ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO ENEM/SISU COMO PROCESSO DE INGRESSO DE ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Moura Dias, M.A. (IF SERTÃO) ; Oliveira Aguiar, L. (IF SERTÃO) ; da Silva Barbosa, M.A. (IF SERTÃO) ; Eugênia Alencar, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO) ; dos Santos Almeida, R. (IF SERTÃO)

Resumo

Diferentemente dos vestibulares tradicionais, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)é interdisciplinar e contextualizada,incentivando o estudante a aprender a pensar e refletir, valorizando a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões. Em 2009 o ENEM através do SISU, passou a ser a única etapa para a entrada nos cursos de graduação da Univasf. Investigou-se os aspectos que essa nova forma de avaliação trouxe para a vida social, acadêmica e cultural do aluno que deseja ingressar nessa universidade. Os resultados observados tiveram relevante importância, pois foram capazes de justificar como a utilização do SISU interferiu na entrada de quem almeja um dos cursos de graduação oferecidos ali.

Palavras chaves

ENEM; UNIVASF; GRADUAÇÃO

Introdução

Criado em 1998, o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio objetivou avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento das competências fundamentais ao exercício da plena cidadania. Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto que os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memorização e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações - problema, e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-lo. Em 2009 esse exame, através do SISU (Sistema de Seleção Unificada),passou a ser a única etapa para o ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf). Vale ressaltar que apesar de muitos pontos positivos e negativos que abrange essa inovação na maneira de selecionar os futuros universitários, surgiram algumas outras questões importantes, como saber se os alunos da rede básica de ensino da região do Vale do São Francisco são realmente beneficiados com isso. Outra questão é a respeito dos futuros formandos pela(UNIVASF) campus Petrolina, futuros profissionais da Medicina, enfermagem, e demais áreas do nível superior que em seu tempo de veteranos vieram de outras regiões do país, analisando a possibilidade de essas pessoas regressarem ao final de sua vida acadêmica para seus lugares de origem (a maioria das regiões sul e sudeste), nesse caso, contribuindo para a manutenção do quadro de carência de profissionais no Vale do São Francisco. São por essas questões, que o presente trabalho investigou as condições que essa nova forma de ingresso pode favorecer na vida social, acadêmica e cultural do aluno que deseja ingressar em um dos cursos de graduação da referida Universidade.

Material e métodos

A pesquisa tem caráter investigativo e exploratório e de inspiração social, pois contempla a constatação de fatores que influenciaram a forma de ingresso na graduação da Univasf. O tema surgiu a partir de fatores externos através da significação do tema escolhido, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais. Foi através das observações coletadas que os resultados apresentaram significados. Utilizou-se de um questionário composto de cinco questões fechadas que foi aplicado a 80 alunos iniciantes dos cursos de Farmácia,Administração, Psicologia, Enfermagem, Educação Física e medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Petrolina. Os dados foram capazes de ajudar futuros ingressantes, a refletirem se essa inovação está sendo realmente uma porta de entrada ideal para a Univasf, e se a sua utilização está beneficiando ou dificultando a entrada dos mesmos.

Resultado e discussão

Através da pesquisa realizada com os universitários da Univasf – Campus Petrolina e utilizando-se das respostas dos questionários que foram aplicados aos mesmos, pode-se constatar que o SISU facilitou o ingresso desses estudantes nos cursos de graduação da referida Universidade, sendo que a maioria escolheu essa unidade de ensino, pelo fato da mesma, oferecer o curso de sua opção. Apesar da maior parte desses estudantes não ser natural da Região do vale do São Francisco, quase a metade dos profissionais que se formarão ali, pretenderão atuar na região onde se situa a Univasf, favorecendo um enriquecimento na oferta de profissionais de diversas áreas, nessa região tão carente dessa demanda. Em suma, a substituição do vestibular tradicional da Universidade Federal do vale do São Francisco pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) através do SISU, vem facilitando a entrada de estudantes da rede pública de ensino, nessa instituição, contribuindo para a demanda e a oferta de profissionais qualificados no Sertão Pernambucano.

Conclusões

Em suma, a substituição do vestibular tradicional da Universidade Federal do vale do São Francisco pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) através do SISU, vem facilitando a entrada de estudantes da rede pública de ensino, nessa instituição, contribuindo para a demanda e a oferta de profissionais qualificados no Sertão Pernambucano.

Agradecimentos

AOS ALUNOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - CAMPUS PETROLINA, QUE COLABORARAM PARA A CONCLUSÃO DESSE TRABALHO.

Referências

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí:Unijui, 2006.

Proposta á Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Disponível em: www.portal.mec.gov.br acessado em 05 de março de 2014, ás 20:30 hrs.

Matriz de Referência do ENEM 2009 - Ministério da Educação. Disponível em: www.portal.mec.gov.br, acesso em 05 de março de 2014, ás 21:00 hrs.

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