Construção de aparatos experimentais para separação de misturas - uma proposta metodológica para alunos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ - campus Duque de Caxias

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Neves, S. (IFRJ-CAMPUS NILÓPOLIS) ; Nogueira, V.S. (IFRJ-CAMPUS DUQUE DE CAXIAS) ; Brito, C.B. (IFRJ-CAMPUS NILÓPOLIS) ; Santos, R. (IFRJ-CAMPUS NILÓPOLIS)

Resumo

O presente trabalho descreve a elaboração e execução de uma atividade extracurricular realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ sobre aparatos experimentais relacionados à destilação. Os experimentos foram previamente testados e adaptados para serem, posteriormente, reproduzidos em uma oficina na Semana Científico- Tecnológica(SEMACIT) do Instituto Federal do Rio de Janeiro(IFRJ),campus Duque de Caxias. Esta pesquisa possibilitou, ainda, a elaboração de uma apostila, que foi repassada para futuros professores de Química,sobre a construção de destiladores com materiais alternativos. Foi possível concluir que atividades extracurriculares baseadas na utilização de experimentos podem ser consideradas eficazes para revisão e re-construção do conhecimento.

Palavras chaves

Experimentos; Destilação; Oficina

Introdução

A química representa um papel imprescindível na nossa vida, entretanto costuma ser considerada uma ciência complexa e abstrata. Tais fatos são consequências de uma série de problemas no ensino de Química, como: livros didáticos que enfatizam a memorização, aprendizagem limitada a baixos níveis cognitivos, aulas predominantemente expositivas, falta da experimentação e da relação do conteúdo com o cotidiano do aluno (MARCONDES; PEIXOTO, 2007).Para Carrascosa e cols (2006), as atividades experimentais constituem um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem em Química, pois à medida que são planejadas e aplicadas espera-se um envolvimento ativo dos alunos em consonância com a evolução da aquisição conceitual. Diante do exposto, o presente trabalho tem por finalidade apresentar resultados sobre uma pesquisa realizada por três alunas do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)-campus Duque de Caxias.O IFRJ oferta 17 cursos de graduação nas modalidades de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia, distribuídos em seis diferentes campi(Maracanã, Realengo, Duque de Caxias, Nilópolis, Paracambi e Volta Redonda).O objetivo inicial foi realizar uma pesquisa bibliográfica sobre aparatos relacionados à destiladores feitos com materiais alternativos e a partir disso, testar a eficiência e praticidade dos mesmos para serem reproduzidos e utilizados em salas de aula. Os resultados dessa pesquisa foram apresentados em uma oficina durante a semana tecnológica intitulada Semana Científico-Tecnológica do IFRJ(SEMACIT).

Material e métodos

Após a realização da revisão bibliográfica, uma série de aparatos foram testados e analisados,levando em consideração a sua aplicabilidade e segurança para serem reproduzidos em salas de aula.Sendo assim,foram escolhidos três aparatos de destilação.É importante ressaltar que houve a necessidade de substituir alguns materiais,de forma que ficasse viável a sua reprodução na oficina.Em todos os aparatos utilizaram-se materiais de fácil aquisição,como:lâmpadas,tampas de garrafa pet,mangueira,potes de vidro,caixa de sapato,antena de televisão,entre outros.A oficina foi fundamentado nas ideias de Delizoicov(1983)-Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. A atividade foi iniciada com algumas perguntas relacionadas aos fenômenos relacionados ao processo de destilação com o objetivo de obtermos informações sobre seus conhecimentos prévios,como por exemplo:Qual a aplicabilidade dos destiladores no nosso cotidiano?Quais os fenômenos envolvidos no processo de destilação?Como podemos explicar a diferença nos pontos de ebulição das substâncias?Como ocorre a interação entre os componentes de uma mistura homogênea?Como é possível dissolver o sal na água?E se trocarmos o sal pelo açúcar,o processo é o mesmo?Os alunos foram divididos em três grupos e cada um elaborou um destilador diferente e,ao final,apresentaram o funcionamento do aparato construído para os demais participantes da oficina.Em seguida,conceitos citados anteriormente foram revisados e sistematizados para servirem de subsídio para o entendimento das prática.Teve-se a preocupação de reservar os últimos trinta minutos da oficina para abordar sobre a importância da inclusão das práticas experimentais durante as aulas de química.

Resultado e discussão

Os resultados desta pesquisa possibilitaram a elaboração de uma apostila direcionada a futuros professores de Química.Além de instruções sobre a construção de destiladores, teve-se a preocupação de incluir no material algumas propostas de atividades para serem realizadas em sala de aula,artigos, aplicações em processos industriais/cotidianos e reportagens que possibilitarão aos discentes idéias para uma abordagem diferenciada durante as aulas de Química.O título da oficina foi:“Montagem de destiladores a partir de materiais alternativos,uma prática facilitadora para a abordagem dos conceitos envolvidos durante o processo de destilação”.A atividade teve a duração de aproximadamente três horas.Teve-se a participação de trinta e um alunos oriundos dos períodos iniciais do Curso de Licenciatura em Química.Acredita-se que esta predominância deve-se ao fato de que as disciplinas que envolvem experimentação no Ensino de Química encontram-se a partir do quarto período. Observou-se que os alunos,apesar de estarem em Curso de Licenciatura em Química,ainda apresentaram algumas dificuldades conceituais ao tentar explicar o fenômeno da destilação.As explicações relacionadas à soluções foram consideradas macroscópicas,houveram erros sobre interações intermoleculares e propriedades físicas das substâncias.Observou-se que os alunos não souberam explicar adequadamente todos os conceitos sobre destilação.Constatou-se,também, que a aplicação dos experimentos estimulou a participação e interesse,pois ao final da montagem os alunos tiveram que explicar o funcionamento dos aparatos construídos (Figura 1).Além disso,a participação das alunas na elaboração da oficina possibilitou momentos de estudos,início a prática da pesquisa e elaboração de materiais didáticos.




Conclusões

Os materiais utilizados nos destiladores apresentaram algumas limitações relacionadas ao calor e à eficiência da condensação,no entanto a partir desta experiência constatou-se que através da aplicação da metodologia adotada neste trabalho é possível abordar diversos conceitos químicos e aguçar o interesse dos futuros professores de Química através da experimentação. Além disso, acredita-se que todas as etapas desta intervenção contribuíram de forma significativa para a formação das alunas que cooperaram para a escolha e adaptação dos aparatos de destilação e produção da apostila

Agradecimentos

Referências

CARRASCOSA, J; GIL-PÉREZ, D; VILCHES, A; VALDÉS, P. Papel de la actividad experimental en la educación científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 2, p. 157-181, 2006.
MARCONDES, M. E. R.; PEIXOTO, H. R. C. Interações e transformações – química para o ensino médio: uma contribuição para a melhoria do ensino. Em: ZANON, L. B.

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