USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FERRAMENTA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA COM FOCO NO CTSA.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Natanne da Silva Leal, K. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA) ; Taynan Sabino Moura da Silva, M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA) ; Rodrigues, R.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA) ; Ferreira Dantas Filho, F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA)

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma proposta de Ensino de Química utilizando recursos audiovisuais como ferramenta no processo ensino/aprendizagem abordando o tema CTSA, que vem se consolidando como um importante instrumento para o Ensino de Química, onde todos os atores são responsáveis pela permanente busca da melhoria da qualidade no ensino de Química prestados à comunidade. Como forma de contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Química. Os recursos contribuíram para um melhor entendimento dos conteúdos propostos também promove uma motivação dos alunos a gostar mais da disciplina.

Palavras chaves

Ensino; Audiovisuais; CTSA

Introdução

O presente estudo foi desenvolvido na escola Ensino Médio da Escola Estadual Francisco Ernesto do Rêgo na Cidade de Queimadas-PB, faz parte do Projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico nas Escolas Públicas da Paraíba vinculado ao Programa Nacional das Olimpíadas de Química-PNOQ. Um dos maiores desafios para os professores de Química é despertar o interesse nos alunos pelas aulas de Química. Portanto faz necessário romper com velhas práticas descontextualizadas, que pouco contribuem para aprendizagem significativa e incorporar a contextualização no Ensino da Química. Os temas pertinentes a Educação Ambiental configura-se eficiente para a interdisciplinaridade e divulgação do conhecimento cientifico. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional do Ensino Médio (PCN+) contraria o método de memorização dos conteúdos e conhecimentos como fragmentos desligados da realidade dos alunos. Ressalta também que deve-se considerar ainda a importância, na organização das práticas do ensino, mostrar que o conhecimento Químico é uma construção humana histórica e especifica, o qual, sendo objeto de sistemáticos processos de produção e reconstrução sociocultural (KRASILCHIK E MARANDINO, 2007). Neste sentido, o presente trabalho buscou avaliar uma proposta didática de ensino através de recursos audiovisuais como ferramenta para o processo ensino/aprendizagem da Química a luz do CTSA. O uso desses recursos pode possibilitar que o aluno compreenda fatos que talvez não compreendesse utilizando apenas a imaginação.Segundo (ARROIO E GIORDAN, 2006), a força da linguagem audiovisual consegue dizer muito mais do que captamos, ela chega simultaneamente por muito mais caminhos do que conscientemente percebemos.

Material e métodos

Com base no uso de recursos audiovisuais, foi elabora uma proposta objetivando sua utilização para estudar as etapas envolvidas durante o processo de tratamento da água e os compostos químicos usados no processo. Para tanto, foram selecionados vídeos que estão disponíveis na internet. No decorrer das aulas os vídeos foram apresentados e discutidos posteriormente. Como coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões objetivas e abertas.Foram 5 aulas de 40 minutos, nelas foram trabalhados temas contextualizados como tratamento da água potável,, esgotos e saneamento básico relacionando a aplicação do conhecimento químico. Como ferramenta utilizou-se recursos audiovisuais, com isso possibilitou apresentar diversas reportagens abordando os temas. Com auxilio de slides foi apresentado o processo de tratamento da água potável, os diversos tipos de armazenamento em residências, processo de tratamento de esgotos e também sobre saneamento básico que no caso onde situa-se a escola não tem. Com isso gerou-se debates e discussões construtivas e após essa etapa foi mostrado um sistema de retenção de resíduos sólidos na água, feito com garrafa pet e materiais de baixo custo e com nenhum impacto ambiental, mostrava o processo de filtração através de areia, carvão mineral, britas, repetindo duas vezes esse processo e por ultimo a decantação com barreiras. A aula foi ministrada ás duas séries em uma sala de vídeo disponibilizada pela escola e termino da aula foi aplicado questionários com questões abertas para obter resultados.

Resultado e discussão

As aulas foram ministradas na sala de video disponibilizada pela escolar. Ao termino da aula foi aplicado questionários com questões abertas para obter resultados, os alunos foram questionados se consideraram que “a utilização de audiovisuais facilitou sua compreensão sobre os conteúdos apresentados nas aulas de Química?”. As respostas demonstraram que maioria dos alunos considerou que o uso desses recursos realmente contribuiu para a sua aprendizagem, dentre outras respostas afirmaram também que a aula tornou mais dinâmica, compreensiva, atrativa e que os videos ajudou a ter uma outra visão em relação á Química. A defesa do uso de audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem, se baseia em aspectos que tornem as aulas mais motivadoras e interessantes, considerando também que os alunos podem aprender mesmo que inconscientemente, pelos estímulos da visão e audição.Os resultados apontaram que o ensino de Química utilizando diversos recursos como audiovisuais e experimentações básicas e de fácil acesso, contribuiu que o alunado compreendesse os conteúdos propostos numa perspectiva social, cultural e politica. Após a aula cerca de 78% dos alunos comentaram nos questionários que a aula promoveu um melhor entendimento entre a Química a sociedade, tecnologia e o meio ambiente, ou seja tiveram a visão que a química realmente está relacionada em tudo em volta e que também promoveu uma grande motivação para continuar á estudar Química. Cerca de 22% disseram que tiveram dificuldades de entendimento de alguns temas que foi trabalhado, mas reconhece a estratégia como uma boa metodologia de ensino que contribui para motivá-los nas aulas de Química. Nesse sentido a metodologia utilizada realmente estimulou e ajudou no entendimento dos conteúdos propostos.

Conclusões

Utilizando recursos audiovisuais como ferramenta no ensino, motiva os alunos e promove melhoria na construção do conhecimento científico relacionando-os com sua realidade. Após a análise das respostas dos alunos e observar seu desempenho nas atividades, concluímos que a utilização deste recursos no decorrer das aulas de química contribuiu para melhorar a aprendizagem em Química.

Agradecimentos

À CAPES pela bolsa de ID, UEPB, PNOQ

Referências

ARROIO, Agnaldo; GIORDAN Marcelo. O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. Química Nova na Escola, nº24, Novembro de 2006

KRASILCHIK, M. e MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania.2ª ed. São Paulo: Moderna, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Semtec. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

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