Polimemória: A utilização de jogos lúdicos no ensino de química

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, M.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Santos, A.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Santos, I.A.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Santos, A.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Silva, J.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Junior, A.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL) ; Santos, M.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL)

Resumo

Os polímeros são materiais que fazem parte do dia a dia de todos e faz-se necessário o conhecimento de sua composição e sua finalidade, pensando nisso esse projeto busca mostrar de forma lúdica, através de um jogo da memória, trazer a importância e o conhecimento necessário sobre esses materiais tão utilizados diariamente, além de mostrar suas características e peculiaridades como componentes formados através de reações químicas.

Palavras chaves

Polímeros; Jogo da memória; Lúdico

Introdução

Nas palavras de GORNI, “Polímeros são materiais compostos por macromoléculas. Essas macromoléculas são cadeias compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero”. A polimerização é a reação pela qual são obtidos os polímeros sintéticos. Nessa reação, os reagentes são chamados de monômeros e os produtos de polímeros. Os polímeros são moléculas grandes resultantes da união de moléculas menores. (PERUZZO; CANTO – p.684) Segundo BROWN; LeMAY; BURSTEN, os polímeros podem ser naturais ou sintéticos e estão presentes em nossas vidas nas mais diferentes formas. A exemplo dos naturais, temos o amido e a celulose que estão presentes em plantas. Dentre os sintéticos temos como exemplo: polietileno, polipropileno e poliuretano. “Neste último século grande parte das mudanças tecnológicas realizadas pelo homem se deve ao surgimento dos polímeros como material alternativo.” (HAGE, 1998). Os polímeros estão presentes nos mais variados objetos, tais como o plástico utilizado desde a fabricação de sacolas até computadores, o que denota a sua importância. O objetivo do trabalho foi tratar de maneira lúdica o tema, usamos um jogo de memorização para alcançar o desenvolvimento do mesmo, haja vista que o processo de ensino e aprendizagem necessita ser suficientemente dinâmico para que se adapte as turmas e alunos, em busca de uma melhor apreensão e fixação do conteúdo. Nesses termos, temos o uso de jogos didáticos que objetivam permitir uma forma de aprendizagem mais flexível, embora sem prejuízo de conteúdo.

Material e métodos

As técnicas educativas foram desempenhadas na Escola Estadual Francisco Leão no Município de Rio Largo – AL, com os alunos do Ensino Médio do 3º ano. O trabalho foi desenvolvido na Escola no dia 06 de junho de 2014, no período da tarde, entre as 13h15m e 17h30m. Inicialmente foi realizada uma aula expositiva sobre os polímeros sintéticos, o conteúdo foi exposto através do quadro branco e utilização de texto informativo intitulado: “As múltiplas faces do plástico” onde foram colocados em debate os riscos e a importância dos polímeros, desde a sua fabricação até seu destino final. Após a aula, foi possível tirar dúvidas dos alunos e subsequentemente foi proposta a utilização do jogo da memória que chamamos de “Polimemória”. Foram separados grupos de 4 pessoas e cada grupo recebeu um exemplar do jogo. Cada exemplar do jogo possui 14 cartas que formam pares de acordo com o tipo de polímero e sua utilização. Além das cartas do jogo, são distribuídasa cada grupo 10 fichas com perguntas e respostas referentes ao texto discutido durante a aula. As regras são as seguintes: • As cartas são colocadas na mesa viradas para baixo e são embaralhadas, para ter a oportunidade de adivinhar os pares das cartas é necessário que o jogador acerte uma pergunta das fichas. As perguntas são realizadas pelos próprios colegas do jogo. Caso erre a resposta, passa a vez para o próximo. • Ganha o jogador que apresentar maior número de pares do jogo da memória. Em caso de empate, ganha o jogador que acertar mais perguntas da ficha.

Resultado e discussão

A competitividade do jogo potencializou a aprendizagem, isso ficou nítido na quantidade de respostas certas dadas pelos alunos e no interesse destes em acertar mais perguntas que os seus colegas de classe. A dinamicidade do jogo despertou a curiosidade e o interesse dos alunos em compreender o conteúdo, através da proposta lúdica apresentada. Que demonstra ser de grande importância, visto que denota o elo teoria-prática inerente a disciplina, o que reflete significativamente na apreensão e fixação do conteúdo pelos alunos. Após o término do jogo houve uma discussão sobre as questões e esclarecimento de dúvidas.

Conclusões

O uso de jogos em salas de aula contribui de maneira significativa tanto na interação aluno-professor quanto na participação e aprendizagem do aluno. Na disciplina de química o uso de ferramentas lúdicas e que a contextualizem é indispensável para a adequada formação do aluno.

Agradecimentos

Referências

BROWN, Theodore; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E.- Química: a ciência central - 9 ed. Prentice-Hall, 2005.
GORNI, Antônio A. – A História dos Polímeros – Introdução aos Plásticos; Revista Plástico Industrial, disponível em :<http://www.gorni.eng.br/intropol.html>, acesso em 29/05/2014.
HAGE Jr., E. - Aspectos Históricos sobre o Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia de Polímeros – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 1998.
PERUZZO, M. F; CANTO, E. L. - Química Na Abordagem Do Cotidiano, 3º Ed. São Paulo Moderna, 2007.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ