A contextualização /e pratica no ensino de reações químicas

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Marreiros, M.A. (IF-SERTÃO) ; Gomes dos Santos, M.L. (IF-SERTÃO) ; Martins, D. (IF-SERTÃO) ; Vieira, G.A. (IF-SERTÃO) ; Barreto, C. (IF-SERTÃO)

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido em uma escola pública da rede estadual do município de Petrolina, pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência PIBID, Subprojeto de Química, com o objetivo de comprovar que o casamento da teoria com a prática no ensino de química é eficaz, propondo uma metodologia concisa, contextualizada e prática para a abordagem do conteúdo de reações químicas em escola pública. Durante um mês foram realizadas atividades de observação em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, para verificação do perfil de aprendizagem dos alunos, intervenções com aulas teóricas e práticas e realização de atividades orais de avaliação da aprendizagem.

Palavras chaves

Contextualização; Ensino de Química; Reações Químicas

Introdução

Historicamente, a abordagem do conteúdo de reações químicas na educação básica é desenvolvida, quase sempre, por abordagens muito teóricas, tonando-se por vezes de difícil assimilação para os discentes, pois muitos deles não conseguem associá-la com práticas cotidianas, exercitando desta maneira apenas a mera memorização. Embora a maioria das escolas públicas estaduais não disporem de laboratórios, ou dispõem de laboratório mais não possuem pessoas aptas a ensinar a partir do cotidiano do aluno, contextualizando a disciplina e desenvolvendo aulas práticas, contudo, é possível buscar alternativas simples e concisas para o ensino prático que estimule o processo de aprendizagem da química. Neste trabalho destaca-se a aplicação de práticas para o aprendizado das reações químicas. Levando em consideração que o tema de reações químicas é de grande importância para que o aluno compreenda de fato o que é a Química, como ela se comporta aguçando o gosto pelo estudo da ciência. A utilização de experiências na sala de aula tem como objetivo despertar no aluno o gosto pela ciência e um melhor entendimento do conteúdo abordado mediante a percepção visual dos experimentos realizados com matérias de fácil acesso por meio dos alunos e correlacionando-os com o seu cotidiano (FARIAS; BASAGLIA; ZIMMERMANN, 2010). A utilização da experimentação contextualizada é uma estratégia eficiente para o aluno deixar de ser um mero ouvinte memorizador de conteúdos para compreender e relacionar os assuntos de Química no seu cotidiano (GUIMARÃES p.198 et al.,2009). Sem dúvidas quando o aluno estuda um tema na teoria e pratica de forma contextualizada, a aprendizagem é mais eficiente, pois estará partindo das vivências do dia-a-dia e proporcionando a reflexão e aplicabilidade da química.

Material e métodos

O desenvolvimento deste trabalho foi realizado em uma turma de 2° ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Petrolina-PE, durante quatro semanas em oito aulas, dividido em quatro etapas. A primeira etapa consistiu em uma pesquisa no nível de participação e aprendizagem dos alunos a partir do acompanhamento das aulas e verificando as notas das provas e atividades anteriores. Após tal análise, percebeu-se a dificuldade dos mesmos em associar os conteúdos trabalhados em sala com o cotidiano e consequentemente a verificação de déficits de aprendizagem. . A segunda etapa constou-se da construção e aplicação de uma aula contextualizada sobre Reações Químicas, na qual se iniciou com a leitura e discursão de um texto gerador de titulo reações químicas no cotidiano, posteriormente, a explanação dos conceitos e classificação dos tipos de reações baseado na exemplificação com figuras de objetos e materiais do cotidiano dos alunos e esquemas coloridos, através do apoio visual de um Datashow. O terceiro passo se deu com uma aula prática que se chamou laboratório do cotidiano. Colocou-se sobre uma bancada vários ingredientes, canecas, uma receita de bolo de caneca com os procedimentos do preparo e um aparelho doméstico micro-ondas. Antes da execução da prática, abordou-se a importância da organização e cooperação de cada aluno, que no laboratório de fato, traduzir-se-ia como medidas de segurança. Após isso, cada um pegou uma caneca e seguiram-se os passos da receita. Por fim, cada aluno produziu o seu bolo de caneca, realizando assim uma reação química do dia-a-dia em que cada ingrediente representa um reagente e o bolo final o produto, ou seja, uma reação irreversível, com uso de calor em que ocorreram transformações da matéria.

Resultado e discussão

Através da análise comparativa do desempenho dos discentes nas provas anteriores com a observada após o presente trabalho e de acordo com depoimento do professor da turma, constatou-se uma melhora significativa no bom rendimento nas avaliações em mais de 30%, sobretudo, a melhoria na participação dos discentes no decorrer da metodologia desenvolvida em sala de aula, revelou um aumento de mais de 50% na motivação em buscar conhecimentos de química, certificando assim que o ensino de reações químicas de forma contextualizada e prática é uma estratégia eficiente, pois diminui consideravelmente as dificuldades de aprendizagem; possibilitando o aluno a relacionar cada vez mais a química com situações que ocorrem no seu dia-a-dia, ou seja, diminuído a fronteira química- cotidiano. Portanto os resultados alcançados evidenciaram que, por meio da aula teórica casando com a exemplificação e utilização de imagens bem chamativas possibilitou uma base do que deveriam assimilar, e após a experimentação com a aula prática do cotidiano ficou ainda mais sintetizado o que de fato é uma reação química. O que levou os alunos a perceber que esse tema não é difícil quanto parece, e menos ainda, distante da realidade que eles já vivenciam, ademais, que a química está intimamente ligada a tudo. Por fim a revisão geral trouxe uma maior firmeza dos conceitos construídos pelos discentes durante a realização da interação em sala e tornou ainda mais forte, ao perceber que ao longo do desenvolvimento das etapas os alunos ganhavam segurança e fazia correlações com o dia a dia.

Conclusões

A aplicabilidade deste estudo comprova que o ensino de Química, em escolas públicas, quando aliado a um bom planejamento, buscando meios simples, práticos e contextualizados para o desenvolvimento do conteúdo de reações químicas, é possível e eficaz. E diminui de forma considerável as dificuldades de aprendizagem que os alunos normalmente apresentam no decorrer da disciplina de Química, no Ensino Médio.

Agradecimentos

DEUS,CAPES, PIBID-Química/IF-SERTÃO-Campus Petrolina-PE

Referências

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 3, AGOSTO 2009.

LIMA, V. A. MARCONDES, M. E. R. Saindo Também se Aprende - O Protagonismo como um Processo de Ensino-Aprendizagem de Química. Química Nova na Escola. v.33, n.2, p. 100-104, 2011.

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