O Ensino de Química sobre a Visão de bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Alves, V.C. (IFPI) ; Araújo, J.L. (IFPI) ; Fé, B.S.M. (IFPI) ; Silva, M.P. (IFPI) ; Lima, M.J. (IFPI) ; Carvalho, J.A. (IFPI) ; Leal, J.S. (IFPI) ; Luz, F.G. (IFPI) ; Barros, E.D.S. (PROFESSOR IFPI) ; Sales, A.L.C. (PROFESSOR IFPI)

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de expor o posicionamento dos bolsistas de Química da escola Estadual Desembargador Vidal de Freitas, localizada no município de Picos (PI), em se tratando de Ensino de Química e a formação de cidadãos. Foi aplicado um questionário com esses monitores. Verificou-se que grande parte destes procuram dinamizar suas aulas visando uma maior aproximação discente-conteúdo

Palavras chaves

ENSINO; QUÍMICA; MONITORES DO PIBID

Introdução

Não é nenhuma novidade que os docentes iniciantes do PIBID enfrentam muitos desafios ao ensinar a disciplina de Química nas escolas. É comum os alunos não aprovarem esta matéria, contribuindo assim para uma aula pouco didática e sem interelações com o mundo que existe fora da escola, o que é contrário ao que Chassot (1990, pag.29) afirma: a Química é uma linguagem e que por isso o ensino de Química deve ser um facilitador da leitura do mundo, facilitando as inúmeras relações no mundo em que vivemos. Tendo isso em mente, os bolsistas tem a dura tarefa de utilizar uma metodologia inovadora que valorize as potencialidades individuais de cada aluno, fazendo com que o ambiente escolar seja interessante e apto a novas descobertas e investigações, pois segundo Gomez e Sacristán (1996, pag.32) é preciso transformar a vida de sala de aula e da escola, de modo que possam vivenciar-se práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que induzam à solidariedade, à colaboração, à experimentação compartilhada, assim com o outro tipo de relações com o conhecimento e a cultura que estimulem a busca, o contraste, a crítica, a iniciativa e a criação. Assim, o presente trabalho beneficiário de auxílio financeiro da CAPES-Brasil tem a finalidade de analisar o posicionamento dos bolsistas de Química em se tratando da relevância do ensino de Química para a formação dos alunos.

Material e métodos

A pesquisa consistiu na aplicação de um questionário com perguntas subjetivas que foram respondidas por bolsistas de Química, da escola estadual Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas, o mesmo era composto por quatro questões subjetivas, a saber: 1-Como você lida com a rejeição dos alunos em relação à disciplina de Química? 2-Você considera sua metodologia de ensino atrativa para os alunos? 3-Em sua opinião, qual a contribuição do ensino de Química na formação dos alunos? 4-Qual é a sua sugestão para aprimorar o ensino de Química?

Resultado e discussão

Quando questionados sobre como lidam com a rejeição dos alunos, em relação à disciplina de química, cerca de 70% dos entrevistados afirmaram estar ciente dessa situação pois a deficiência observada nos alunos é decorrente do ensino fundamental II, diferentemente das demais disciplinas Química só é vista a partir do 9º ano. Em se tratando de metodologias atrativas, 80% os bolsistas abordados, declararam expor os conteúdos contextualizando-os com a vivência dos discentes, além de fazer uso de texto de revistas como a Química Nova na Escola, além de jornais com manchete voltada para áreas científicas e aulas experimentais dentro da realidade escolar. Ao serem instigados sobre o ensino de Química e a formação discente, a maioria argumentou que o aluno precisa está ciente da importância da disciplina para sua vida, pois ela é essencial para o entendimento dos diversos fenômenos que acontecem em seu cotidiano, além disso, a boa compreensão da disciplina fornecerá informações básicas necessárias para o entendimento de tais fenômenos, estimulando o desenvolvimento do senso crítico. Por fim, ao serem questionados sobre as sugestões para melhorias do ensino, um total de 95% acreditam que a presença de laboratórios, razoavelmente equipados, bem como de recursos audiovisuais modernos nas escolas melhoraria demasiadamente a qualidade do ensino, proporcionando uma alternativa a mais, a ser utilizada pelo professor, para garantir um ensino digno, decente e necessário.

Conclusões

Diante do exposto é possível observar que os sujeitos investigados buscam, dentro dos limites da escola, melhorar a forma de trabalhar os conteúdos de química. Além disso, trabalham, de forma considerável, a conscientização da importância da disciplina química para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do processo educativo e estimulando-os a seguirem carreira docente.

Agradecimentos

Agradeço ao IFPI,a CAPES e o Professores André Luís Castro Sales.

Referências

CLEMENTINA,M.C.;A Importância do Ensino de Química no Quotidiano dos alunos do colégio estadual São Carlos do Ivaí de São Carlos do Ivaí-PR. São Carlos do Ivaí, 2011. Disponível em: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R1087-1.pdf Acessado em: 20 de junho de 2014.
SILVA,O.R.;SOARES,G.A.;VERASSANI,A.F.B.;MORAIS,A.C.;SILVA,H.D.;BARBOSA,C.J.;MOURA,F.J.;SILVA,P.H.L.;CAETANO,D.M.;SILVA,P.R.;JÚNIOR,T.G.J.;A Química e os alunos do Ensino Médio: uma investigação realizada por estagiários comprometidos com a melhoria do ensino-aprendizagem. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010. Disponível em: http://www.nead.fgf.edu.br/novo/material/monografias_quimica/CARLA_MARLI_CLEMENTINA.pdf Acessado em: 21 de junho de 2014.


Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ