EXPLORANDO AS PLANTAS MEDICINAIS NUMA AULA DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, M.R. (EREM LEOBALDO SOARES DA SILVA) ; Fernandes, E.L. (UNINASSAU) ; Dias, I.J.M. (SESI/PE)

Resumo

Muitos alunos demonstram dificuldades em compreender os conteúdos de químicas por não relacioná-los ao seu cotidiano, levando a grande parte deles a não obterem êxito na disciplina. Como os PCNs tem como objetivo estabelecer uma conduta geral, onde o ensino de química seja um elo entre os conhecimentos químicos e cotidianos dos alunos. Este trabalho foi realizado no primeiro semestre de 2014, com a participação de 40 alunos de uma turma do curso Técnico em Análises Químicas. Com equipes de cinco integrantes, cada, foram montados oito grupos de estudos. Os dados presentes na tabela 1, mostra o excelente trabalho desenvolvido pelos alunos. Uma maior experiência laboratorial, despertou no aluno a curiosidade e o melhor entendimento da química presente tanto nos livros como no cotidiano.

Palavras chaves

Plantas Medicinais; PCNs; Ensino de Química

Introdução

O interesse maior dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1999) é estabelecer uma conduta geral, que possa fazer com que a pratica pedagógica de química, forneça subsidio para que o aluno consiga fazer uma ponte,entre o conhecimento adquirido em sala de aula e, o mundo que o cerca. Que através da compreensão dos conteúdos vivenciado, ele possa melhor compreender a química presente no seu cotidiano, esteja esse fenômeno químico acontecendo dentro de sua casa, no seu bairro, numa indústria local, ou numa matéria de jornal e televisão.No entanto, muitos dos nossos alunos demonstram dificuldades em compreender e entender os conteúdos de químicas por não relacioná-los ao seu cotidiano, levando a grande parte destes alunos a não obterem êxito na disciplina, além de dificultar sua interação com o mundo.Sendo assim, o esse projeto tem como objetivo maior, promover uma aproximação dos fenômenos físicos e químicos presente em algo bem comum no cotidiano das pessoas como fazer e tomar um simples chá, com os assuntos de química estudados de separação de misturas, propriedades físicas e químicas das substancias, funções químicas e formulas químicas.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado no primeiro semestre de 2014, com a participação de 40 alunos de uma turma do curso Técnico em Análises Químicas. Com os alunos divididos em equipe de cinco integrantes, foram montados oito grupos de estudos. O projeto foi desenvolvido no laboratório de química da escola técnica POLITEC do Recife/PE.As etapas das atividades foram definidas da seguinte forma: Aulas expositivas/demonstrativas com recursos audiovisuais sobre plantas medicinais;seleção e indicação deuma planta medicinal a ser trabalhada por cada grupo. Atividades práticas no laboratório,envolvendo a extração com solventes dos compostos orgânicos presente nos vegetais; extração de óleos essências; partição com solvente e identificação do principal grupo de substancia química presente na planta selecionada por cada grupos. A avaliação foi contínua e no final do projeto teve uma apresentação de cada grupo também. Cada equipe ficou responsável por estudar, pesquisar, analisar e apresentar uma espécie de planta medicinal no decorrer do projeto. Os alunos foram orientados a registrar e elaborar relatórios das atividades desenvolvidas.

Resultado e discussão

Foi observado nesta primeira etapa o interesse dos alunos pelo desenvolvimento do projeto, ressalta-se: O avanço na compreensão do processo de pesquisa científica;A criatividade poética; O desenvolvimento de habilidade tecnológica;O interesse pelo conteúdo de Química, disciplina considerada pelos alunos de difícil compreensão;A responsabilidade coletiva no desenvolvimento do trabalho e a compreensão sobre a importância no conhecimento dos saberes populares sobre plantas medicinais. A tabela 1, mostra de forma sucinta os trabalhos desenvolvidos pelos grupo de trabalho. Toda a parte experimental foi baseada na metodologia do livro fitoquímica experimental (MATOS, 2009) e do Livro de farmacognosia: da planta ao medicamento (SIMOES, 2003).




Conclusões

O trabalhou despertou no aluno a curiosidade e o interesse pela pesquisa cientifica. Facilitou os objetivos dos PCNs, que é a aplicação dos conteúdos curriculares de química na explicação e entendimento dos fenômenos químicos presentes no cotidiano do aluno, também serviu para ampliar o conhecimento sobre a diversidade da flora medicinal popular. Com avaliação contínua, a participação ativa dos alunos, a pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento dos trabalhos bem como da parte laboratorial, ficou evidente que a atividade proposta proporcionou uma aprendizagem instigante e significativa.

Agradecimentos

Referências

MATOS, F. J. A. Fitoquímica experimental. 3ª. Edição. Editora da UFC. 2009

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS para o Ensino Médio. Ciências Matemáticas e da Natureza e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação (Secretaria de Educação Média e Tecnológica), v. 3, 1999

SIMÕES, C. M. O.; SCHENKEL, E. P.; GOSMANN, G.; MELLO, J. C. P.; MENTZ, L. A.; PETROVICK, P.R. (org.) Farmacognosia: da planta ao medicamento. 3.ed. Porto Alegre/Florianópolis: Editora da Universidade UFRGS / Editora da UFSC, 2001.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ