OTIMIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA DA UFERSA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Cruz Moura, V.R. (UFERSA) ; Pereira da Silva, M.L. (UFERSA) ; Soares de Oliveira, F.P. (UFERSA) ; Cruz Moura, A.A. (UFERSA)

Resumo

Os laboratórios de ensino nas universidades são locais de muitas atividades e consequentemente de uma grande rotatividade de pessoas. Devido a isto, nem sempre é verificada a organização sistemática dos seus processos, visando padronizar as ações que garantem a qualidade. Assim, realizou-se no Laboratório de Química Aplicada à Engenharia da UFERSA, visitas com o intuito de verificar as condições oferecidas pelo mesmo e, a partir do observado sugerir melhorias. Este estudo propõe a implantação da gestão da qualidade, com a ferramenta 5S e a otimização dos experimentos da disciplina, minimizando a concentração dos reagentes utilizados, visando aumentar a segurança durante a realização das aulas práticas, diminuindo o consumo de reagentes e consequentemente a produção de resíduos.

Palavras chaves

Otimização; Qualidade; Segurança

Introdução

Dentre as atividades desenvolvidas nas universidades as que têm caráter prático apresentam papel importante por permitir que o aluno tenha uma vivência do estado teórico ampliando e consolidando seus conhecimentos. Em função dessa importância se faz necessário que os ambientes ofereçam condições adequadas para a formação do aluno, uma vez que a competição do mercado de trabalho exige cada vez mais um aprendizado pautado em cima da qualidade. Tem-se conhecimento da implantação do sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensino, pesquisa e como prestadores de serviço no Brasil. A necessidade de organizar as atividades específicas, através da utilização de normas, contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural destes laboratórios (RODRIGUES, 2011). Observa-se que o êxito está baseado na importância dada à implantação do sistema de gestão como uma questão estratégica pelas universidades, dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas pra implantar o Sistema da Qualidade Total numa empresa ou instituição destaca-se o Programa 5S. Este é o ponto de partida e um requisito básico para o controle da qualidade, uma vez que proporciona vários benefícios ao setor. A ordem, a limpeza, o asseio e a autodisciplina são essenciais para a produtividade (ANVISA, 2005). O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo de um sistema de gestão da qualidade aplicado a laboratórios educacionais, especificamente, às aulas práticas do Laboratório de Química Aplicada à Engenharia, da UFERSA, fazendo uma análise crítica das condições atuais de realização dos experimentos da disciplina, para propor o melhoramento dessas condições, minimizando o consumo de reagentes e a produção de resíduos.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Química Aplicada à Engenharia da UFERSA, local onde é ministrada a disciplina de Laboratório de Química Aplicada à Engenharia. O laboratório é constituído de bancadas onde são realizados experimentos químicos relacionados com as reações de oxirredução, pilhas, eletrólise, corrosão, estrutura cristalina dos materiais e polímeros. As turmas são compostas por 25 alunos, divididos em grupos para a realização dos experimentos, seguindo um material didático que é fornecido. Visando definir uma política para o referido laboratório dividiu-se este trabalho em 2 partes: a primeira consiste em realizar um levantamento das condições de trabalho no Laboratório de Química Aplicada à Engenharia e a segunda de melhorar os aspectos entendidos como complicadores das práticas didáticas-metodológicas do dia a dia. 1ª Parte: Mapeamento das práticas do Laboratório de Química Aplicada à Engenharia visando avaliar as quantidades/concentrações dos reagentes utilizados nas aulas práticas. 2ª Parte: Para o desenvolvimento dessa parte os experimentos foram realizados no laboratório com diferentes quantidades/concentrações dos reagentes de forma a se obter condições de melhor quantidade/concentração que podem ser utilizados sem prejuízos às práticas, evitando o desperdício de reagentes e minimizando a necessidade de proceder a descartes que, ademais, sempre representam um custo adicional e um impacto ambiental.

Resultado e discussão

Após o término do processo de otimização foram confeccionadas planilhas de forma a permitir um acompanhamento da quantidade de material necessário em cada aula, em função do número de alunos por turma em cada semestre, possibilitando um gerenciamento eficaz da rotina do laboratório. Verificou-se que os descartes do material produzido era feito por prática, misturando-se diversos produtos químicos indistintamente, foi então sugerido o descarte em frascos individuais de acordo com cada produto formado, de forma a se conhecer o conteúdo de cada recipiente e não incorrer em riscos de reações químicas desconhecidas com a formação de compostos tóxicos e perigosos. Estes frascos para descarte foram identificados. Também foi realizado um processo de limpeza e organização de todo o material do laboratório, organizando as vidrarias e etiquetando seus lugares, de forma a se manter organizado. Foi sugerido que no início de cada semestre letivo seja apresentada aos alunos a ferramenta 5S, em função da rotatividade de pessoas que utilizam o laboratório, pois sem o treinamento constante o processo ficará prejudicado. Espera-se, portanto que a partir da realização deste trabalho os alunos sejam informados sobre a necessidade da organização e da segurança durante a realização das aulas práticas, prezando pelo bom desempenho da disciplina de Laboratório de Química Aplicada à Engenharia.

Reagentes otimizados na Prática 1.

Os reagentes listados na figura, foram os que tiveram que passar pelo processo de otimização, seja na quantidade e/ou concentração.

Reagentes utilizados nas Práticas 2, 5, 7, 8, 11, 12.

Descrição dos reagentes das Práticas 2, 5, 7, 8, 11, 12 que passaram pelo processo de otimização, seja na quantidade e/ou concentração do Laboratório.

Conclusões

Foi introduzido no laboratório o Programa 5S, constatando-se que é possível a implantação do sistema de gestão da qualidade em laboratórios de química, porém com dificuldades, devido a rotatividade de alunos no laboratório e o pouco envolvimento dos mesmos, ocasionando dificuldades na continuidade e na manutenção do sistema. Então, esse é o maior desafio a ser enfrentado depois da implantação do processo de gestão da qualidade, onde a manutenção e continuidade de um sistema como este, simples,mas abrangente, necessita de um constante e permanente controle.

Agradecimentos

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA/ REDE BRASILEIRA DE LABORATÓRIOS ANALÍTICOS EM SAÚDE. O método 5S. Nov, 2005. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/reblas/procedimentos/metodo_5S.pdf>. Acesso em: 15 de junho de 2012. RODRIGUES, Tania Regina Schmitz de Azevedo. Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química. 2011. 127f. Dissertação (Mestrado) – Pucrs, Porto Alegre, 2011.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ