Ribeiro, G.A.A. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS) ; Perrone, R.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE) ; Frade, E.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE)

Resumo

A urbanização provocou nas cidades crises ambientais que causou enorme impacto ao meio natural agora fragmentado. Sabe-se que essa fragmentação decorre de três fatores básicos: o crescimento populacional, o crescimento da demanda de matéria, energia e o crescimento da quantidade de resíduos gerados no meio ambiente, tanto de origem bióticos e abióticos.Na cidade de Manaus, há um desequilíbrio que motiva a remoção da cobertura vegetal contribuindo para o desequilíbrio ecológico. Assim, O presente trabalho tem como função estimular alunos do ensino médio da Escola Estadual Marcantonio Vilaça a aprender de maneira experimental a importância da geoquímica, identificando a organização da cobertura pedológica e apontando a importância de cada constituinte químico do solo.

Palavras chaves

geoquimica ; desequilíbrio ecológico ; ensino

Introdução

Os solos são dependentes das florestas e indicam o tipo de impacto ambiental esperado ao converterem-se estas áreas para pastagens, plantações, construções de estradas, rodovias e condomínios. Estes usos incluem o potencial que convergem para a perda das diversidades tanto biológicas quanto químicas das rochas sedimentares na Amazônia. A variabilidade nas características originais do solo, entre outros fatores, é um elemento chave na determinação da capacidade de suporte humano de determinada região (Fearnside, 1986). A formação dos solos na Amazônia sofre processos físicos, químicos e biológicos. Em suma, da integração dos materiais minerais e orgânicos da litosfera, da atmosfera, da hidrosfera e, por assim, dizer da biosfera surge o solo. Combinando-se, então, dois processos fundamentais: a alteração da chamada rocha-mãe ou matriz, isto é, do material original e a contribuição da matéria orgânica dos seres vivos(Moran, 1981). Logo, Certos impactos ambientais podem ser evitados com a consciência ambiental desde a escola. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo estimular alunos do ensino médio da Escola E. Marcantonio Vilaça a aprender de maneira experimental a importância da geoquímica, identificando a organização da cobertura pedológica e apontando a importância de cada constituinte químico do solo para então posteriormente se explorar a sua potencialidade ambiental para o uso racional e sustentado dessas áreas.

Material e métodos

Os solos foram coletados e analisados utilizando: - Placas de petry/ Peneira fina (0,7cm)/ Béqueres para separação de sedimentos/ Espátula metálica/ Bastão de madeira de 10 mm, por 12 cm/ Bastões de acrílico/ Martelo geológico/ régua metálica graduada/ copos descartáveis/ maquina fotográfica/ vidro relógio/ lupa de mão 90mm deluxe Magnifer e Microscópio. Área estudada. Perfil do solo – latossolo amarelo Foi aberto um perfil com 7 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade onde foi retirado quatro amostras de 40 ml de solo,depois de 24 horas que o solo foi coletado foram moídas e peneiradas, esse tempo foi necessário para a umidade do solo se evaporassem e então separados de acordo com sua granulométria em quatro vidros de relógio. Na analise granulométrica do material coletado encontramos: Descrição dos horizontes: •C – Horizonte de rochas alterada (saprófito). Pode ser subdividido em saprolito grosseiro (parte inferior, onde as estruturas e texturas da rocha estão conservadas) e saprolito fino (parte superior, onde a herança morfológica da rocha não é mais reconhecido).éria orgânica • B – Horizonte de acumulação de argila, matéria orgânica e oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio. •E – Horizonte mais claro, marcado pela remoção de partículas argilosas, matéria orgânica e oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio. •A – Horizonte escuro, com matéria mineral e orgânica e alta atividade biológica. •O – Horizonte rico em restos orgânicos em vias de decomposição. No perfil

Resultado e discussão

Foram feitas coletas, análises e observações tanto em campo quando em laboratório, na E. E. Marcantonio Vilaça, obtivemos como resultados coletadas 4 amostras de solo, o material foi levado ao laboratório que passou por um processo de classificação de acordo com a cor e a granulométria, observe a figura (1). No decorre da pesquisa percebemos como incluir o espaço urbano da cidade de Manaus para estipular medidas a serem utilizadas para evitar a perda do solos, bem como as características originais de sua dinâmica de interação com os espaços fragmentados. Com o aumento do intemperismo físico/químico que este solo urbano vem sofrendo fica difícil conter as consequências de interdependência que a população tem como o relevo da cidade de Manaus. Tendo em vista, a falta de literaturas que abordem esses estudos na cidade de Manaus, procuramos buscar na prática pedológica as explicações de conceitos e temas que viessem responder as indagações propostas em sala de aula sobre o relevo da cidade de Manaus e suas diferentes estruturas rochosas. Vimos na E. E. Marcantonio Vilaça uma área favorável a coleta deste solo, onde fizemos quatro amostras separadas em perfis amostrais de acordo com a cor e a granulométria do sedimentos, sendo possível identificar as camadas conforme sua coloração e compactação de acordo a profundidade. Depois dessa análise embasada no conceito cientifico de estudos pedológicos onde procuramos compreender o perfil dos solos através de seus horizontes e consequentemente trazer a relação da vegetação e ao ser humano. Foi possível identificar os horizontes dos solos, classificar, e pensar como transformas áreas onde o solo esta esta no processo de intemperismo em ambientes que propiciassem melhor qualidade de vida.

Figura 1

Amostras coletadas e separada pela cor e granulométria, armazenadas em modo sequencial, permitindo uma rápida observação dos horizontes dos solos.

Conclusões

Portanto, buscamos considerar a importância dos estudos experimentais em nível médio a respeito do relevo,esses estudos auxiliam no equacionamento dos problemas do uso do solo, e não somente, para diagnosticar problemas ambientais. Em segundo lugar, acredita-se que explicando a transformação da paisagem através dos estudos quimicos geomorlógicos, seja possível a relação sociedade/natureza. A utilização do relevo como recurso didático passa a exigir uma nova abordagem, podendo contribuir para o uso racional e harmônico de seus recursos.

Agradecimentos

Referências

FEARNSIDE, P.M.Human carrying capacity of the Brazilian rainforest. NewYork, Columbia University Press, 1986.
MORAN, E. F. Developing the Amazon.Bloomington, Indiana University press, 1981.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ