ESTUDO DE CASO: O USO DA INTERNET E DO PASSO OU REPASSA VIRTUAL EM REDE SOCIAL NO ÂMBITO ESCOLAR COMO MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, F.D.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Oliveira, L.M.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Moreira, C.P.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) ; Silva, E.C.N. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Procurou-se delinear uma análise da motivação gerada pela interação entre os discentes, o docente, a internet e as redes sociais na busca da formação e mobilização do homem como ser técnico-científico-informacional, dessa maneira, com que os alunos estabeleçam um papel dinâmico e transformador na educação. Assim, Sistematizaram o tempo de uso na rede social para intercâmbio de conhecimentos, bem como sua motivação através do jogo didático pedagógico “Passa ou Repassa virtual” estabelecido como avaliação de aprendizagem do componente curricular de Química. Percebeu-se que o docente é o elo que equilibrava o bom uso da razão através das ferramentas tecnológicas como busca de curiosidade, autonomias nos estudos escolares e motivação na construção de uma educação de qualidade.

Palavras chaves

passa ou repassa virtual; ferramentas tecnológicas; motivação

Introdução

Os jovens nascidos após a década de 1980, paralelamente ao surgimento da internet, são chamados de geração “Y” ou, ainda, de geração pós-internet, pois se habituaram a usar jogos eletrônicos, a produzir, interagir e compartilhar informações facilitadas por meio de redes sociais de integração e a utilizar dispositivos móveis. Logo, demanda-se a inserção das tecnologias digitais, como as redes sociais, nas práticas educativas. Assim, começam, pouco a pouco, a ser integradas às atividades de sala de aula e a outros espaços da escola ou fora dela para uso de acordo com as necessidades e interesses da escola como meio inclusivo, dinâmico, transformador e processual. Além disso, fazer parte do mundo do estudante facilita o processo de ensino- aprendizagem, visto que o mundo escolar torna-se mais significativo, já que apresenta concretude. Deste modo, o uso da rede social facebook® como ferramenta educacional, integradora e motivadora é um instrumento poderoso para processo de ensino-aprendizagem conforme eixo temático Química e Sociedade tão bem colocado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's, 2014). Portando, o objetivo do projeto foi direcionar os alunos a usarem a internet para estudar temas transversais e relacionados à aula para sistematizar o tempo de uso na rede social como intercâmbio de ideias e conhecimentos, bem como suas motivações através do jogo didático pedagógico “Passa ou Repassa Virtual” contextualizados em sala de aula. Assim, criou-se para cada turma do 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Aires Gama de Flores, Pernambuco, em 2014, um grupo de estudo e de pesquisa naquela rede social, no qual o primeiro semestre do ano letivo o educador/mediador sugeriu abordagens transversais para o aprofundamento dos conteúdos estudados em sala de aula.

Material e métodos

O docente orientou os alunos, para aqueles que não tinham o registro, a criarem uma conta no Facebook®. Em seguida, formaram um grupo fechado para restringir e viabilizar o processo avaliativo de ensino e aprendizagem das duas turmas do 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aires Gama, em Flores, Pernambuco, solicitando que os educandos criassem nomes para os grupos. Em seguida realizou-se um sorteio dos temas abordados em conjunto com a turma, apresentação do cronograma dos prazos a serem cumpridos e explicações das normas metodológicas a serem seguidas no processo interativo de um “Passa ou Repassa Virtual” (Tabela 1). Assim, realizou-se o jogo “Passa ou Repassa Virtual” sobre: Processo de Produção de Vinho, Processo de produção de chocolate, Produção dos derivados do petróleo, Produção de Açúcar. Logo, os grupos pesquisaram sobre o seu tema em sites com referências científicas seguras com o objetivo de construírem conhecimento suficiente para participarem satisfatoriamente do jogo proposto. Em seguida, cada uma das equipes criou um breve texto (mínimo 10 linhas), a ser postado no Facebook®, informando para os demais alunos algumas informações referentes ao seu tema de pesquisa para que os grupos conheçam um pouco de todos os temas que foram tratados no jogo. Cada equipe elaborou Três perguntas para outra equipe de acordo com o assunto desenvolvido no texto postado pela equipe. O “Passa ou Repassa” foi realizado fora da sala de aula, assim os alunos utilizaram computadores com acesso à internet em casa ou na escola. Dessa maneira, qualquer equipe pôde comentar e/ou curtir resposta da outra equipe seguindo as instruções do jogo. O professor propôs dois questionamentos para os alunos respondessem a fim de integrar o processo avaliativo.

Resultado e discussão

A motivação gerada pela interação entre os discentes, os docentes, a internet e as redes sociais configurou a motivação da formação e mobilização dos alunos como ser técnico-científico-informacional. Assim, conforme Figura 1, durante o passa ou repassa virtual 98,95 % em média dos alunos foram aprovados no primeiro bimestre e 98,26 % em média dos alunos foram aprovados no segundo bimestre em um total de 98,60 % dos alunos dos dois 1º ano do ensino médio receberam a aprovação no passa ou repassa virtual no semestre. Logo, revela-se um desempenho satisfatório dos alunos, verificado pelo comprometimento nas postagens das pesquisas, nas resoluções das questões feitas pelo professor e ao responder as perguntas e dúvidas dos grupos participantes havendo, assim, o entendimento dos assuntos abordados em sala de aula com as pesquisas realizadas no passa ou repassa virtual. No decorrer da atividade e das aulas o professor questionou algumas ideias equivocadas dos discentes, pois alguns buscavam sites sem cunho científico seguro e comprovado sendo necessário intervir e corrigir tais práticas. Além disso, Fez-se necessário a discussão e a percepção que cada grupo obteve sobre seu tema de pesquisa e o tema do grupo correspondente em sala de aula para o ensino e aprendizagem não se tornarem superficial e restrita. Por fim, nas avaliações individuais a cada final de bimestre o professor/mediador solicitou que o educando apresentasse um texto dissertativo- argumentativo sobre o que ele aprendeu no “Passa ou Repassa virtual”. Desta forma, o feedback entre alunos/redes sociais/professor tornou-se um meio constante e sinérgico.

Tabela 1: Instruções do jogo Passa ou Repassa Virtual.



Figura 1: Desempenho dos alunos do 1º ano no Passa ou Repassa virtual.



Conclusões

Percebeu-se a necessária adequação das práticas educacionais nas escolas em consonância a nova geração vigente para a construção do diálogo e da interação entre docentes e discentes como unidade da contextualização da realidade com as ferramentas tecnológicas disponíveis de fácil acesso pela comunidade. O aluno precisa ser motivado a desenvolver sua autonomia sendo o Professor o elo que harmoniza e encaminha ao bom uso da razão através de suas ferramentas tecnológicas em benefício de uma educação de qualidade.

Agradecimentos

À Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST) e a Escola de Referência em Ensino Médio Aires Gama em Flores-PE

Referências

PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 30 de jun. de 2014.

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