ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA PETRÓLEO EM LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Canuto Dóca, K.N. (UFRPE-UAST) ; Lima Rodrigues, M.C. (UFRPE-UAST) ; Pedroza da Silva, S. (UFRPE-UAST)

Resumo

Neste trabalho foi analisada a abordagem do tema Petróleo nos livros de Ensino médio de Química da biblioteca municipal na cidade de Serra Talhada-PE para fins de contribuição com alunos e professores da região que fazem busca nesta biblioteca, referência na cidade, em indicar quais livros estes podem encontrar esta temática do petróleo de forma mais satisfatória. Foram realizadas duas etapas: uma busca dos livros na biblioteca da cidade e; uma análise quantitativa e qualitativa dos livros que trazem o tema Petróleo em seus capítulos. Percebeu-se que de 29 livros apenas 8 deles traziam o tema. Apenas 7 satisfatoriamente, nenhum parcialmente satisfatória e 1 insatisfatória. E, 21 livros que não trazem o tema petróleo em seus textos, entre edições novas e antigas de livros do Ensino Médio.

Palavras chaves

Química; Petróleo; Livros de Ensino Médio

Introdução

Segundo Menezes (2001) aprender Química é compreender as transformações químicas do nosso mundo de forma abrangente e integrada, entendendo os processos a partir de conhecimentos científicos relacionando as questões tecnológicas, ambientais, sociais, políticas e econômicas. É necessário ênfase em três pilares para o aprendizado da Química no Ensino Médio: contextualização para facilitar ligações entre conteúdos e campos do conhecimento; desenvolvimento cognitivo e afetivo fortalecendo sua formação de acordo com seus interesses e; desenvolvimento de competências e habilidades em consonância com o conhecimento científico (BRASIL, 2002). Logo, para se trabalhar a Química dentro da atualidade é necessário associar a seus conceitos temas do cotidiano para uma aprendizagem de forma significativa destes conteúdos, formando cidadãos conscientes, integrados com o mundo lá fora. O petróleo é um recurso natural no qual a nossa sociedade depende no cotidiano e economicamente além de estar sempre presente nos programas de televisão, jornais, entre outros; logo, de fácil abordagem interdisciplinar (MARIA et al, 2002). É impossível falar do desenvolvimento tecnológico mundial sem comentar o desenvolvimento das diversas etapas envolvidas na indústria do petróleo, desde exploração, extração, transporte, refino e distribuição. Assim, objetivou-se analisar a abordagem do tema Petróleo nos livros de Ensino médio de Química encontrada na biblioteca municipal da cidade de Serra Talhada - PE para poder ser identificado por alunos e professores da região que fazem busca nesta biblioteca pública e tão procurada na cidade quais livros estes podem encontrar esta temática do petróleo de forma mais satisfatória.

Material e métodos

O trabalho foi realizado em duas etapas: Na primeira etapa realizou-se uma busca dos livros de química na biblioteca Cecílio Tiburtino de Lima na cidade de Serra Talhada – PE, independente de ano de edição, editora, estado do livro, entre outros; levando-se em consideração apenas ter o livro de Química do Ensino Médio à disposição na biblioteca. Entretanto, foi separado por ano de edição em décadas, se é volume único ou de 1º ano, 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio, podendo assim relacionar ter a abordagem do tema Petróleo a série do Ensino Médio ou época de edição do livro. Na segunda etapa fez-se a análise quantitativa e qualitativa dos livros que trazem o tema Petróleo em seus capítulos. Nesta segunda etapa foi considerado se houve ou não a abordagem e, dos livros que abordaram o tema foi considerado ter uma análise satisfatória aquele livro que trouxesse o tema petróleo desde sua origem e formação, o processo industrial de extração e separação e; derivados do petróleo. O livro que trouxesse apenas duas destas considerações seria parcialmente satisfatório e apenas um destas considerações foi considerado insatisfatório.

Resultado e discussão

Percebe-se na Figura 1 que dos 29 livros analisados, há ausência do tema petróleo dentre as edições da década de 70 e 80, acredita-se que pelo tradicionalismo no ensino naquelas décadas. Visualiza-se apenas a abordagem do tema Petróleo por poucos autores a partir da década de 90, com maior destaque nas edições da década de 2000, no que avança com as novas tendências educacionais, entretanto ainda de forma muito tímida. Na Figura 2 constata-se que o tema em questão é discutido com maior incidência nos livros das séries dos 3º anos e nos livros de volume único, talvez por serem livros que abordam a química orgânica, hidrocarbonetos. Mas, poderia está incluso, por exemplo, nos processo de separação de misturas em livros das primeiras séries. Embora seja tímida a iniciativa de contextualizar o ensino de química através do tema petróleo nos livros didáticos os autores que trazem essa temática, em geral o fazem de maneira satisfatória considerando sua origem e formação, processos industriais e derivados. Percebeu-se que 87,5% dos livros que trazem o tema apresentaram uma abordagem satisfatória, nenhuma parcialmente insatisfatória e 12,5% insatisfatória. Logo, alguns livros não são indicados para pesquisa do tema Petróleo ou pela ausência do tema, por serem muito antigos e ainda não contextualizarem bem seus conteúdos e, outros por terem uma abordagem simplista em relação ao mesmo; sendo indicado apenas 7 livros de um total de 29 livros do Ensino Médio.

FIGURA 1

Quantitativo de livros que fazem a abordagem do tema Petróleo em seus capítulos.

FIGURA 2

Séries de livros que trabalham com a abordagem do tema Petróleo em seus capítulos.

Conclusões

Tendo em vista a importância do tema Petróleo para o Ensino de Química e, de acordo com os resultados desta pesquisa uma minoria dos livros didáticos traz o tema em seus capítulos. Porém, os que trazem, em geral, são de maneira satisfatória. Entretanto, podemos inferir a necessidade de uma maior exploração desse assunto enfatizando sua origem e formação, processos industriais de extração e separação e, derivados incluindo ainda às questões ambientais relacionadas nos livros didáticos de Química do ensino médio desde o 1º ao 3º anos das séries de Ensino Médio.

Agradecimentos

A UFRPE-UAST, e a Biblioteca Municipal Cecílio Tiburtino de Lima de Serra Talhada - PE.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002. p. 87.
MARIA, L. C. S.; AMORIM M. C. V.; AGUIAR, M. R. M. P.; SANTOS, Z. A. M.; CASTRO, P. S. C. B. G.; BALTHAZAR, R. G. Petróleo: um tema para o ensino de química. Revista Química Nova na Escola, Nº 15, p. 19-23, 2002.
MENEZES, L. C. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2001.

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