TABELA PERIÓDICA: CONSTRUINDO UMA FERRAMENTA PARA VIABILIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, E.L.R. (UFRPE/UAST) ; Santos, K.A. (UFRPE/UAST) ; Gaia, C.T.A. (UFRPE/UAST) ; Nascimento, G.T.A. (UFRPE/UAST) ; Silva, S.P. (UFRPE/UAST)

Resumo

É crescente a necessidade de se trabalhar com métodos de ensino que visem integrar o aluno a construção do conhecimento, e é com esta finalidade que o presente trabalho buscou dinamizar o ensino da tabela periódica através de sua construção. Isso promove maior interação entre os alunos, aprendizagem significativa por meio da contextualização, amplia a significância do conteúdo, além de proporcionar involuntariamente a conscientização socioambiental pela utilização de materiais recicláveis. Assim é possível concluir que a estratégia utilizada torna a química mais dinâmica e atrativa para todos os envolvidos no processo. Este trabalho foi realizado em uma turma de 1º do ensino médio numa escola da rede pública estadual na Cidade de São José do Belmonte – PE.

Palavras chaves

tabela periódica; material didático; ensino aprendizagem

Introdução

Diante das dificuldades em construir aprendizagem significativa decorrente da utilização da abordagem tradicional, uma interessante ferramenta para dinamizar o processo de ensino aprendizagem é a construção de materiais didáticos que o viabilize. Buscando assim, melhor trabalhar o conteúdo tabela periódica e suas propriedades, propôs-se a construção coletiva deste material utilizando produtos recicláveis. A produção do material pelos alunos justifica-se pelo fato de muitos apresentarem dificuldade em entender como os elementos foram dispostos na tabela e interpretar as informações contidas. Já que a falta de participação ativa destes, acaba por influenciar negativamente a sua aprendizagem, fazendo com que eles busquem memorizar conteúdos para realizar exames ao invés de construir conhecimento de fato. A metodologia proposta neste trabalho, trás uma nova forma de abordar os conteúdos, o que proporciona aos estudantes uma participação ativa na construção do conhecimento, tornando-o significativo. Segundo Becker (2008), O professor precisa aprender a ensinar pela atividade do aluno. O aluno que não age sobre um conteúdo qualquer, não consegue aprender esse conteúdo, muito menos transformar sua capacidade de aprendizagem, ampliando-a. Partindo deste princípio, a construção de conhecimento ocorre quando há a interação do aluno com o objeto de estudo que lhe permite a consolidação da aprendizagem. Assim, este trabalho objetivou dinamizar o ensino da tabela periódica através de sua própria construção, uma vez, que isso promove maior interação entre os alunos, amplia a significância do conteúdo, promove a aprendizagem significativa por meio da contextualização, além de proporcionar involuntariamente a conscientização socioambiental devido à utilização de materiais recicláveis.

Material e métodos

O trabalho foi realizado numa escola da rede pública estadual da Cidade de São José do Belmonte – PE, em uma turma de 1º ano do ensino médio, com 36 alunos. A realização deste trabalho foi dividida em quatro momentos: 1º momento - introduziu-se o assunto através de aula expositiva, utilizando projetor multimídia, em que foi trabalhado a história e desenvolvimento da tabela periódica, em seguida, lançou-se o desafio de produzir uma tabela utilizando materiais recicláveis; 2º momento - Após decidir construir a tabela, a sala foi divida em equipes de modo que cada equipe ficasse responsável por pesquisar todas as informações possíveis referentes a um dos grupos da tabela periódica, e de confeccionar os elementos dos respectivos grupos de forma que no 3º momento conseguissem montar a tabela inteira de forma coletiva. O material escolhido pelos alunos, para a produção da tabela foram: caixas de fósforo para representar os elementos químicos, folhas de ofício reaproveitadas para cobrir as caixas e inserir as informações necessárias, além de um quadro de aviso sem utilização para fixar as caixas; 3º momento - Foi realizado quando os alunos levaram seus grupos de elementos químicos prontos e apresentaram todas as informações referentes a estes, ao final todas as equipes se reuniram para montar a tabela periódica, e após esta foi fixada em sala de aula; 4º momento - A finalização do trabalho consistiu em lançar um questionamento que teve como objetivo avaliar a opinião dos alunos quanto a essa metodologia de ensino, buscando saber se esta forma de trabalho é satisfatória e eficiente na construção de conhecimento.

Resultado e discussão

Realizar este trabalho fez-se necessário devido o conteúdo tabela periódica não estabelecer pontes diretas com o cotidiano. Para suprir essa necessidade, pensou-se em uma metodologia que despertasse no aluno habilidades para tornar o conhecimento significativo. O que foi consolidado a partir das atividades desenvolvidas, pois, estas promoveram a associação entre os conteúdos necessários para se realizar a construção do objeto final, bem como facilitaram a interpretação das informações contidas na tabela periódica. Com isso obteve-se resultados satisfatórios, visto que os alunos atingiram as metas propostas para as primeiras etapas em um tempo relativamente curto, já que estes aceitaram o desafio, proporam os materiais e a metodologia a ser utilizada tanto para construção da tabela, quanto para a apresentação da pesquisa sobre os grupos periódicos. A necessidade de construir um conhecimento único (propriedades periódicas) fez com que os alunos buscassem uns aos outros durante este processo. Na apresentação dos alunos foi possível perceber a facilidade com que fluiu o conhecimento, isso devido ao entendimento coletivo apresentado por estes sobre as propriedades e formação da tabela periódica. A partir do questionamento proposto foi possível confirmar as observações expostas, tendo em vista que 77,8% dos alunos afirmaram que a metodologia usada permite uma construção de conhecimento mais dinâmica e atrativa proporcionando um conhecimento eficaz e significativo, onde é possível fazer relações entre o conhecimento construído e a metodologia utilizada, os outros 22,2% também afirmaram que a metodologia utilizada promove um conhecimento mais sólido, porém disseram que trabalhar nesta perspectiva é mais complexo, pois exige mais do aluno do que a metodologia convencional.

Conclusões

Diante da discussão estabelecida nota-se que a dinamização da atividade proposta beneficiou a aquisição de conhecimento. Através de estímulos que favoreceram a busca pelas respostas, melhor relacionamento da turma por meio do trabalho em equipe, além de ter proporcionado uma maior preocupação com as questões socioambientais. Esses fatores consolidaram um significado ao conteúdo sistemático, o que propiciou uma aprendizagem significativa, através de uma mudança na estratégia didática em busca de tornar a química mais dinâmica e atrativa para todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem.

Agradecimentos

A UFRPE-UAST, e a escola que nos recebeu.

Referências

PIAGET, Jean. O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977.
BECKER, Fernando. A escola como laboratório e não auditório: revisitando a contribuição de Jean Piaget à Pedagogia do século XXI. ed. 281; ano VIII. Revista do Instituto Humanistas Uninsino, IHU on-line, 10/11/2008. Disponível em: < http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option
=com_content&view=article&id=2303&secao=281 > Acesso em: julho/2014.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ